Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015


JARDIM PRESIDENTE DEMISSIONÁRIO

A partir deste momento registado esta manhã em São Lourenço, há um governo de gestão. Foto GREGÓRIO CUNHA


O governo regional da Madeira encontra-se na situação de demissionário. O seu presidente, conforme anunciado, compareceu esta manhã no Palácio de São Lourenço para entregar o pedido de demissão ao representante da República.

Na Região, exerce agora um mero executivo de gestão, até à tomada de posse do governo regional a sair das eleições de Março-Abril.
A previsível abdicação de Jardim foi provocada pela situação interna do PSD-M, onde Miguel Albuquerque impôs uma mudança de chefia a título imediato, bem como a consequente antecipação de eleições regionais.
Depois de São Lourenço, o presidente demissionário deslocou-se ao parlamento, para se encontrar com Miguel Mendonça.

Duas observações - de forma - nesta manhã com cheiro a despedida.
Primeiro, a boa disposição, digna de um actor convincente, apresentada por Jardim. O 'mau perder' denunciado na pré-campanha e na campanha das internas no PSD, tentando desesperadamente convencer os militantes a não votarem em Albuquerque, esfumou-se como por encanto, a partir da entrevista concedida uns dias atrás à RTP. Por mais que a derrota lhe custe a esquecer, portou-se bem hoje.
Mas se, desse modo, foi evitada diante das câmaras nacionais de TV outra vergonha para a Madeira, a segunda observação - de forma - apresenta-se bem menos agradável. 
Na realidade, o agora presidente demissionário não parece satisfeito com a mentira grosseira que é insistir na tese de que planeou este modelo de sucessão. Ele não queria sair, agarrou-se à cadeira até ao limite, logo não planeou esta ou outra sucessão. Perdido por perdido, ele não desejava de modo nenhum que Miguel Albuquerque chegasse à liderança do PSD-M. E Albuquerque ganhou com uma daquelas unanimidades que... só ele, Jardim, nos seus velhos tempos. Ele sempre se disse contra a ideia de eleições antecipadas. Ora, em Março/Abril haverá eleições antecipadas.
Não satisfeito com esta mentira descarada, resolveu pregar outra partida, esta manhã: pediu desculpa se, por acaso, magoou alguém na sua carreira. Porque, fabulou com toda a descontracção, não teve intenção de magoar ninguém.
Ou seja, ele quer fazer crer que não sabe se magoou alguém. O que consiste em magoar à despedida, outra vez, os milhares de madeirenses a quem enxovalhou e arruinou psicologicamente nestes 40 anos. Ele magoa, no adeus, as dezenas de milhares de pessoas cuja vida influenciou, condicionou e prejudicou irremediavelmente, utilizando o poder que lhe caiu nas mãos. 
Tantos quadros, tantos jovens competentes jogados para a valeta da vida pública regional ou empurrados para fora da Madeira só pelo crime de, involuntariamente, causarem inveja naquela cabeça insegura! 
Quem teve armas para responder devidamente aos enxovalhos não se queixa. Pior ficou quem calou. E foram duas gerações. 
Passou. Outro calendário começa agora e se calhar o tempo não volta atrás. Esperemos.

PS - Custa comentar a incrível atoarda, repetida pela enésima vez esta manhã, de que Cristiano Ronaldo, nomeado para a Bola de Ouro a entregar precisamente hoje, é "um produto da política desportiva" do Laranjal. O moço saiu de cá com 11 anos e foi essa a sua sorte, propiciada por gente perspicaz que o encaminhou para Alcochete. A contribuição dele, Jardim, foi nem sequer pagar a estátua na Praça do Mar. Gastou milhões em tontices que marcam negativamente a 'Madeira Nova' e cortou-se quando devia chegar-se à frente. 

7 comentários:

Toupeira disse...

Caro Calisto, já viu a confusão instalada no novo PSD quanto à distribuição de tachos? Cunha para ali, Sérgio para acolá (reformado mas operacional nem que tenha que bajular), Adolfo para ali, Tranquada para acolá. Fulano Secretário Regional disto, fulana Secretaria regional daquilo. Já reparou sr. Calisto como em devido tempo lhe alertei? Mas se era este o discurso e a prioridade nos jantares dos "operacionais" da campanha do dr. MA - que não tem nada com isto - nas directas, o que é que seria de esperar depois de terem chegado ao poder?

Toupeira disse...

Ainda não conseguiu caro amigo Calisto contabilizar entre os eleitos para o Conselho Regional, para o Conselho de Jurisdição e para a Mesa - os eleitos no Congresso - quantos transitaram dos anteriores órgãos do PSD? Tenha curiosidade e saber a dimensão da mudança

Antero Peixoto (funcionário bancário) disse...

Calisto, arrependido? Já leu o artigo publicado hoje na ultima página do JM? Não me diga que não tem destinatário? Ou você anda a perder qualidades e isso passou-lhe despercebido?

Augusto Trindade Pereira disse...

Sr. Calisto: desafio-o a desvendar o mistério dos oradores no último Congresso dos laranjas. Quem foram os oradores, incluindo uns bandidos que andaram estes últimos anos, principalmente depois de 2011, a perseguir pessoas, desfilaram naquele palanque. Faço-lhe um desafio: diga-me lá sr. Calisto, que costuma ser perspicaz mas pelos vistos andou longe do CEMA, quantos militantes de base, o PSD profundo falaram no Congresso? Tire os oportunistas que estão já a beijar a mão do novo dono, tire os dirigentes eleitos, tire algumas vedetas e elites patéticas que correm a dizer que estão vivos (mas embalsamados), e quantos militantes foram ali falar com a sinceridade do povo simples, humilde, mas honesto?

Anónimo disse...

Sr. Calisto

Numa época em que o "velho papão" (AJJ) já não mete medo a ninguém, assisti, nos últimos dias, à maior lavagem cerebral de que há memória, com o intuito de instituir um pensamento único pró Miguel Albuquerque, em nada ficando atrás dos melhores tempos de AJJ, com a agravante de não termos 1 Jornal da Madeira mas sim 3, ou seja JM, Diário de Notícias e RTP Madeira, com comentários a serem CENSURADOS no DN Online. Por uns momentos pensei que estava em certos países. Impressionante como se exige mais à oposição provas de honestidade, competência, apresentação de propostas etc, etc, do que a quem já provou ao longo de quase 40 anos como governa, com os resultados que se conhece, assistindo-se à suprema lata da apresentação, agora, de propostas que a oposição se fartou de apresentar, as quais eram sistematicamente recusadas, não se tendo ouvido, então, a qualquer reparo do atual líder do PSD-Madeira.
Gostava de ler um comentário seu, apesar de assinar como anónimo.

Anónimo disse...

Muita azia anda por aí. Não é fácil engolir ... Mas o Albuquerque dá credibilidade. Aquilo que a oposição não conseguiu nestes 40 anos. Podem se lamentar e chorar de raiva, mas enquanto a oposição não transmitir essa segurança, nada feito. Mais uma cabazada nas próximas eleições. Aprendam.

Anónimo disse...

Mas o que tem a responder o Sr. Calisto. O Fênix reproduz apenas as notícias . De resto são divagacoes dos jornais. Mas o que queriam? Que Albuquerque fosse buscar nomes da oposição para os seus lugares de confiança? Tantos nomes diferentes e tantas posições de ruptura já assumidas. Só não vê quem não quer.