Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

 

                                                        Alta Política


Miguel Gouveia - 42,5%

Pedro Calado - 40,9%

(DN de hoje)


"Já que estamos na repisa, vamos fazê-la bem feita, que o patrão fica contente e a patroa satisfeita." 

A cantiga do magnífico grupo Xarabanda animaria bem a fase eleitoral que vivemos, interpretada no arraial das sondagens desovadas pela imprensa.

Sondagens por um lado esclarecedoras. Confirmou-se já que as sondagens do JM dão inevitavelmente Pedro Calado e as do DN fatalmente Miguel Gouveia.

Depois do triunfo do primeiro deles ontem no JM, eis a vitória do segundo hoje no DN. Em linha do que acontece há meses.

Estamos esclarecidos.

Sondagens que por outro lado nos deixam sem perceber afinal qual a tendência de voto do eleitorado perante as forças concorrentes - aliás o objectivo real de um estudo de opinião.

No caso, não se vislumbra se afinal o tempo é mais do Calado. Ou se é do Gouveia. Se Raquel Coelho saltou para o galvanizador 3.º lugar na classificação geral ou se anda mesmo nos desmoralizadores 0,3% do 9.º posto.

É conforme a sondagem vem à rua, se por encomenda do JM (Intercampus) ou do DN (Eurosondagem). 

O importante é a consequência do processo: os patrões da imprensa (e do resto disto tudo) ficam contentes, porque satisfazem os dois principais candidatos em corrida. Ganhe qual deles ganhar, nos próximos 4 anos não se hão-de erguer obstáculos burocráticos ao progresso da Tabanca.

Aposta dos donos.

Ambas as facções políticas - acoitadas nas coligações 'Confiança' e 'Funchal sempre à frente' - recebem tratamento 5 estrelas nos media, desde os jornais à RTP. Nenhum ninho político-partidário se pode queixar. Por coincidência, como se dizia mais acima, num lado ganha sempre o X e no outro lado ganha invariavelmente o Y. 

Pluralismo incorruptível!

Mais democracia do que isto...!

Estamos todos esclarecidos. Tão esclarecidos que, portanto, já antevemos os resultados de cada sondagem antes da sua publicação.

É verdade que uma repisa bem feita deixa sempre o patrão contente e a patroa satisfeita. Mas não repisem mais a inteligência do povo.

8 comentários:

Anónimo disse...

Acho que um dos dois (DN ou JM) vai ficar com uma mancha de reputação muito grande depois de sabermos os resultados de domingo. Pelo que oiço na rua, a sondagem do DN é bem mais credível do que a do JM. Mas excitação e suspense no domingo à noite é coisa que não vai faltar, não só à conta do Funchal, mas também da Ponta do Sol e Porto Santo.

Anónimo disse...

As sondagens do DN, sempre foram à medida do freguês, não é de agora.

Luís Calisto disse...

10.45
Está enganado, se me permite a observação. As instituições DN e JM são vítimas, e não mentoras, do alto esquema montado e em vigor.

Anónimo disse...

Era importante ter um histórico das sondagens e ver quem mais se aproximou dos resultados finais. Por memória julgo que terá sido o DN. As sondagens do JM são normalmente um desastre. Naturalmente que poderemos pensar que são os DDT a jogar em dois tabuleiros, mas estou em crer que o DN, apesar do retrocesso nos últimos anos, tem mais preocupação com a sua reputação do que o JM, que ainda me parece mais permissivo a influências. Mas, melhor que ninguém, o Calisto saberá.

Anónimo disse...

10.45
Caro Calisto, honra lhe seja feita.
À medida do freguês não foram só as sondagens. Notícias e artigos de opinião, também.
Tudo isso mais recente.
As instituições continuam e ainda bem. Temos é de estar atentos e não ir na "conversa"

Anónimo disse...

O DN já pode passar a nota de crédito...

Anónimo disse...

Teve azar, o DN...
Contrate outra empresa de sondagens, para não passar vergonhas.

Anónimo disse...

JM ganhou de goleada