Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

GRÉCIA




SYRIZA FICA ÀS PORTAS DA MAIORIA ABSOLUTA
MAS JÁ FEZ ACORDO PARA O GOVERNO


Curiosamente, os radicais de esquerda vão apoiar-se nuns Independentes Gregos bem à direita



Alexis Tsipras não perdeu tempo: se o eleitorado lhe deu vitória folgadíssima nas eleições de ontem, mas a 2 deputados da maioria absoluta, então a solução para governar surgiu às primeiras horas de conversações. O Syriza experimentou piscar o olho para o lado direito e encontrou a doce matreirice do partido Independentes Gregos.
Já está. 
Cá para nós, o casamento já estava combinado antes das eleições.
A partir de agora, é tomar conta do país e tentar cumprir o prometido. Tarefa espinhosa: descarregar défices, cortes salariais e impostos de cima das costas do povo e ao mesmo tempo honrar os compromissos com a União Europeia. Pagando a estrondosa dívida.
Não se sabe como, porém é preciso haver milagre.
Desconhecemos também como estarão a reagir os gregos que apostaram no radicalismo de esquerda do Syriza, agora perante o encosto à direita e as cedências que forçosamente serão feitas.
Entretanto, a partidocracia europeia, liderada pelos falcões de cada país, que perceba muito bem que raio aconteceu nos últimos tempos aos tubarões helénicos Papandreous, Samaras e companhia. Será que 'o mal vem a caminho'?

3 comentários:

Anónimo disse...

Eles querem é viabilizar o governo. A Esquerda e a Direita não querem mais Troikas. Nesta altura a Comissão Europeia já está grega...

Unknown disse...

Caro Luís Calisto

Tenhamos esperança. De qualquer forma, parece-me que não se justificam grandes entusiasmos.
Estas formações mais à esquerdas costumam ser boas em deitar abaixo o que está. Mas já não são tão eficazes na reconstrução.

Anónimo disse...

Governo Grego:
1-pede a demissão em 29 de Dezembro;
2-eleições em 25 de Janeiro;
3-o primeiro ministro presta juramento em 26 de Janeiro e os restantes
ministros entram em funções a 27.

Governo Regional:
1-A.J.Jardim pede demissão em 12 de Janeiro;
2-o representante da República recebe cá os partidos regionais que depois vão a Lisboa repetir o que já disseram
3-Cavaco reune o Conselho de Estado e,a esta hora ainda nem anunciou nem a dissolução da Assembleia Regional nem a data das eleições que só podem ter lugar no minimo daqui a 55 dias;
4-realizadas as eleições e só depois de publicados os resultados finais no Diário da República e que será a marcada a tomada de posse da nova Assembleia e do novo Governo.

Comentários para quê......