Powered By Blogger

sábado, 4 de agosto de 2012

Cultura, Culturas




QUAL É A ALTITUDE DO MIRADOURO DA EIRA DO SERRADO?








O Miradouro da Eira do Serrado é um dos locais da Madeira mais procurados pelos turistas, que dali  registam imagens da monumental paisagem do Curral das Freiras.
A elevada frequência de visitantes deveria ser razão mais que suficiente para estar impecavelmente cuidado e possuir informação correta em várias línguas sobre a altitude, a origem e evolução geológica do vale, bem como da história da povoação instalada nas entranhas da ilha.
Ao contrário do que acontece nos miradouros das ilhas que têm uma estratégia da gestão turística, este e os demais miradouros da Madeira estão numa vergonha.
Quem chega ao estacionamento junto à estalagem dá de caras com uma placa com a seguinte informação: Eira do Serrado – alt. 1094 m (foto 6). Ao lado, uma miserável placa mais pequena tenta informar que a vereda para o Curral está a ser recuperada com dinheiro europeu do programa LEADER (foto 7). Nada é dito sobre a data prevista para a reabertura daquela vereda muito procurada pelos turistas.
Ao subir para o miradouro é com indignação que se constata que os esqueletos dos pinheiros queimados em Agosto de 2010 continuam a denegrir a paisagem (fotos 3, 4 , 5), a ameaçar a segurança dos transeuntes e a dificultar as tomadas de vistas.
Ao chegar ao miradouro é com espanto que se lê numa placa (foto 8) que o miradouro se localiza à altitude de 1053 metros. Parece anedota mas não é. Depois de subir um bom bocado, a informação oficial faz-nos crer que descemos 41 metros! Na Madeira Nova é assim: sobe-se para baixo!
Se nesta  região  o turismo fosse tratado com profissionalismo, naquele miradouro (onde às vezes as nuvens não permitem ver o Curral das Freiras) existia uma boa infografia para o visitante  ler e interpretar a paisagem natural e humanizada. Mas como nesta ilha o turismo é uma brincadeira de estudante, o placar que está no miradouro (fotos 09, 10) é uma vergonha. Devido à erosão do tempo já nada diz.
Lamento vos defraudar, mas de propósito não respondo à pergunta com que titulei esta nota. Estou farto de ser acusado de ter a mania de saber tudo e reconheço que deve ser a Estudante da Secretaria do Turismo a divulgar solenemente tal informação após consulta oficial à DRIGOT (Direção Regional de Informação Geográfica e Ordenamento do Território).

Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal

1

2

3


4


5


6


7



8


9


10


Nota da 'Fénix' - Este documento do Dr. Raimundo Quintal prova bem como vai o descalabro excutivo desta terra. A culpa deve ser de algum cubano ou indonésio.

2 comentários:

jorge figueira disse...

Uma vez mais tens razão Raimundo. Cantemos todos, em coro, a canção do Orfeão Académico do Porto que no estribilho tem aquele verso que diz quero ficar sempre estudante...Desse Porto de que guardo boas recordações, ficaste fiel ao: SEMPRE ESTUDANTE.

Miguel Pestana disse...

Pelo menos nesse dia da foto o receptáculo do lixo estava vazio.

Já estive no miradouro e estava cheio de lixo no chão, pois o receptáculo estava a transbordar.

Inclusive, enviei a foto para o DN, para a "imagem do dia".