Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Ambiente




UVA DO MAR

Coccoloba uvifera



A Coccoloba uvifera é uma pequena árvore dióica, da família das Poligonáceas, originária das regiões costeiras da América Tropical (Flórida, Antilhas, América do Sul), onde é conhecida por “sea grape”, uva-do-mar ou uva-da-praia. Este nome popular reflete, por um lado, a sua predileção pelas áreas costeiras e, por outro, o facto das plantas femininas produzirem cachos de frutos carnudos parecidos com as uvas.
Os frutos quando maduros são vermelho-arroxeados. A polpa, que envolve a semente esférica, é adocicada e já era apreciada pelos povos indígenas quando Colombo chegou à América em 1492. Nas Caraíbas continuam a ser comidos crus, utilizados na produção de compotas e no fabrico duma bebida parecida com o vinho.
O ritidoma (casca do tronco) e as raízes são usadas em medicina popular contra as disenterias.
Para além das propriedades alimentares e medicinais, a Coccoloba uvifera é uma árvore com bom desempenho ornamental, graças às suas grandes folhas persistentes, arredondadas, coriáceas e com nervuras vermelhas, e aos cachos de frutos que amadurecem no Inverno.
Na Madeira é uma espécie pouco frequente, mas os exemplares existentes na costa sul e na costa norte são indicadores seguros da sua adaptação a locais com forte exposição solar, sob a ação frequente dos ventos marítimos e com solos salgados.
Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal
 


 
 

Sem comentários: