Powered By Blogger

domingo, 8 de fevereiro de 2015


LEVADAS DA MADEIRA – DOCUMENTÁRIOS
1º EPISÓDIO - MONUMENTO OCULTO

Levada do Ribeiro Bonito

As íngremes escadarias de poios e as levadas são as mais belas peças do património cultural madeirense. Com a construção dos pequenos tabuleiros de solos aráveis e a irrigação das terras mais secas e quentes do sul, sucessivas gerações conseguiram edificar espetaculares paisagens humanizadas, dignas de provocar admiração e impor respeito aos visitantes.
Ainda hoje pouca gente sabe que os túneis mais extensos da Madeira foram construídos para possibilitar a circulação da água do norte para o sul da Ilha, antes de haver farto dinheiro da União Europeia. O maior, com 5.100 metros de comprimento,  atravessa a cordilheira central entre a Fajã da Nogueira e a Ribeira de Santa Luzia, o segundo, com 4.300 metros, perfura a montanha entre a Ribeira Grande de São Jorge e a Ribeira Seca do Faial. Ambos integram a Levada dos Tornos, que totaliza 106 Km de canais principais. Esta obra monumental, edificada na década de sessenta do século XX, foi projetada por competentes técnicos nacionais e construída por valentes operários madeirenses com equipamentos muito mais rudimentares que os utilizados na abertura da teia de túneis rodoviários da “Madeira Nova”.
Em 1991 escrevi os guiões de 6 documentários, com cerca de 30 minutos cada, sobre o sistema de irrigação da Ilha da Madeira.
A série LEVADAS foi exibida em 1992 na RTP-Madeira e em 1993 na RTP-Internacional, tendo sido nesse ano selecionada para o Guia do Audiovisual Europeu.
Em 1994 o Governo Regional chegou a esboçar uma candidatura das Levadas da Madeira a Património Cultural da Humanidade, que não chegou à UNESCO.
Na passada quinta-feira, 5 de fevereiro, a Assembleia da República aprovou por unanimidade uma proposta do Partido Ecologista – Os Verdes, visando impulsionar a reabertura do processo iniciado em 1994 e que há duas décadas se encontra desaparecido algures numa gaveta ou prateleira do Governo Regional.
O Governo que resultará das eleições do próximo dia 29 de março, deverá com a maior urgência dinamizar o processo de candidatura das Levadas da Madeira a Património Cultural da Humanidade, processo que terá de ser complementado com um investimento na recuperação de canais históricos abandonados (como por exemplo a monumental Levada do Curral e Castelejo) e na correção de obras realizadas nos últimos anos que descaracterizaram uma série de levadas (como por exemplo a Levada do Pico da Urze, no Paul da Serra).
Entendi ser este o momento oportuno para voltar a difundir as imagens e as histórias da série LEVADAS, que realizei com o apoio de uma extraordinária equipa técnica da RTP-Madeira, de quem guardo muita saudade. Aqui fica, para já, o primeiro documentário, intitulado MONUMENTO OCULTO (http://www.youtube.com/watch?v=nSLaUNzLBYk), o único que também foi exibido em inglês (http://www.youtube.com/watch?v=SiAMAubo2TM).
Nos próximos dias serão divulgados os restantes episódios, com o objetivo de ajudar a compreender porque razão as Levadas da Madeira têm qualidade para serem elevadas à categoria de Património da Humanidade.

Levada do Curral e Castelejo

Texto e Fotos: Raimundo Quintal

Sem comentários: