Powered By Blogger

domingo, 9 de dezembro de 2012

Delícias da Madeira Nova




 
JANTARES DE NATAL NO PPD AO RITMO DA CRISE

 
Os vários departamentos do PPD-M estão a organizar festas de Natal sob o signo da austeridade, como por exemplo a secretaria do Ambiente e a das Finanças. Só a vice-presidência do governo festeja em instalações alugadas fora

Como grande mensagem de Natal, 'Meio Chefe' voltou a fazer pensar os madeirenses: neste cantinho do céu, rezemos pelos pobres continentais.

O principal jantar natalício do partido laranja decorreu ontem - no centro de congressos da Fundação Social-Democrata, para, como todos perceberam, dar a ideia de muita gente no convívio, a comer e a bater palmas ao 'Meio Chefe'.
Sectorialmente, os diversos departamentos do desgoverno regional também programam as respectivas trocas de presentes (comprados nos chineses e nos 300) em instalações próprias.
Assim, os funcionários e os quadros da Secretaria do Ambiente reúnem-se no Instituto do Vinho.
Os da Saúde e Assuntos Sociais decidiram comer e beber no 6.º andar de um prédio dos próprios serviços.
Nas Finanças, onde o próprio Ventura Garcês se vê em 'palpos de aranha' para gastar os 16 ou 18 euros, não vá o luxo chegar aos ouvidos do Gaspar, pensaram pôr umas mesas naqueles cubos de betão na Praça do Mar, pertencentes às suas sociedades de desenvolvimento, onde há estacionamentos para os convivas e é possível evitar gastos de gasolina para o digestivo, no Jam. Porém, algo aconteceu e parece que estão inclinados para outra instalação algures no Leste da ilha, mas sempre das SD, mais em conta.
Outro departamento do PPD-M, também com a sua importância, é evidentemente o Turismo, porém não conseguimos desvendar o sítio escolhido pela secretária Conceição Estudante, tratada carinhosamente na Secretaria por 'Conchita'.
O sector da Educação escolheu o Tecnopólo, estrutura sob sua jurisdição que o PPD central descartou alegando ser muito caro...
Só a juventude irreverente da vice-presidência mandou a crise bugiar e reservou, se não nos enganaram, a Quinta LidoSol. Mas é claro que os patrões da confortável casa de pasto saberão apresentar uma conta condizente com a fase de austeridade que atravessamos.
 
As secretarias regionais são departamentos do PPD? - estão alguns leitores a digerir, de há uns instantes para cá.
Sempre foram. Ainda agora, viu-se como Henrique Costa Neves lançou justas e contundentes críticas ao governo apanhando com um processo disciplinar... no partido.

Tal como na gélida noite de 2 de Novembro, em que o grande líder sentiu o apoio de Laranjinha, do Inguila do Pavilhão e do rapaz do chichi, ontem apareceram algumas figuras de referência no PPD que ainda dão a cara pelo homem.


Muita gente e muitas palmas ontem no centro de congressos, dizíamos acima, na acanhada sala convenientemente escolhida para o macarrão guisado e os petróleos da ordem.
Tudo num aperto. E 'Meio Chefe' rodeado pelos incondicionais que lhe deram quorum nos amargos festejos de 2 de Novembro, na sede do partido, designadamente a Laranjinha, o Inguila e o rapaz do chichi.
 
Galvanizado pelo calor, suor e vapores etilizados do ambiente, o rei da tabanca voltou a sentir o 'cheiro a pólvora' que o excita e chegou ao ponto de, referindo as 45 vitórias e ignorando as derrotas, para não estragar a festa - chegou ao ponto de pedir vitórias nas autárquicas em todas as câmaras e juntas de freguesia, no ano que vem.
A turba, com os copos da festa a perturbar o juízo, gritou vivas e deu palmas, mas já esta manhã todos caíram em si. Uns deitaram as mãos à cabeça porque a comunicação social estava lá e reproduziu tal alucinação colectiva; outros, ainda ressacados, desataram à gargalhada.
 
Acho que ninguém deve levar as coisas a peito, nesta altura, porque são festas. O próprio rei da tabanca é capaz de dar boas-festas aos que lhe fazem frente. Ainda ontem, no jantar, ele arrancou alguma ternura ao massacrado coração para mostrar boa vontade natalícia. Perscrutando a sala e reparando na ausência dos miguelistas, declarou sua excelência, de voz embargada pela emoção: "Vamos estar todos unidos, os nossos inimigos estão lá fora!"
 
 

7 comentários:

Anónimo disse...

Será que a troca de presentes é mais uma vez à custa dos contribuintes madeirenses???? O rei é capaz de tudo até já abraçou o Coelhinho....

Luís Calisto disse...

Anda tudo louco no reino da tabanca!

Marco Miranda disse...

Mas agora é preciso vos dar conta como gasto o meu ordenado em jantares de Natal?
Pachorrinha...

Sónia Andrade disse...

Cada um paga o seu jantar. O que é que voçê tem a ver com isso?
A sua vidinha não lhe basta?

Anónimo disse...

O Pedro Calado,vde acordo com a TV, estava no jantar...

Anónimo disse...

Interessa-me o que gasta na função pública e regabofe que existe !!! Sou eu e o resto da população que vos sustenta e têm se ser controlados!!! Andam a mamar demais..

Anónimo disse...

Houve falta de comer para evitar desperdicios ja agora onde para a policia