Powered By Blogger

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

LARANJAL NOVO


PRIMEIROS PRURIDOS NA 'UNIÃO DE ALBUQUERQUE'


O novo líder do PSD-M já teve de travar entusiasmos excessivos. Como disse um cientista político: "Há um tempo para pensar e outro para actuar. Que não são simultâneos. E o tempo de acção é mais rápido, é a prontidão."

O protagonismo de Sérgio Marques no novo PSD-M incomoda miguelistas de primeira hora. Mas há outros reparos desde o congresso. Na primeira reunião da comissão política regional, segunda-feira, Miguel Albuquerque viu-se forçado a travar "uns entusiasmos exagerados".


A primeira ondulação, tímida mas áspera, perpassou logo pela euforia do congresso, no fim-de-semana, mau grado a exaltação da unidade em torno de Albuquerque. E não esmoreceu desde então, pelo contrário. Da primeira reunião da nova comissão política, segunda-feira, saiu um certo agastamento que se reflecte em conversas surdas no Laranjal novo. E não é apenas o surpreendente protagonismo de Sérgio Marques a criar embaraço. Se bem que aí resida o foco da intriga.
No centro de congressos da Fundação Social Democrata, durante o fim-de-semana, miguelistas da primeira hora notaram o que entenderam como uma postura exuberante de Sérgio Marques, estranha ao seu comportamento habitual. Muitos se interrogaram sobre o tipo de acordo que possa existir entre Sérgio e Miguel e que justifique os avanços do antigo eurodeputado. 
Começou a correr a informação, não comprovada, de que o novo líder do PSD-M conta com Sérgio para, a qualquer momento, consoante as oportunidades, desalojar Paulo Cafôfo da Câmara do Funchal. Esse poderia ser o tal acordo. Mas os próprios social-democratas que apoiaram Albuquerque nas eleições internas põem essa possibilidade em causa. O conflito à volta da escolha do candidato laranja para as eleições autárquicas de 2013 no Funchal, câmara de onde sairia Miguel Albuquerque, deixou prejudicada a imagem daquele que foi primeiramente indicado por Jardim, Sérgio Marques. Como se sabe, quem acabou por avançar foi Bruno Pereira.


Os miguelistas mais radicais, perante o que consideram um inexplicável crescendo de Sérgio na nova conjuntura social-democrata, até pelo modesto número de votos que alcançou nas eleições internas, dizem não esquecer as intermináveis ofensas dirigidas à candidatura de Albuquerque durante a campanha - por apoiantes dele, Sérgio. Agitam também a sondagem, de resultado irreal e surpreendente, encomendada pelo ex-eurodeputado. Que não lhe ficou bem, insistem.
Outros miguelistas, ainda relativamente ao fim-de-semana de congresso, recordam a intervenção de Sérgio a condenar os tachos, as cunhas e o amiguismo, insinuando esses miguelistas não ser o ex-candidato a pessoa indicada para falar desse tema.
Outra atitude de Sérgio que os novos quadros do PSD não esquecem: ter aparecido em público, logo a seguir à primeira volta, anunciando que iria reunir-se com Manuel António e com Miguel Albuquerque, para ver a quem dar o seu apoio na segunda volta.
Atitude que não fez aumentar nada a popularidade de Sérgio Marques.

Já ontem, alguns elementos sentados à frente do presidente da comissão política eleita estranharam que Sérgio, membro daquele órgão por inerência, tenha tentado empolar a importância do gabinete de estudos a que vai presidir. Tendo precocemente falado de grupos, vice-presidentes, pastas. Um entusiasmo que os mesmos comissários estranharam.

A euforia também levou a que se perguntasse, na mesma reunião, por datas para a criação das novas comissões políticas concelhias e outras diligências a fazer. De tal modo que foi o próprio Miguel Albuquerque a tratar de arrefecer o entusiasmo exagerado, observando que a prioridade actual está nas eleições legislativas antecipadas e que o resto fica para depois de Março. 


Ter passado partidário afinal é bom ou mau?


A ascensão à ribalta partidária de Adolfo Brazão, pela mão de Albuquerque, não é decisão que arrebate grandes aplausos aos novos dirigentes do PSD - e muito menos aos antigos. É verdade que a palavra de ordem da candidatura foi 'renovação', porém circula no partido a ideia de que Adolfo "é renovação a mais". Porquê? Porque 90% do partido não o conhece de qualquer campanha eleitoral ou outro tipo de militância. Mesmo no congresso, Adolfo Brazão esteve na sessão de abertura mas, apesar de saber que seria eleito presidente da Mesa no dia seguinte, "desapareceu" para só voltar na sessão de encerramento - a que aliás já presidiu.
Cabe perguntar: afinal ter currículo, ter passado militante, é bom ou mau numa onda renovadora? 
O certo é que a promoção de Brazão causou tanto impacto que elementos próximos de Albuquerque se convenceram de que seria o novo presidente da Mesa o social-democrata proposto para presidente da futura Assembleia Legislativa. Mas essa é uma possibilidade que hoje, ao contrário do que admitimos, não existe. Razões que conhecemos parecem levar o próprio Adolfo Brazão a não querer o cargo, preferindo outra situação. 
Garante-nos uma fonte necessariamente infalível que Adolfo Brazão não será proposto para aquele cargo. Nem ele nem outros nomes já citados. Mais: não há escolha feita.


Barões empurrados para as bases

Não apenas no seio da nova comissão política miguelista se manifestam alguns sintomas de agastamento, assim de forma tão precoce. 

Ouvimos algures esta observação: Albuquerque prometeu homenagear os antigos autarcas... e já começou a fazê-lo: correu todos eles dos órgãos do partido.
No conselho regional, observam os críticos, não reentraram Manuel Baeta, Arlindo Gomes, Emanuel Gomes, Ismael Fernandes. Todos eles apoiantes de outros candidatos internos que não Albuquerque. Mas lá está Savino Correia.
No tocante ao grupo parlamentar - que Tranquada Gomes convocou para uma reunião amanhã às 10, na sede da Rua dos Netos, ele que parece interessado em concorrer à presidência da ALM -, no grupo parlamentar aconteceu a vários não-miguelistas o mesmo que aos antigos autarcas. Por exemplo, Edgar Gouveia e Paulo Fontes. 
A militantes de base estão reduzidos também governantes actuais, por motivos evidentes: Jaime Freitas, Jardim Ramos, Ventura Garcês e Cunha e Silva - este por recusar o convite para membro de um órgão de que era presidente. 
Barões do PSD - não só do antigamente - fazem notar que até os ex-presidentes da JSD caíram no basismo. Quem? Falam-nos de Coito Pita (além de presidente da Jota foi vice-presidente do partido e membro da direcção do grupo parlamentar), Medeiros Gaspar e Rui Fernandes. 


'União' de Albuquerque: preso por ter cão...

Esta situação de hesitações, incertezas e ansiedade é normal num processo de sucessão como este do PSD-M. Miguel Albuquerque prometeu mudar, mas teria forçosamente de estacar nesta bifurcação: renovar escamoteando valores do partido só porque são rostos com alguns anos de visibilidade? Manter quadros antigos deixando fora militantes que acreditaram numa renovação em força e o apoiaram desde a primeira hora, quando era perigoso fazê-lo?

É o caso de "ser preso por ter cão e preso por não ter".
A constituição de listas para o parlamento será, adivinha-se, um processo delicadíssimo, tantos os candidatos a candidatos. Os miguelistas antevêem muitos problemas e amuos. Quem, da Ponta do Sol, deve ir para a lista em lugar elegível - Gualberto Fernandes ou Virgílio Pereira? Na Ribeira Brava, Nivalda Gonçalves ou Clara Tiago? E assim por todos os concelhos. Para não especificar o Funchal, porque aí... 
Não será má ideia Miguel Albuquerque e os mais directos colaboradores vacinarem-se para as epidemias que aí vêm. Até porque a oposição está a demorar uma eternidade a dar sinal de vida, mas encontra-se às portas da batalha, salvo seja.

36 comentários:

Anónimo disse...

Existe uma sede enorme de vingança neste novo PSD... A ideia é escorraçar tudo e todos aqueles que foram contra Albuquerque. Mas vão com muita sede ao pote. Os lugares são datados, quanto mais não seja oppela alteração estatutária que colocaram de 12 anos no cargo. É preciso que Albuquerque tenha cabeça e sentido "de Estado" para unir as hostes que ao contrário do que se pensa não estão assim tão unidas como se diz por aí. Lembrem-se o que fez o próprio Albuquerque quando encostado...

Ranger disse...

Os únicos que vão ficar bem são os que entraram na disputa eleitoral interna sem almejar prebendas e morgadios. Quem nada espera, nada pode perder - isto quando se olha para a coisa de uma forma egoísta e de favorecimento pessoal pode dar amargos de boca.
E desses entes amargos e invejosos estamos todos cheios, e o Bem Comum dos cidadãos rejeita-os liminarmente.
O Maestro Miguel há-de saber compor a orquestra.
Tem de.

Toupeira disse...

Sr. Calisto, se os problemas fossem apenas esses... O sr. Sérgio vale 355 votos muitos deles em Santa Maria Maior. Não tem impacto nenhum no partido. Ninguém vê nele alternativa a nada. Tem agora a mania que é um "santinho" mas o partido conhece-o. O antigo sócio do Jaime Ramos, antigo braço-direito dos Sousas monopolistas, sócio do falido arquiteto Melim, sócio do falido Choupana Hills, empresário de um turismo rural que ninguem sabe quando funciona, tem de facto uma grande capacidade de mudança. Um camaleão. E a aldrabice da sondagem das diretas que foi um embuste vergonhoso?! Nunca foi realizada sondagem alguma. Só por isso deveria ter sido posto de lado, por não ser sério. Sr. Calisto vou fazer-lhe um desafio: conhecendo o dr. Sergio e a sua capacidade para a ineficácia e a lentidão, e um apoiante incondicional e seguidista de Passos Coelho (o que revela o perigo desta personagem protegda pelo dr. Albuquerque) , por cada estudo valido e útil que ele divulgue pago-lhe um cozido...

Toupeira disse...

Sr. Calisto, mas há mais assuntos a abordar: sabe que esta nova quadrilha que manda no PSD todos os dias fala nos tachos a distribuir entre si? Os proximos diretos do dr. Albuquerque tentam manipulá-lo e já reclamam lugares de deputados ou secretários e alguns deles estão a usar amigos e familiares para falarem nos seus nomes, incluindo na comunicação social. Isso mesmo era dito na primeira reunião da Comissão Política no grupo que estava sentado ao fundo da sala, mais distante do dr. Miguel Albuquerque. E que é que o sr. Calisto sabe das ligações entre alguns destes indivíduos e a maçonaria? Tente saber se é ou não verdade que o dr. Sérgio também tem ligações a esta sociedade secreta tal como o Lino Abreu do CDS? Talvez perceba porque razão o dr. Sérgio é tão protegido e promovido pelo dr.Albuquerque. Veja o que se passa com o PSD de Lisboa e a Maçonaria e depois diga o que pensa deste tema no caso do PSD madeirense. Que relação há entre alguns gabinetes de advogados do Funchal - com graves problemas financeiros para não dizer pior - e os novos dirigentes do PSD madeirense? Quais os gabinetes de advogados que vão ter trabalho a começar pelo advogado Adolfo Brasão que praticamente já não tem clientes como acontecia com o dr. Albuquerque? Fale-nos disso sr. Calisto. Vi que começou a receber sugestões de dentro do próprio PAD madeirense. Anote estes pontos na sua agenda. O sr. Calisto ficará admirado com tanta promiscuidade.

Anónimo disse...

União ........ só o da bola!

Anónimo disse...

Sergio Marques está com muita força nesta Comissão Política e isso foi visível neste Congresso. Conseguiu eleger os seus, passando a perna a alguns "miguelistas", e já toma decisões sozinho, esquecendo-se de consultar a nova comissão política, uma vez que convidou quadros do partido para Vice presidentes do GERE e a comissão política não queria apelidar os cargos de "Vice-presidentes". Prevaleceu a posição de Sergio Marques. Mas que rico acordo tem o Sergio com o Miguel. De certeza que o Manuel António não dava tanto ao ex-eurodeputado.

Avental Pelas Mamas disse...

Maçonaria, lobby gay e lobby da incompetência a mexer os cordelinhos. Os nomes escolhidos para cargos do PSD foram o primeiro sinal

Anónimo disse...

Adolfo Brazão não tem "passado" para ser Presidente do parlamento. Renovar, renovar mas nada de loucuras

Anónimo disse...

Quarenta anos com esta gente a governar e ainda se dá tanto tempo de antena a mais do mesmo com carinhas larocas, sempre as mesmas um pouquinho mais jovens mas velhas de ideias objectivos apenas de poder.

Anónimo disse...

Albuquerque tem toda a legitimidade de escolher quem quer. Se a marca foi renovação, então, é natural que renove caras, muitas, afastadas das lides partidárias, que experimentaram o deserto do jardinismo.
O argumento de "escorraçar" e sede de vingança, só noto naquilo que o PS + (BE, PAN, MPT e PTP), todos metidos debaixo do braço dos socialistas sectários de Freitas, fazem por exemplo na Câmara do Funchal naquela sede persecutória que os alarves da Mudança fazem aos funcionários, sem qualquer critério.

Anónimo disse...

Nivalda Gonçalves ou Clara Tiago? Boa pergunta

Anónimo disse...

Albuquerque disse uma frase que nunca me vou esquecer,falava então sobre os autarcas e disse o seguinte "esta é minha praia".
Por muitos defeitos que possam apontar a Cunha e Silva,de uma coisa é certa,nunca poderão dizer que Assembleia não é a praia de Cunha e silva,acho que esse foi o seu mal. deveria ter continuado como vice de então, hoje ou ate mais cedo com naturalidade seria e tem perfil,experiencia,competência para ser lider da assembleia.sejamos realistas e lanço aqui uma pergunta.
Quem é o politico de há 40 anos a esta parte que teve um percurso cem por cento limpo,eficaz,sem erros a apontar tanto nos vários governos como nas varias câmaras?
Falam que Sérgio atacou este,aquele,lançou sondagens...pois eu assisti e acho que foi um direito que me assistia enquanto militante deste partido a todas as sessões de esclarecimentos de todos os candidatos,porque,só assim podia ficar ilucidada e votar em consciência.ouvi de tudo...hoje posso dizer que votei em Albuquerque, só não votei em cunha e silva por este não querer eleições anticipadas,ou pelo menos defender tal situação,no entanto devo dizer que foi o único que não atacou os colegas candidatos,foi o único que não procurou fazer lavagem de roupa suja,foi o único que sempre disse que a oposição estava na rua e não dentro do PSD.Manuel Antonio o discurso do seu mentor,Miguel de Sousa lavou,lavou que se fartou e enojou.
Dito isso meu caro presidente não tenho a menor duvida que a presidencia do governo ficar-lhe á bem entregue assim como, e a ser verdade o que o DN diz a presidencia da assembleia a Cunha e Silva.
Muito honestamente.
Saudações sociais democratas .

Anónimo disse...

Em relação ao comentário das 23.20, apetece-me apenas perguntar: Mas esta gentinha tem de estar na política toda a vida?
Não há outros?
Seja feita a RENOVAÇÃO!!!

Anónimo disse...

Já há rataria nesta comissão política? Estamos bem tramados

Anónimo disse...

Pelo comentário das 23.20,que penso ser de uma senhora devo dizer o seguinte.gostei do seu comentário,subcresvo o que diz, acrecento ate que penso que os comentários que se tem lido aqui e noutros meios de comunicaçao sobre a ida de Cunha e Silva veem do lado da oposição...sabem de ante mão que não terão vida facilitada,não haverá deputados deitados pelo chão,deputados com bandeiras nazis,com farda militar...porque da nossa parte PSD todos reconhecemos o valor que o dr Cunha e Silva tem como parlamentar,disso não há duvidas.

Anónimo disse...

Não,não teem todos de continuar é uma verdade,por essa sua ordem de ideias fechava- se o PSD e abria- se com nova gerência porque ate o dr Miguel Albuquerque tinha que sair,afinal de contas é da velha guarda.
Agora, tem que contar com a alta experiência de certas pessoas para certos cargos de ponta, juntar sangue novo logo á rectagurda para daqui a dois três anos poder lançar uma nova e boa geração como foi a dele.
Com esta onda de euforia...metam tudo gente nova e depois digam que se espalharam...Alberto João nunca meteu um misto de novos e velhos,foi sempre de velhos atrás de velhos e só depois novos.pelo menos foi assim nos últimos anos.
Esta é a minha opinião caro comentador das 23.47
O que a oposição quer é isso mesmo,só novos...não me espanta que a maior parte dos comentários aqui escritos sejam precisamente dessa mesma oposição para destabilizar.

paulo disse...

Uma grande percentagem dos militantes do PSD na Madeira, nao sao sociais democratas, nem sabem isso o que e, simplesmente tornaram se militantes, uns para ver se conseguiam casa, outros emprego, outros tacho, na era grande chefe nao deu para satisfazer todos, com a hipotese de novo lider, muintos pensaram que iria chegar agora a sua vez. O PSD de Albuquerque sera formado por seus amigos proximos e alguns da velha guarda senhorial, quanto aos outros militantes continuem a sonhar, um dia quem sabe, o cartao PSD ira concretizar os vossos desejos.

Anónimo disse...

O que esperavam tanto palco para 150 votos. Sergio marques está a ter melhor tratamento do que a aceitação pelos militantes. Há quem mereça mais a Nivalda, a sara madruga e o francisco nunes.

Anónimo disse...

Sergio Marques é só Gabinete de estudos-uma prateleira dourada só depois das eleições. Agora prioridade é outra.
Adolfo Brazão, calma , foi só renovação no congresso. de resto calminha
Clara Tiago? Claro que Nivalda que tem trabalho feito. Clara espera mais um mandato e logo se vê.
Albuquerque se renova é demasiado. Se não renova é maios do mesmo. É só intrigas. Cuidado Fénix com essas fontes que querem baralhar.

Anónimo disse...

Já não reconhecemos esse valor de parlamentar a esse senhor da calheta. Só fama. Não dá votos. Vejam os 8 do Estreito da Calheta. Nem os grupos de trabalho votaram nele.

Anónimo disse...

Agora parece que está em moda bater na União de Albuquerque
Até o Spinola vem para o Diário dizer que está tudo na mesma, quando no congresso albuquerque indicou mais de uma dezena de ideias e decisões novas.
Spnila diz-me com quem andas e vê se tratam melhor o lixo do Funchal como já disse aqui o Raimundo Quintal.
E a querqus que é feito dela. Agora só interessa a política do dinheiro ....Deslumbrados...isso mesmo , também pelas acumulações....

Anónimo disse...

Quando leio certos comentários só me dá vontade de vomitar, ver os apoiantes da candidatura do Nuno Teixeira, peço desculpa, do Cunha e Silva a escreverem que ele merece ser presidente da ALRAM. Ele merecia era ser colocado num barco, e afundar esse barco com aquela rataria toda!

Já dizer que o Sérgio é bom, é o mesmo que dizer que Jaime Ramos é bom político.

Gostei daquele comentário da pessoa que assistiu a todos os candidatos e só não votou no Cunha e Silva por causa das eleições, mas votava por causa da Marina do Lugar de Baixo, por causa das sociedades de desenvolvimento. Votou no Albuquerque por causa do Jaime Ramos, do Jaime Filipe e da dívida bem superior da CMF??? Que gozo

Anónimo disse...

O dr. João Cunha e Silva esteve no Governo Regional nos últimos 14 anos. Teve uma experiência política enriquecedora a coordenar grandes obras - as das sociedades de desenvolvimento e depois as da Lei de Meios. Já prestou o seu relevante serviço à Região e seria injusto pedir-lhe agora um novo sacrifício para ser presidente da Assembleia. Os políticos também têm direito a um período de descanso e julgo que chegou esse momento para o dr. Cunha e Silva.

Anónimo disse...

Nivalda para Presidente de Câmara para mandar embora o Ricardo e aqueles gémeos da panela de pressão. Mas também vai como candidata a deputada.
Ribeira Brava merece que Nivalda fique em tudo câmara, assembleia e governo e grupo parlamentar.
Clara tiago foi boa para dar votos e andar a fazer trabalho de piolho.

Anónimo disse...

Nem mais caro comentador das 11.15 Albuquerque,Miguel Sousa,Guilherme Silva,Cunha e Silva,correia de jesus,Hugo Velosa,Manuel Antonio,Sérgio Marques e mais alguns deviam cessar por aqui porque cada um á sua maneira já prestaram excelentes serviços á região.

Anónimo disse...

Anónimo das 12.07,...
as eleições para a câmara é só em outubro de 2017, ou sejam falta mais de 2 anos e meio e até lá Nivalda pode ficar em deputada e logo se vê,....
quanto aos gémeos,...esses não fazem parte da câmara,...

Anónimo disse...

Quem lhes dera o Cunha e Silva ou Manuel António terem alguém com os curriculos do Adolfo Brazão e do Sérgio Marques.

Anónimo disse...

Querem pôr o Cunha na Assembleia? Ponham-no mas é a destruir a obra defeituosa que ele construiu. Mas sem ordenado. Já recebeu milhões de todas essas obras inúteis. Voto no Cunha para pedreiro!

Anónimo disse...

Ainda não percebi qual é o problema de ser maçon!!!
Sabem ao menos o que é a maçonaria?
Tentem informar-se,pesquisem,vejam bem com que objectivos foi criada,e aí sim,opinem!!!!
Faz-me sempre espécie essa história: cuidado,tem ligações à maçonaria!!!!!
So What??????????? E eu não sou maçon....

Anónimo disse...

obviamente clara tiago. é uma senhora e apoiante do nosso miguel desde a primeira hora.
boa representação da ribeira brava

Anónimo disse...

Concordo com o comentário das 15:04, de facto Clara Tiago é uma senhora e desde a 1ª hora que deu no duro para conseguir os resultados em 2012 na altura em que todos tinham medo, parabéns Clara, grande resultado na Ribeira Brava, que te dêm o devido valor pois caso contrario nao vou mais perder tempo com votos....obrig

Anónimo disse...

Lá se foi a Clara, porque a Nivalda agora anda pintada e parece uma "albuquerquenete".

E o Cunha será o presidente da ALRAM para impor a ditadura que tanto deseja. Viva à renovação! Viva ao Albuquerque, ele vai deixar-nos a pão e água ou sem pão. Como aconteceu naquele comício.

Anónimo disse...

Julgo que o Miguel Albuquerque nunca poderá esquecer todos aqueles que estiveram consigo desde a 1ª hora, mau mau se isso acontecer!! Que os interesses económicos não se sobreponham ......
cuidado os eleitores sabem quem sempre apoiou Miguel Albuquerque!!
clara tiago fez um excelente trabalho e tem muito boa reputação no concelho que a viu nascer!! É fácil chegar e vencer quando o trabalho de casa ja estava feito e esse TPC foi feito pela advogada clara tiago ninguem pode negar isso...

Anónimo disse...

Para os mais distraídos, os resultados internas vieram mostrar que o peso político de Cunha e Silva é ZERO.
Tem experiência política e perfil de estadista, sim senhor. E é só.
Falta de empatia com as bases e com a população e acima de tudo, um dos rostos mais visíveis e influentes de um jardinismo no seu estertor.

Anónimo disse...

Aos canalhas que dizem não ter sido feita qualquer sondagem, aqui está ela validade pela ERC. Não são os militantes do PSD que adoram Sérgio. São os madeirenses, e esses é quem importa conquistar agora.

http://www.erc.pt/download/YToyOntzOjg6ImZpY2hlaXJvIjtzOjQxOiJtZWRpYS9zb25kYWdlbnMvb2JqZWN0b19vZmZsaW5lLzUyMC4xLnBkZiI7czo2OiJ0aXR1bG8iO3M6MTM6ImZpY2hhLXRlY25pY2EiO30=/ficha-tecnica

Anónimo disse...

Estive a ver a sondagem e vem no ponto 6 que o objectivo dela é conhecer a intenção de voto dos residentes da Madeira para as eleições Regionais. Não é a intenção de voto dos militantes nem é para as internas do PSD. Isto quer dizer que o Sérgio tem muito apoio nos madeirenses, não necessariamente do militantes. Não sei qual o problema. Talvez assim percebam porque é que ele é tão importante para as Regionais de Março.