Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017


A CASA ASSOMBRADA



Alberto João Jardim


A casa assombrada é o edifício da Assembleia Legislativa da Madeira. 
Vive sob o temor dos fantasmas. 
Não do assassinado rei, pai do Hamlet, ou do marido traído da Lady Macbeth. Aliás insusceptíveis de ali serem entendidos, se acaso por lá aparecerem. 
Não. O fantasma é o jardinismo. O terror do jardinismo que, ao longo de tantos anos, por actos e obras esforçados, levou o Povo a não votar nos tansos. 
O terror de que o jardinismo volte, uns percam o tacho e outros expectativas. 
E eu a rir da tontaria. 

Mas foi isto que se que viu na discussão do Orçamento Regional. A imagem de uma Oposição indigente quanto ao Conhecimento, preguiçosa quanto ao Trabalho - é esta “geringonça à madeirense” que se apresenta como “alternativa”?!...
Em vez de cada partido da Oposição se afirmar através das respectivas estratégias próprias, optaram pela preguiça. 
Optaram pela preguiça, repetindo exactamente as mesmas patetices estéreis que já lhes ouço desde 1978. 
Optaram pela preguiça, até no vocabulário. Continuam a falar contra o “betão”, não querem investimentos, os Empresários madeirenses não prestam, bons são os do fora e se ingleses melhor, um Orçamento onde metade  é para a Educação e Saúde e Solidariedade, segundo eles não é Social, só seria se todo o dinheiro fosse para distribuir em borlas, almoços, sacos de arroz, cabazes de compras quase sempre para quem não precisa mas que rendem votos. Os Madeirenses não deviam ter vias rápidas, nem aeroporto, nem escolas, nada.
Já estão a ver o que seria um Governo Regional destes tipos!
O dinheiro todo para comezaina e copofonia eleitoralista, nada de Investimento, nada de Emprego (pois eles vão dar tudo...) nada de incentivos às Empresas, nada de Desenvolvimento Sustentado!...
Comes e bebes!...
A Oposição optou pela preguiça, pois limitou-se a, comodamente, andar a reboque das obsessões e raivas do candidato dos interesses da “esquerda caviar” em que tudo continue na mesma, de nome da pequena árvore que dá pêras!
O terror que a Oposição vive na casa assombrada! Agravou-se quando viu não estar a funcionar um “pacto de silêncio” renovadinho, que só disparava suicidamente contra os seus e o seu incontestável capital político-cultural. 
A propósito. Nestes dois anos e tal, quais os nomes dos estrategas “renovadinhos” que iam dando cabo da Madeira e do PSD? Suspeito que também possam ser fantasmas do jardinismo, por conveniência agora encarnados na tolice...
A Oposição não contava com a excelente prestação de Pedro Calado e, sobretudo, com a Sua lição de ética política, abrangente de todos os que são Autonomistas e Sociais-Democratas. 
A Oposição desespera com o seu temor dos fantasmas da casa assombrada, e ainda mais se atrapalhou com o excelente cheque-mate que representou para eles a grande intervenção do Deputado Carlos Rodrigues. Perfeito mesmo, o desafio feito à Oposição aterrorizada pela assombração do Parlamento, de dizer claramente ao Povo Madeirense quais são as obras que não quer que se faça, já que ficou claro ser contra a feitura das vias rápidas e das vias expresso existentes. 
E que gozo dá ver, quem teve obra embargada por violar a legislação sobre alvarás, sendo um capitalista, pregar “moral” contra os outros Empresários! E ver a “comunagem” ainda a querer lançar mais impostos sobre os Madeirenses e Portossantenses!
É positivo voltar a ver o Governo Regional com bons ventos, a assumir sem complexos o seu Património histórico-político, bem como agora demonstrando a capacidade de torná-lo ainda maior e melhor. 
Até já voltou a Bandeira da Madeira nas iluminações, Identidade vergonhosamente apagada nos últimos dois anos. Para desgosto da maçonaria só falta agora, nas decorações, o retorno dos símbolos da nossa Cultura cristã do Natal. 
Por isso, não faz sentido um “tempo de antena” outra vez usado para atacar a própria Obra partidária, com comparações mentirosas e narcisicamente ridículas. 
Há pessoas que estiveram sempre na primeira linha política autonomista e social-democrata, mas agora querem fazer crer ao Povo que a Madeira foi “descoberta” em 2015. 
Mas que silenciam comprometedoramente ante a Oposição. 
Quando as coisas são fáceis de explicar. 
As dificuldades para a Madeira, desde 2005, resultam do desastre  causado pelos socialistas. 
Foi Sócrates que ia liquidando o País.
Ou não foi?!...
Por causa dos socialistas, então estivemos sob administração externa e os Portugueses pagaram o preço que pagaram. 
António Costa, com a incompetência política de Passos Coelho e dos seus amiguinhos aqui tutelados por ele, vai colhendo frutos da administração estrangeira e dos sacrifícios dos Portugueses, conseguindo fazer esquecer as verdadeiras culpas e danos causados pelo Partido Socialista. 
Aqui na Madeira tudo se complicou também, dados os estratagemas colonialistas-separatistas (PAEF) do Governo Passos Coelho, para o partido dele concretizar as suas golpadas internas na Região. 
Assim, agora, aquele que é ainda o Partido Social Democrata da Madeira tem muito trabalho pela frente. 
E urgente. 
As pessoas com Valores e Competências são o capital mais valioso de qualquer organização. Porque suscitam Confiança. 
Não podem ser trocadas por indivíduos virados para o relativismo, para o imediatismo e para o oportunismo, narcisos sem criatividade, servos do “politicamente correto” e da “opinião publicada”. 
E cito Mário Centeno, Ministro das Finanças de Portugal, independente num Governo socialista e eleito presidente do Eurogrupo: “encontrar bons caminhos e boas soluções, é questionar, é encontrar erros e desafiar os equilíbrios feitos”.


Funchal, 22 de Dezembro de 2017

Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim

31 comentários:

Anónimo disse...

As dificuldades da Madeira resultam dos governos da república desde 2005.
Cardoso Jardim nada teve a ver com essas dificuldades, nem mesmo a monstruosa colossal dívida que deixou.
Um anjinho.

Anónimo disse...

Pode o Calisto publicar ou não este comentário.
Mas, ao não publicar uma única linha sobre a morte de um seu ex-secretário regional, A.J.Jardim revela o seu carácter.

Anónimo disse...

"funchal atento"
Pois é, mas são esses mal agradecidos que usam o que foi feito nos ultimos 30 anos, fez bem ou mal.Mas fez.O que da gozo ver, são eles a passearem a pé ou de carro no betão do Jardinismo,ahahah comem muito queijo,(O que apetece dizer-lhes, O homem vá de carrocha ou a pé ou de rede).
Feliz Natal.

Anónimo disse...

Pelo que li ao longo dos tempos, acho que se fosse ao contrário, o mesmo aconteceria. Até na morte pessoas como você, aproveitam-se para lançar farpas. Só os hipócritas conseguem fazer crer que as "mazelas" causadas em vida se esgotam na morte.

Anónimo disse...

A QUINTA VIGIA já não manda nada , o poder está na Joao Gonçalves Zarco 71. Não vai ser fácil afastar os " pedreiros livres".

Anónimo disse...

Caríssimo sem dúvida alguma bem escrito, mas, foi o senhor que também ajudou a delapidar o PSD que construiu, não havia necessidade, não havia necessidade de apoiar o Cafofo, que tanto criticou e que tanto abominou, apesar de perceber que se sentiu traído, mas foi o Senhor que levou a isso, " ", agora é para rebentar pois os que lá estão não estão a ajudar. Espero que o Pedro Calado se candidate a líder do PSD, a ver se levamos isto em frente.

Anónimo disse...

Realço também a excelente intervenção de Humberto Vasconcelos, também ele destacado " pedreiro livre" deste governo, pelo conhecimento apurado dos dossiers, exposição clara e estratégia para o setor da agricultura e pescas. Sem duvida um dos melhores e muito seguro. Parabéns

Anónimo disse...

Para si, ajj, apenas um número 6.000.000.000,00€!

Anónimo disse...

E nós a rirmos da sua vontade e desejo enlouquecido de querar aparecer e dar lições.
Mas já que nada presta, volte e candidate-se para nós rirmos ainda mais.
Ou é só o Senhor que ri !
Raríssimas vezes o povo deixa de rir dos políticos e de si ainda Mais.
Apareça sempre por aqui..para nós rirmos um bocado.
Sim por aqui, porque numa TV Nacional (mas ninguém o convida) a risada seria estrondosa.

Anónimo disse...

Eu cá não sou da oposição nem do PSD por isso estou à vontade para falar.

O problema não é que os empresários de fora são melhores e que os empresários madeirenses são maus. Toda a gente vê que o problema é que continuam a alimentar os mesmos empresários na Madeira, os mesmos que super-prosperaram com o jardinismo. Continuam a fazer obras e concursos à medida para certos empresários. Se isso é que é a autonomia, essa autonomia interessa muito a esses empresários mas muito ou nada à generalidade da população. A Madeira não tem que ser uma sociedade fechada onde alguns empresários todo-poderosos continuam a ditar a política, onde os políticos andam a reboque da vontade desses poderosos prejudicando os interesses da população. E o Pedro Calado vem precisamente de uma dessas empresas todo-poderosas. E anda a exercer um cargo para o qual não foi eleito, o cargo de Presidente do Governo, pois na prática é isso que se tem visto. Dificilmente um construtor de fora ganha um concurso de uma obra aqui na Madeira. Qualquer empresa deveria ter as mesmas oportunidades na Madeira assim como qualquer empresa madeirense pode concorrer e ganhar obras lá fora. Esse protecionismo provinciano é agravado pela excessiva proximidade entre os nossos políticos que estão nos cargos de topo e os empresários madeirenses donos-disto-tudo.

Quanto à "excelente prestação de Pedro Calado" relembro que ele não foi eleito para assumir a postura de chefe do Governo, foi nomeado pelo Albuquerque. O inicio da prestação dele no governo mostrou ser excelente mas foi para as mesmas empresas de sempre, ávidas das grandes empreitadas. A prestação dele como governante já começou muito mal. As viagens dos estudantes não foram acauteladas atempadamente e o P.Calado acabou por ter que pagar muitas centenas de euros por cada estudante fretando um avião num negócio que revelou ser ruinoso do ponto de vista financeiro para os madeirenses.
Em relação ao ferry ele também não fez um bom trabalho, limitou-se a fazer o que fazia o anterior secretário, lança concurso, após concurso, e agora até quer impingir à população da Madeira um ferry sazonal que de nada ou pouco serve os madeirenses. Terá uma utilidade apenas para quem quer ir de férias no verão com o seu carrinho e para trazer e levar os carros do Rali Vinho Madeira (P.Calado também é piloto do rali por isso para ele cá vai ter utilidade). Perde-se todo o potencial do ferry para melhorar mobilidades, dinamizar negócios e ajudar a crescer a nossa economia. E fica assim por cumprir a promessa eleitoral do PSD que era trazer um ferry durante todo o ano a servir a nossa ilha.

Isto é o que sinto, não tem nada a ver com os partidos, mas sou eleitor e tenho opinião. E tb acho que o jardinismo nos trouxe uma divida monstruosa, foi feita muita coisa na Madeira mas também muita coisa que não fazia falta. Com uma divida tão elevada não nos podemos dar ao luxo de repetir os mesmos erros do jardinismo.

Anónimo disse...

Ohhhh Sr Calisto, desculpe, mas já não tenho pachorra nenhuma!! Nenhuma mesmo!!! É um disco riscado há décadas!
Que inferno....

Anónimo disse...

Pelo menos as empresas de cá pagam impostos cá, dão trabalho às pessoas de cá, etc, etc. Abra uma empresa e faça melhor, dizer mal sem solução perde a razão. Apresente sugestões viáveis. Sr. das 14.32. Feliz Natal.

Anónimo disse...

Seguríssimo, talvez devido ao seguro de Colheitas. Tanta ignorância....

Anónimo disse...

Anónimo das 15:49, acabar com a mamadeira não é uma sugestão viável? Então temos que ficar conformados com os esquemas e jogatinas só porque os privados são filhos da terra e têm muito dinheiro e poder? E o resto da população somos enteados? O ferry foi o Albuquerque que prometeu à população, agora não é viável? A mobilidade também não foi uma promessa dele? Porque é que foi preciso pagar uma fortuna por um avião para trazer estudantes? Que eu saiba o sistema de mobilidade atual também foi obra deste governo, não foi? Os estudantes deviam ter conseguido vir normalmente sem ser preciso esse avião extra pago a peso de ouro à TAP, coitada da TAP, tão necessitada que já não tem andado a lucrar imenso com esta rota. E nem encheu, vieram só 50 estudantes onde cabiam 172. Se não sabem governar e não sabem apresentar soluções viáveis que se demitam e deixem outros tentar.

Anónimo disse...

De uma coisa não tenho dúvida alguma,com Miguel Albuquerque este PSD não ganha eleições.
Leiam se tiverem um tempinho o artigo da jornalista Sónia Franco no DN de terça ou quarta feira salvo erro, estão lá todas as razões bem explícitas.
Miguel não tem condições algumas para liderar este governo,este partido e ser candidato em 2019.
A senhora escreve aquilo que toda a gente pensa e comenta.
Pedro Calado é sem dúvida a pessoa capaz de unir este partido e torna-lo capaz de ir a votos e vencer.
Pedro até pode estar a 200/300% com Miguel mas, será um trabalho inglório, a imagem de Miguel Albuquerque está gasta tanto a nível pessoal como profissional. O que se ouve mais hoje em dia é "se for Pedro o candidato voto PSD senão..."
Miguel Sousa no seu artigo de hoje não faz gato sapato de Pedro Calado como faz de Miguel Albuquerque.
Eu apoio como militante Pedro Calado em 2019 caso contrário a oposição pode contar com o meu voto.

Anónimo disse...

O das 12.12 tem razão. Cardoso Jardim não tem caráter. Mesmo com as divergências que depois os separaram, o mínimo que se esperava era uma nota sobre Gaudencio Figueira. Só denota a baixeza de Jardim, um personagem que já passou à história e não consegue compreender isso.

Anónimo disse...

A coisa mais foleira das iluminações voltou. Aquela horrorosa bandeira. Coisa mais terceiro mundista.

Anónimo disse...

Ainda tenho na cabeça este número: 6.000.000.000,00€ e o paef. Tão cedo não esqueço.Não me venham com conversas de culpas de Lisboa e de Sócrates.Não pega. É conversa para distrair.Pedro Calado? Estamos à espera para ver.Em 2018, como vai ser? O avião fretado, tarde e a más horas e o ferry, não são boa indicação.

Anónimo disse...

É preciso afastar o fantasma, e o fantasma é, de facto, o AJJ, ou seja, o jardinismo. O ponta de lança escolhido é Pedro Calado para reabilitar o jardinismo. Quem manda?
AJJ. E o resto do PSD é, neste momento, uma miragem. Miguel Albuquerque está fragilizado e é necessário encontrar nova liderança.
Vamos ver o que isto dá, mas passará, inquestionávelmente, por um congresso antecipado e afastar de vez o tal fantasma e suas almas gémeas e tenebrosas.

Anónimo disse...

Pedro Calado? Os tempos não são os do AJJ. O povo já está mais esperto e atento. Vai-se ver, mas estou meio desconfiado.

Anónimo disse...

Só pode estar a brincar. O Humberto? Esse só sabe tratar da sua vidinha.

Anónimo disse...

Tenho algumas dúvidas, porém dou-lhe o benefício da dúvida.

Anónimo disse...

Alberto Joao errou e muinto, mas que dizer dos politicos no ativo ?? PS ja vemos o que ai vem com Cafofo, CDS continua um partido de casino, grandes jogadas de sacristia, o JPP os tais que eram movimento que seriam diferentes blablabla, ja sao iguais ou piores, hipocratas puros, provaram do mel os manos metralhas, a primeira dama dos tachos de plastico faz lembrar a da rarissimas!!
Os comunistas teem o disco riscado a mais de 30 anos e dali nao sai.
Deixei para o fim o Gil Canha e a coelhinha sem duvida os unicos que falam as verdades .

Eu, O Santo disse...

Concordo com o anónimo que alega que vai haver uma "vaga de fundo" para que Calado seja o candidato do PSD-M às legislativas regionais. Com ele os "tachistas" têm mais hipótese de manter os "tachos".

Quanto a Albuquerque, mantenho a opinião que, nem pelo futuro de seus filhos, é capaz de tomar uma decisão justa.
Não sei como não percebe, que ele não está a so a gerir o futuro dos madeirenses e portossantenses e dos tachistas, mas tambem o seu.
Promessas de outrém? Albuquerque devia saber o valor das promessas...

Anónimo disse...

Doutor Alberto João, também li o discurso do sr. Gil Canha e só vi ressabiamento e a destilar ódio. Não ligue e siga em frente que a Madeira precisa ainda de pessoas como V. Excelência.

Anónimo disse...

Cardoso Jardim não destila ressabiamento nem ódio.
É uma autêntica pomba da paz. Um arcanjo.
O seu Renovadinhos é um impoluto blogue de bem dizer.

Anónimo disse...

Ao ler este artigo de AJJ, lembro-me do filme o Exorcista. E não é que é preciso exorcizar o nosso parlamento, o nosso governo, e o partido da maioria PSD?. Há fantasmas por todo o lado e nem um antigovernamentais Bispo cá do burgo teria poderes suficientes para exorcizar toda esta maralha. Talvez, e não sou especialista na matéria, tenhamos de exorcizar a cabeça, ou seja, AJJ.

Anónimo disse...

Um tipo que deixou milhares de madeirenses a pão e água e forçou centenas de outros a emigrar à procura de pão, fez uma dívida mosntruosa que ninguém consegue pagar, para satisfazer o srº Jaime Ramos e Farinhas desta terra, ainda tem a desfaçatez de vir falar em casas assombradas? O tipo está pior que aqueles bispos do Reino de Deus! É preciso meter medo nesta gente, que depois de mim vem o dilúvio! Só no meio de ignorantes é que tem sorte!

Anónimo disse...

Eu também gosto de rir-me das tontarias do Jardim.
Depois lembro-me da dívida oculta, PAEF e da hipoteca da autonomia e do futuro dos madeirenses que este indivíduo deixou de herança...

Anónimo disse...

O senhor deve andar à sombra do guarda-chuva do Sr. Secretário.
Comentário de amigo do peito...
O vinho está como bem se sabe.
A GesBa está quase, quase falida...
Desafio o JPP e outros partidos a solicitarem uma apreciação e revisão das contas nestes dois últimos anos. Vão ficar de queixo caído....

Anónimo disse...

Caro anónimo, o exemplo de má gestão na questão do avião já deu para ver o tipo de governação que teremos com o Sr. Calado.
Não é, nem será capaz de fazer um bom trabalho, mas cada qual apoia o candidato que quiser ou que lhe der mais jeitinhos.