Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Ambiente




A TRISTE IMAGEM DAS RIBEIRAS DO FUNCHAL



Ribeira de João Gomes.

Quase três anos depois das cheias catastróficas (20 de Fevereiro de 2010) as ribeiras que atravessam o centro histórico do Funchal continuam com uma imagem miserável. Enquanto na baía estão a ser gastos 80 milhões de euros (sem contar com as obras a mais), o governo regional ainda não arranjou uns tostões para construir uns varandins decentes entre as ribeiras e as ruas circundantes.
A Ribeira de João Gomes colapsou a montante do Campo da Barca e até ao Mercado dos Lavradores ficou tudo em calhau de ribeira. Após a retirada da pedra e areia foram colocadas umas inestéticas proteções provisórias, que ainda hoje se mantêm e possivelmente ainda continua a ser paga uma renda pela sua cedência.
Quem também se mantém sobre a ribeira é o reservatório do gás do edifício Anadia e, como é possível comprovar pela fotografia 5, com condições de segurança muito precárias. A Proteção Civil ainda não se apercebeu do perigo que ali está?
As ribeiras cobertas de buganvíleas floridas já foram uma imagem de marca do Funchal. Agora são a imagem do desmazelo.
Até quando teremos de suportar este desgoverno?
PS. – No dia 23 escrevi uma nota intitulada “Onde vão acostar os navios de cruzeiro?”. Alguns dos defensores da obra megalómana, que está a desfigurar a Baía do Funchal, ficaram abespinhados e reagiram, tentando demonstrar que eu estava errado. É um direito, que lhes assiste. O que eu não permito é má educação, insolência.
Volto a recomendar uma observação atenta dos mapas de propaganda espalhados pelo Cais da Cidade e Avenida do Mar. Os símbolos utilizados rente ao paredão exterior do projetado cais são exatamente os mesmos que estão desenhados na face externa da marina. E lá estão, sem margem para dúvida, tetrápodes. Algum navio encosta na parte fora da marina?
Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal
Ribeira de João Gomes.

Ribeira de João Gomes.

Ribeira de João Gomes.

Reservatório de gás sobre a Ribeira de João Gomes.

19 comentários:

Carlos Jorge Baptista disse...

Este senhor continua a insistir que o novo cais não é acostável. Porque não pergunta à APRAM, dona da obra?
Porque lhe interessa tanto insistir na mesma mentira?
A quem interessa tudo isto? Liguem para a APRAM e façam a pergunta. É assim tão difícil?

Cristina Sousa disse...

Eu não fui mal educada nem insolente nos meus comentários no facebook do Dr. Raimundo. Já percebi que opiniões contrárias não são bem-vindas, e que a mentira tem de persistir.
Só Gostaria de ver a cara do Dr. Raimundo quando os barcos atracarem no molhe exterior do novo cais acostável.

Cristina Sousa disse...

Noticia da LUSA a 13 de Dezembro de 2012: "Novo cais de cruzeiros foi adjudicado..." Façam uma busca no Google "cais acostável Funchal". Logo terão acesso à informação.
A prova de como mente Raimundo Quintal. Cada um que tire as suas conclusões. Boas entradas.

Anónimo disse...

claro que o novo cais é acostavel.
nos meses de verão quando a ondulação de sul é menos intensa. o problema é que a epoca de cruzeiros é no inverno e nessa altura o novo cais não será viavel. a D Cristina Sousa e o Sr Carlos Batista devem pensar que somos todos tontos , mas enfim têm de defender o indefensavel.

Anónimo disse...

Desta vez , o Sr Raivoso (desculpe, Raimundo) tem toda a razão. A lei de Meios não tem um dinheirinho para compôr as ribeiras? Turistas de cruzeiros que visitam a cidade levam uma imagem degradada que poderia ser evitada.

Anónimo disse...

Não lhes dá jeito perguntar:)

Anónimo disse...

Olhe que não. O dr. Raimundo Quintal garante que não é acostável. Se o homem diz, temo-nos de vergar à sua sapiência.

Anónimo disse...

Dos Açores um abraço ao Sr. Raimundo, desconheço quem ´e o senhor e as suas ideologias, mas lamentávelmente os leitões mamões dessa porca mamadeira, não largam esse senhor como cães raivosos, os ladrões, esclavagistas fascistas não se esqueçam de um ditado açoriano, todos os porcos tem o seu natal, porco que passa um natal já lhe espera um carnaval, haja saúde

paulo disse...

Quer se goste ou nao Do estilo, o Dr. Raimundo Quintal e alem de conhecedor, um grande defensor de tudo o que diga respeito a nossa flora e imagem que a nossa ilha deve Ter, afinal vivemos do turismo e nao de obras que nada o beneficiam.
Para mim mais importante, que saber se nas fotos estam Blocos que impedem os navios de atracar, e saber a utilidade da obra,o Porto Do Funchal tem uma Media anual de menos de uma escala por Dia, e uma utilizacao apenas no verao deste cais ? Nao percebo como existe gente a defender aquela obra de uma maneira tao feroz, ou ate percebo.
Um bom 2013 para todos.

Anónimo disse...

Um dia vão dar razão ao quintal trato assim, porque sou amigo a 40 anos e por mim será um dia quem irá decidir o futuro de muita coisa já que os reçabiados continuam a criticar agora professor que tirou cursos em universidades devidamente oficiais com comprovativos de diplomas, penso que é altura de dar razão ao Dr. Raimundo Quintal se não for por este meio, será pela realidade. A pergunta fica?
de todos os casos que escreveu quais ficou mal.
Não defende o tacho é aposentado au contrario de muitos que correm o risco de perderem algo se opinarem contra sou anonimo mas conheço o sistema amigo conto con as tuas cronicas construtivas para bem da R A M um abraço bom ano.

Anónimo disse...

O Dr. Raimundo quintal está a ser intelectualmente desnonesto, porque sabe que o cais é ACOSTÁVEL, mas insiste em fait-divers para fomentar a polémica.

Anónimo disse...

Quando perceberem que teremos mais turistas e tripulações a desembarcarem, porque estão mais perto da cidade (100m) e, por isso, mais motivados a fazerem-no. Quando perceberem o que isso significará para o comercio do Funchal, com novas oportunidades de negócio, talvez consigam sair das vossas mentes pequeninas e rendam-se as evidências e mais valias que isso trará para a economia regional.
Qualquer imbecil que saiba fazer contas, sabe o que o turismo de cruzeiros já representa para a economia local.
Mas já se percebeu que quem por aqui anda não tem capacidade para ver além do cais da cidade.

paulo disse...

Quando perceberem que para ter mais turistas e mais navios e preciso baixar o preco das operacoes portuarias, qualquer imbecil que saiba fazer contas sabe que o Porto Do Funchal e dos mais caros da Europa.Quanto aos 100 metros sempre podem aproveitar a uniao das ribeiras para atracarem navios, junto ao Mercado.Numa coisa voce tem razao, o que nao falta na Madeira e gente com mentes pequenas, e sem capacidade para ver alem do cais da Cidade, so por essa razao se explica o estado em que se encontra toda a economia Regional, e as dificuldades em que se encontram a maioria dos Madeirenses,ao contrario de voce Caro Anonimo, que e uma pessoa com uma mente grande,que tem capacidade para ver alem do cais, digno representante de um povo superior falido. Estou a vontade para falar assim, porque a minha mente pequena, e sem capacidade para ver alem do cais,levou me ao estrangeiro, aonde sou empresario, mas continuo atento a tudo,o que se passa na minha Terra, por isso ando por aqui, alem de ler o DN e claro o jornal subsidiado por todos os Madeirenses.

Anónimo disse...

Qual imbecil não confunde o Porto de cruzeiros com o Porto do Caniçal. E qualquer imbecil sabe que como Porto de Cruzeiros não somos dos mais caros da Europa.
Ao contrário do que possa pensar não tenho nada a ver com o regime. Apenas defendo a obra do novo cais. Ou será que tenho de ser do regime para defender qualquer coisa? Por aí, logo se vê quem tem mente pequena e tacanha.

André disse...

O que é que tem a ver as operações portuárias com os cruzeiros? não é melhor se calarem do que dizer asneiradas...

paulo disse...

Quase posso jurar que voce responde aos posts aqui colocados, com espuma na boca, calma Sr anonimo que a vida e curta. As palavras que usa para defender as suas ideias, chamando os outros de mente pequena, qualquer imbecil, deve se achar clone, de um qualquer povo superior.

Anónimo disse...

Senhor Paulo, espuma só a 31, com a passagem de ano. Bom 2013, se possível...

Anónimo disse...

A razao do novo cais tao perto da cidade, nao e para os turisras ,mas sim para alguns dos ilustres desgovernantes estarem mais proximos de alguma saida abrupta da ilha.Esta chegando esse dia... .

paulo disse...

Nao tenho senhor no nome...lool e espuma, claro no champanhe ou espumante, conforme a carteira, um bom ano para si tambem, se possivel claro, desde que haja saude.