Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Madeira ao Vivo



QUEM NUNCA ERROU QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA




Sem nada ter a ver com as 'gralhas', o pivot é quem dá sempre a cara.




Azar no Telejornal da RTP-Madeira, esta noite de segunda-feira: o 'logo' da UGT apareceu com o slogan que se pode ver na foto acima.
Há gente radiante com a calinada, evidentemente involuntária, da equipa responsável e operacional daquele serviço de notícias. Ou nada percebem de televisão ou vomitam inveja e má vontade gratuitamente.
Uma coisa é criticar o criticável. Outra, 'dizer mal' quando não há responsabilidade no erro.
 
O caso já anda nas redes sociais. Daí saltarmos também à liça, para perguntar: alguém acredita que um profissional da RTP-Madeira, ou de outra estação qualquer, fosse capaz de, conscientemente, fazer chegar à emissão aquele slogan que aparece atrás do pivot?
 
Senhores! Uma vasta equipa em correria. O aproximar do Telejornal em directo depois da ansiedade que atravessa o processo desde o planeamento da edição - a distribuição de serviços, a disputa dos meios sempre escassos, as deslocações pela Região em busca das notícias e dos acontecimentos de agenda, a hora que chega, o visionamento para escolha dos registos, a angústia dos repórteres no engarrafamento das vt, para a montagem, os ponteiros do relógio que voam, a gravação do off que nem sempre acerta, os textos para o pivot, as informações para o grafismo, tudo a correr para que a realização na régie dê ordem de arranque às 21 em ponto!
E, na pressa do processo, elas acontecem.
Desta vez foi uma frase tremendamente ofensiva para uma central sindical, plasmada com grande destaque.
Então? Mandamos fuzilar o responsável pelo grafismo, que se calhar se limitou a proceder mais uma vez à rotina de uma pesquisa na net, e que acabou traído por uma brincadeira de mau gosto? A assistente de informação, que no stress do directo obviamente não consegue fazer a revisão dos textos que vão entrar? O realizador, ocupado em dar vida ao jornal através da dinâmica das câmaras e dos planos? O pivot, no caso o nosso Amigo Luís Filipe Jardim, muito menos tem a ver com o caso, pendente do teleponto. Os chefes e directores também nada podem fazer para evitar situações do género, como se compreende.
 
Claro que haverá neste momento certos experts exigentes a sentenciar: "Cabeças a rolar já, porque o erro é falta de competência e de profissionalismo!"
 
Quão perfeitos não deverão ser tais especialistas! Mas seriam incapazes de, honestamente, atirar a primeira pedra aos 'arguidos' deste caso.
Estou certo de que os próprios dirigentes e associados da UGT, trabalhadores como os outros, serão os primeiros a compreender o azar alheio.
 
É que, senhores, a situação é esta: cometeu-se no Centro Regional um erro involuntariamente, como acontece ao mais bem pintado órgão de comunicação, e a saída é muito simples: pedir desculpas à UGT, tratar de blindar e aperfeiçoar procedimentos para evitar novos desaires e passar adiante, porque amanhã, pelas 21 horas, há mais vida.
E é tudo.
 
Para os que nos vão acusar de corporativismo, muitas prendas no sapatinho.
 
 

3 comentários:

Observador disse...

Direito por linhas tortas.

Anónimo disse...

Discordo por completo.
Erros como este são intoleráveis. Estamos nós, com os nossos impostos, a pagar a essa equipa (RTP-Madeira) para andarem a cometer gafes terriveis quase todos os dias!!!
Ainda para mais numa altura destas......esse tipo de erro é inaceitável....

Anónimo disse...

Deves ser o Senhor perfeição....