Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Delírios da Madeira Nova





SUICÍDIO COLECTIVO





É preciso dar o salto? Quem nos trouxe ao abismo que dê o exemplo.


Há poucos dias, um dos ilustres comentadores que honram com a sua colaboração a 'Fénix do Atlântico' comparava o aparelho político-partidário que mantém a Madeira sob sequestro há 36 anos a uma daquelas seitas fanático-religiosas que preparam pacientemente o suicídio colectivo da comunidade.
Tomámos o comentário como incisiva caricatura - eloquente e com graça, nada mais.
Calcule-se o quase terror que nos tolheu os movimentos nesta manhã de sexta-feira quando nos debruçámos sobre a 1.ª página do gratuito a 10 cêntimos.
A princípio parecia-nos tudo bem. Chefe das Angústias montou as chamadas  da frente sem esquecer os temas mais palpitantes das actualidades regionais. A saber: as 'enchentes' que os arraiais estão atraindo ao Norte da Ilha, a polémica sobre as datas das festas católicas e profanas, que deviam concertar-se umas com as outras, aqueles anúncios todos das casas onde se compra ouro, enfim, o que se exige de um órgão noticioso diário.

Mas depois, abaixo da manchere sobre arraiais... lá está ele, o título mais temido. Não há quem não se remexa na cadeira ou ao balcão do café.
Todos sabemos com que mestria sua majestade das Angústias conduziu a Madeira na senda do abismo económico-financeiro-social. Pois agora, uma vez chegados à beira do fatal precipício, justo quando mal conseguimos agarrar terreno onde assentar os pés, eis a ordem gritada pelo chefe da tabanca: "É PRECISO DAR O SALTO!" 
Isto na 1.ª página, bem à vista.

Hoje ninguém sabe já se é anedota ou se o marechal Castelo Branco, primeiro presidente do Brasil depois do golpe de 1964, afirmou mesmo no acto de posse que os brasileiros estavam à beira do abismo, mas que, com ele, o país daria um passo em frente.
Bom, com os velhos sustos dos nossos irmãos brasileiros podemos bem. Já no caso regional em apreço, vou dar ouvidos ao nosso comentador que alertava para a suspeita de preparação de um suicídio colectivo.

É preciso dar o salto? O chefe das Angústias que dê e de caminho leve consigo os vampiros que conduziram a Madeira ao alcantilado basáltico de onde se processará o monumental trambolhão.
A partir de agora, é mala sempre arrumada.
O seguro morreu de velho.

2 comentários:

jorge figueira disse...

Pois é, está na a hora de substituir, nas manifestações de fé partidária, o tradicional: quem é não acha que é o Alberto João que põe a Madeira em marcha por uma cantiga minhota: OH SR. DE MATOSINHOS OH DA BOA HORA ENSINAI-NOS O CAMINHO PARA IRMOS DAQUI EMBORA.

jorge figueira disse...

Faltou-me: ....OH SRª. DA BOA HORA.... Peço desculpa