Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Eleição de delegados na JSD-Madeira



CAROLINA VAI PARA CONGRESSO
COM LIGEIRA VANTAGEM







A escolha de delegados nas eleições deste domingo indiciou equilíbrio entre as duas candidaturas em campo, no que diz respeito às concelhias da zona oeste da Madeira. O cômputo dos resultados na Ribeira Brava e na Ponta do Sol é inconclusivo. 
Na terra do visconde, Carolina Silva recebeu votos que lhe garantem 10 delegados. André Alves fica com 5 delegados. 
Em contrapartida, André Alves, considerado o candidato apoiado pelo actual aparelho social-democrata, venceu na Ponta do Sol pela margem de 6-2, em delegados.
Se deixarmos de parte a eleição na Calheta, onde concorreu este domingo uma única lista que julgamos desalinhada, elegendo 8 delegados, o resultado global prático da última jornada da corrida é a vitória da deputada Carolina Silva por um escasso delegado.
Objectivando: os dois concorrentes à sucessão de Rómulo Coelho na liderança da JSD-M chegam ao congresso dos dias 16 e 17, no Fórum de Machico, com uma diferença de 24 delegados: 108 para Carolina, 84 para André. Faltam apenas os 8 delegados da Calheta para perfazer os 200 delegados eleitos, com direito a voto.
Há um aspecto que não pode ser descurado: estarão no congresso mais cerca de 100 delegados também com direito a voto... por inerência. Os quais terão papel decisivo na discussão final, obviamente.
Ou seja, Carolina Silva entra no congresso com uma vantagem que não parece imbatível. A campanha eleitoral continua ao rubro por mais duas semanas.
Não houve muitas eleições internas tão disputadas na história da JSD-Madeira.

Sem comentários: