Powered By Blogger

domingo, 11 de janeiro de 2015

LARANJAL NOVO


ALBUQUERQUE TIRA BANDEIRAS
DAS MÃOS DA OPOSIÇÃO





O recente corte do jackpot denunciou precocemente a estratégia política de Miguel Albuquerque para o exercício político-partidário que lhe cabe, agora que toma conta da liderança do PSD-Madeira. Trata-se de esvaziar de sentido as queixas da oposição ao longo de muitos anos, justificadas pelo estilo ferino da liderança cessante.
Agora, em pleno congresso, Albuquerque anunciou a intenção de erradicar as agressões do estatuto da oposição. Dignificar o parlamento, porque o PSD-M, como disse, não deve ter medo do parlamentarismo e da democracia. Dia da Região comemorado no parlamento e com a participação dos partidos da oposição. Reuniões das comissões parlamentares abertas à comunicação social. Ou seja, está prometida uma viragem de 180º no estilo do Partido Social Democrata da Madeira. 
No plano mais prático, urge também, consoante o discurso do novo líder social-democrata, baixar preços dos portos e dos transportes, a criação de uma ligação marítima com o continente, a recuperação do Centro Internacional de Negócios - por aí fora. Há que, sem prometer nada para já, estudar a hipótese da construção de um novo hospital.
É Albuquerque a tentar mostrar que a oposição deve baixar essas bandeiras, porque não existe mais a teimosia do regime jardinista de as combater.   
A oposição terá de mudar de táctica, para se adaptar a esta linha. Ser-lhe-á útil, a par do seu trabalho normal e pró-activo, monitorizar o trabalho do PSD de Miguel Albuquerque, a ver até que ponto a caminhada segue no sentido da concretização dos propósitos anunciados.

O problema é que aquela espécie de 'perdoa-me', ontem na sessão de abertura do congresso PSD, selada com um abraço entre Jardim e Miguel Albuquerque, ilustra um inesperado espírito de unidade que, parece, tomou conta do partido da Rua dos Netos. Na verdade, a casa laranja, que chegou ao dia 29 de Dezembro em escombros, como por um passe de mágica ressurgiu de um dia a outro, com paredes, pelo menos aparentemente, mais sólidas do que as que conhecemos nas últimas décadas.
Para ajudar à festa, o líder do PSD-Açores, Duarte Freitas, veio ao congresso oferecer todos os esforços do seu partido no arquipélago vizinho para um trabalho conjunto e profícuo em defesa de ambas as Regiões. E Marco António Costa, vice-líder nacional do PSD, quis dar a perceber que, com esta liderança social-democrata na Madeira, o governo central, integrado pelo PSD, resolverá os bicudos problemas pendentes.
Senhores da oposição, em especial José Manuel Rodrigues e Victor Freitas! Passado tanto tempo... onde e quando é que já vimos isto?  
Que trabalheira pela frente, e com tão pouco tempo para as eleições! Finado o jardinismo, vem aí um jardinismo ao contrário. Mas igualmente avassalador, como não custa conjecturar. Que exige análise cuidada e antídoto de alto nível. 






Para os interessados em analisar o discurso final de Miguel Albuquerque, publicamo-lo abaixo na íntegra























12 comentários:

mudam-se os tempos..... disse...

Até o "infilitra-te" terá de se infilitrar-se noutra bandas.

Toupeira disse...

Sr. Calisto, já viu bem a "renovação" nbo Conselho Regional? Como o sr. tem tempo - hoje é domingo e publicou as listas - diga-nos quantos dos eleitos são realmente caras novas?

Toupeira disse...

Sr. Calisto sabe que entre o grupo do dr. MA ninguém acredita que o dr. Sergio faça qualquer trabalho de útil no Gabinete de Estudos e Relações Externas. Esere pela composição. Se o dr. MA não obrigar a que o Gabinete tenha pessoas com competência, iniciativa e provas dadas, este vai ser o primeiro grande flop. Há gente no grupo do dr. MA que teme isso mesmo, os custos políticos de um frete a 355 votos e a uma boa pessoa, é certo, mas que como operacional fica muito a desejar

paulo disse...

As cartas sao as mesmas, foi so baralhar e voltar a dar. A imagem pode ser outra, os metodos tambem mas o fim e o mesmo, um ser todo o poderoso.

Anónimo disse...

a toupeirinha despeitada , comeu a canjinha que tinha feito no Imaculado , foi corrido da candidatura de Sergio Marques , já não entrega cabazes á porta da igreja , mas continua a destilar veneno.

Anónimo disse...

A azia da oposiçãozinha...

Anónimo disse...

Miguel Albuquerque apresentou um discurso sem nada de novo no panorama regional, falou dos portos, mas ainda está semana votou contra uma proposta do PS sobre esse tema. Promete dar a voz à oposição, mas nos 23 anos que esteve na Câmara nunca deu. Sinais de uma Mudança iniciada com as eleições autarquicas, quando realmente começou a haver democracia na região.
Um PSD com as mesmas caras na primeira fila, não me parece que seja de renovação.

Anónimo disse...

Que bonito, na verdade a renovação é mais do mesmo. Só que é algo travestido como diria o Sócrates.

Anónimo disse...

Acaso a oposiçãozinha não é também toda ela a mesma de sempre?!? Mudança? só se for de cor.

Anónimo disse...

Vejam as medidas anunciadas. Nada do passado se repete. Até vão existir oportunidades para a oposição bater na mesma tecla no dia da região e nas presenças regulares do Presidente e dos secretários. Querem mais renovação. Leiam....há por onde escolher.

Anónimo disse...

A oposição acusa MA de não mudar. E eles? O CDS tem o mesmo líder há 18 anos. Será que ainda vale? É candidato derrotado a tudo. O VF do PS simplesmente não tem caracter nem carisma para a luta que aí vem. MA vaí muito à frente. Esta oposição é uma miséria

Anónimo disse...

Faltou falar sobre o Jornal Madeira!!
Que Futuro???
Faltou falar sobre a Diminuição dos Subsídios para o Futebol Profissional!!
Tanta Miséria, Pobreza,Fome,Desemprego,e continuar sustentar esses Indivíduos que Vivem à Grande à Custa do Futebol!!
Vasmos ver quem tem toma...,para /acabar com essa bagunça!!!! A Coligação ou o PSD!!!