Powered By Blogger

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Cultura, Culturas




 
PARQUE DE SANTA CATARINA DEGRADADO




Foto 1
 
 
O Parque de Santa Catarina é o maior espaço verde do centro histórico do Funchal. Com uma área de aproximadamente 36.000 m2, ocupa uma posição privilegiada sobranceira ao porto e oferece belíssimas vistas da baía. O grande relvado central e a lagoa localizada na zona mais alta são os seus elementos estruturantes. Nos canteiros envolventes vivem cerca de 200 espécies de árvores, arbustos e plantas herbáceas provenientes de regiões tropicais e subtropicais.
Em 2007 foi vedado e, depois de meio século a funcionar como espaço verde aberto, passou a encerrar entre as 21.00 e as 07.00 de 22 de março a 22 de setembro e das 19.00 às 08.00 de 23 de setembro a 21 de março.
Na edição de 27 de maio de 2007 do Diário de Notícias, o Dr. Miguel Albuquerque explicava que a vedação do parque tinha por objetivo “evitar atos de vandalismo e selvajaria habituais”. Na mesma altura o presidente da câmara afirmou que “para além de mais seguro o Parque de Santa Catarina está mais bonito”.
         Em Agosto de 2012 afirmo publicamente que o Parque de Santa Catarina nunca esteve tão feio e degradado.
Desde Junho o Parque tem sido palco duma série de eventos para os quais não tem capacidade de carga. Este espaço nobre da cidade, que deveria estar impecavelmente cuidado, está transformado num misto de ervado e pelado (fotos 2, 3, 4 e 5), envolvido por canteiros maltratados onde escasseiam as flores (fotos 8, 9, 10, 11 e 12) e onde até chegaram a cortar ramos duma árvore rara (Syzygium malaccense – foto 6) para facilitar a prática dum desporto radical (foto 7). Nem as placas de identificação das plantas escaparam ao vandalismo (foto 1).
O suplício do Parque irá continuar até ao fim de Setembro, porque já estão programados mais espetáculos, mais enchentes, mais vandalismo e selvajaria!
Depois serão necessários vários meses, muita mão de obra e dinheiro público para a recuperação. Quando já estiver com bom aspeto, no verão de 2013 haverá uma nova onda de espetáculos …
Enquanto se degrada um dos espaços verdes emblemáticos da única cidade portuguesa que venceu o galardão de ouro das cidades e vilas floridas da Europa (2000), logo abaixo, a  Praça do Mar, obra notável da Madeira Nova, continua às moscas (fotos 13, 14 e 15). 
Agradecia que me explicassem os fundamentos económicos e ecológicos da utilização dos espaços públicos no Funchal.
 
Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal
 
 
 
2
 
3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15




Sem comentários: