Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Fronteiras




PRÍNCIPE DO ILHÉU ENDURECE POSIÇÃO 
COM A ILHA-SOBRINHA MADEIRA

D. Renato II abre 'concurso' para 'Clube Naval na Pontinha'



O anúncio está na imprensa de hoje e fala da "construção do clube naval do principado". 
O auto-intitulado "Principado independente da Pontinha" declara aberto "concurso público internacional" para uma "empreitada" que se destina a "privilegiar o acesso directo da população funchalense ao mar, mediante inscrição no respectivo Clube em condições mais atractivas do que as praticadas pelas autoridades da ilha-sobrinha e vizinha Madeira".
Sim, reproduzimos bem: "ilha-sobrinha e vizinha Madeira".

O prazo de execução indicado no anúncio é de 30 dias após a adjudicação. A entrega das propostas deve ser feita no Forte de São José, 1.º Ilhéu da Pontinha, até 15 dias depois da publicação "em periódico do País-irmão Portugal e da ilha-sobrinha Madeira".
Nas condições para a 'obra', entre outras, o anúncio avisa que o preço não poderá ter revisão nem alterações; as subempreitadas estão proibidas; os trabalhadores a utilizar devem ser previamente identificados, podendo contar com salários em dia e segurança social do País-irmão Portugal; viatura automóvel anfíbia para acompanhar a obra.
Não haverá critérios para selecção das propostas, porque, lembra o texto, "Sua Majestade é soberana, não se submete a quaisquer critérios".
Finalmente, as garantias do 'soberano': "Cessão de créditos detidos pelo Principado Independente da Pontinha sobre as entidades públicas e privadas que exploram o Porto do Funchal como se do mesmo fossem os únicos beneficiários."
Assinado: Chancelaria da Casa Real do Principado,
D. Renato II, O Justo

O grande enigma que resulta desta investida do nosso Amigo prof. Renato é: quem foi D. Renato I?



Sem comentários: