Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de março de 2016

Ainda o 'arrota das estrelas'

Costuma dizer-se que quanto mais se mexe na gastroenterite, mais o cheiro piora. No entanto, por uma questão de justiça, temos de realçar que houve mais órgãos, além dos citados, a considerar que jornalismo é a arte de levar aos cidadãos o que é de interesse e não a arte de esconder o que é embaraçoso para os interesses. Neste caso, referimo-nos à 'Sábado', que, apesar de também lá ter ido 'almoçar grátis', preferiu fazer o seu trabalho a ficar arrotando postas de deontologia jornalística para enganar papalvos, essas Fugas para a frente que não dignificam a função de informar.
Assim, com a devida vénia, reproduzimos a peça da 'Sábado', cuja jornalista destacada também foi atingida pela luxúria Michelin.


91 COM SINTOMAS DE GASTROENTERITE
EM JANTAR COM CHEFS MICHELIN 


 jantar era de luxo, 11 chefs Michelin, 6 com duas estrelas e pratos assinados por nomes como José Avillez ou Erik van Loo. E não faltou luxo: houve raviolis de lavagante e gengibre, minicones de lagostim e carabineiro (inspirados no famoso Cornetto de Morango), um muito solicitado xerém com bacalhau e esferificação de amêijoa à Bulhão Pato, sushi, sashimi, e mais, claro. Pelas 28 bancas de comida e bebida passaram ostras, foie gras, queijos, charcutaria, cozinha molecular, pastelaria diversa - e igualmente estrelada - vinhos e espumantes. O que não estava no programa foi o que se seguiu: 91 das cerca de 500 pessoas envolvidas no Kitchen Alive, que decorreu no passado dia 19 de Fevereiro, no Funchal, tiveram sintomas de gastroenterite e de intoxicação alimentar.



"Apurámos cerca de 91 casos (referimos cerca pois alguns comunicaram a possibilidade da origem da indisposição ser prévia) com diferentes graus de intensidade e duração do mal-estar sentido, incluindo sete casos de hóspedes do hotel. Não nos foi reportado nenhum caso de internamento em hospital ou clínica, apesar da existência de alguns recursos ao ambulatório", confirma fonte oficial do grupo Porto Bay, organizador do festival gastronómico Rota das Estrelas - o Kitchen Alive é o jantar volante que inaugura o evento.

Uma das pessoas que recebeu assistência foi a jornalista da SÁBADO presente no jantar. Numa primeira fase, sábado, dia 20, por volta das 21h, o grupo Porto Bay chamou um médico ao hotel. Mas, cerca de uma hora depois, e como os sintomas não melhoravam, foi preciso recorrer às urgências do hospital do Funchal. As análises apontaram para uma infecção, causada por uma bactéria. Depois de três horas a soro, a indisposição melhorou. A jornalista da SÁBADO foi acompanhada ao hospital por um dos membros da equipa organizadora do evento, com quem se manteve em contacto até regressar a Lisboa.

A maior parte dos casos foram reportados no domingo e na segunda-feira. "Assim que nos apercebemos da existência de vários casos de mal estar associados ao Kitchen Alive, tomámos a iniciativa de contactar as pessoas presentes no evento, clientes e convidados, no sentido de perceber, acompanhar a evolução e prestar o apoio possível", adianta a mesma fonte. Depois, a organização contactou os auditores externos de segurança alimentar. "Recolhemos os produtos mais susceptíveis do Kitchen Alive, os quais foram enviados para análise em laboratório externo. Aguardamos ainda resultados".

A Rota das Estrelas é um dos mais importantes festivais gastronómicos nacionais - reúne chefs Michelin mundialmente conhecidos, além dos mais importantes a nível nacional. A edição de 2016 teve início, como habitualmente, na Madeira, com a organização do chef Benoît Sinthon, responsável pelo Il Gallo D'oro (uma estrela Michelin). E o Kitchen Alive atingiu, este ano, níveis de participação recorde. "Reuniu mais de 400 pessoas, entre hóspedes dos hotéis Porto Bay, clientes locais e convidados. Contou, também, com a presença de uma equipa de mais de 100 pessoas - chefs, profissionais de cozinha e estagiários"

SÁBADO esteve na Rota das Estrelas a convite do grupo Porto Bay

2 comentários:

Anónimo disse...

Sublinho: "Neste caso, referimo-nos à 'Sábado', que, apesar de também lá ter ido 'almoçar grátis', preferiu fazer o seu trabalho a ficar arrotando postas de deontologia jornalística para enganar papalvos, essas Fugas para a frente que não dignificam a função de informar."
Toma DN, mais uma!

Anónimo disse...

tem gente que está acostumado a comer lixo em casa e quando come fino caga-se todo


Dr Trindade tem de rever a lista de convidas e só aceitar gente que está acostumada a comer bem e não esfomeados que querem aparecer e depois dizem mal