Powered By Blogger

terça-feira, 18 de dezembro de 2012




SUA MAJESTADE RECUSOU VIAJAR
EM EXECUTIVA!









Caro Dr. Miguel Mendonça

Chegou a esta Redacção notícia da surpresa que V. Ex.ª provocou em pleno avião no passado fim-de-semana.
O comandante do aparelho, avisado para presença tão distinta na classe económica dos 'patas rapadas', fez chegar-lhe o convite: a executiva estava ao seu dispor.
- Muito obrigado, respondeu V. Ex.ª ao chefe de cabina, mas tenho de declinar o convite.
Declinar o convite? - espantou-se quem ouviu a sua reacção. Mas o nosso antigo presidente do Marítimo explicou: não ficaria bem, aos olhos do povo, um presidente parlamentar viajar em classe executiva, onde se aperta o cinto apenas por razões de segurança, que não de austeridade.

Se não me levar a mal, Caro Doutor, tecerei duas ou três considerações a propósito do seu gesto humilde. 
Em primeiro lugar, V. Ex.ª só não subiu de classe na aeronave por receio das línguas viperinas. Achamos mal. No fundo, não haveria qualquer agravamento no erário. E ganharia V. Ex.ª direito a hora e meia de voo agradável, com jornais portugueses e estrangeiros, refeição quente, guardanapo bem perfumado, vénias e sorrisos das elegantes hospedeiras. Em vez desse luxo, condizente com a posição de vossa majestade (o povo trata-o assim), acabou por viajar longe dos vips e a receber o tratamento proletário vigente na turística.

Sim, sabemos que 'à mulher de César não basta ser séria, é preciso parecê-lo'. Mas, caríssimo Doutor, o tempo não está para simples aparências. Do que tem necessidade mesmo a plebe, mas até grandes empresários com edifícios vazios e contas em branco porque o governo regional não paga os calotes, é de gestos práticos.
Importante, pois, era que os privilegiados do regime dispensassem cada qual uma parte do que lhes é propiciado a título extra, porque, tudo somado, aliviaria significativamente as agruras financeiras do povo que engrossa as filas na 'sopa do Cardoso'.
V. Ex.ª e o sua excelência das Angústias bem poderiam contribuir para o bem público, abdicando de um dos dois vencimentos que recebem, graças a uma lei à medida dos senhores. 
Mas nesses voos não embarca V. Exª.

Bom Natal
 

Sem comentários: