Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017


Raríssimas em Lisboa
FREQUENTÍSSIMAS na Madeira

Uma associação nacional para deficientes mentais e  patologias "raras" recebeu quase um milhão de euros anuais que geriu principalmente  para proveito da sua gestora. A associação foi fundada há quinze anos e só agora rebentou o escândalo. 
O esquema é o habitual: acordos de cooperação, parcerias público-privadas, subsídios, apoios eventuais, contratualizações, externalizações, peditórios, comparticipações...
Pode até ser um fenómeno raríssimo no rectângulo, mas por aqui é mesmo FREQUENTÍSSIMO.
O melhor exemplo será porventura o esquema da política de saúde: estratégia camuflada de entregar tudo aos privados (última preciosidade a intenção duma gestão público-privada do novo hospital de Santa Engrácia), a acelerada e confiante construção do hospital do bacalhau (quem diria que este é que era o Hospital novo) a degradação intencional dos hospitais e centros de saúde públicos (zero manutenção, zero investimento em aparelhos novos e de acordo com o desenvolvimento da Medicina, instalações como em países subdesenvolvidos, conselhos de administração de fugir) e ainda as manobras de distração pirosas, repetitivas, enjoativas e pouco imaginativas do tipo, viagens do secretário da saúde a Lisboa na tentativa de ser recebido por ministros, périplos por Cabo Verde e Açores, visitas a bombeiros, centros de saúde, abertura de congressos e reuniões tuperware e outras inutilidades e terapêuticas ocupacionais.
Entretanto o crematório carbura intensamente. Será que ninguém sente o cheiro a carne queimada?

K-Saúde

24 comentários:

Anónimo disse...

Tudo para alimentar o loby do betão com a construção de um novo hospital privado. Triste povo madeirense que há 6 séculos continua a ser explorado. A minha esperança é que o preços a praticar serão iguais aos do parque de estacionamento e como não vamos poder pagar, iremos morrer todos e o hospital privado irá à falência por não existir mais pessoas. Maldito loby do betão, irão arder no inferno.

Anónimo disse...

Alguém falou na Associação do Filipe Rebelo?

Anónimo disse...

Ahahah esda fabuloso o artigo é meter a cabeça na areia e fazer de conta que está tudo bem Lolol

Anónimo disse...

Parece claramente que a estratégia é fazer com que a Saude esteja mal para que seja construído um hospital de 300 Milhões de euros que noutros lados custaria 100 Milhões de euros.

Anónimo disse...

Já agora deem um exemplo de uma medida do programa de governo para a saúde que tenha sido cumprida? Uma? Só uma vá. E a cirurgia do ambulatório inaugurada ja por 3 vezes continua a não funcionar muito bem

Anónimo disse...

Hum?!
O que é que essa Associação Nacional tem a ver com o Hospital... Que artigo mais confuso...
Sem nexo. Se quiser fazer um artigo sobre o hospital, distinga dessa vergonha da Raríssimas.

Anónimo disse...

Deem um exemplo de associação com gente desinteressada um? Há sempre uma mama qualquer nem que seja umas viagenzinhas de borla a Lisboa um litrinho de gasolina enfim tudo boa gente

Anónimo disse...

Quando pensamos que este país bateu no fundo eis que surge algo que facilmente nos mostra que continua em queda livre rumo o fundo dos infernos.

Portugal é um país falido em toda a linha, e não há sinais que isto melhore.
A lama já é tanta que estamos atolados até ao pescoço. Incrível como não existe um politico neste país que mereça algum crédito. Tudo lixo.

Temos um Estado que através da Autoridade tributária esmifra e espiolha o mais humilde trabalhador até ao ultimo cêntimo, mas é incapaz de controlar uma Associação que patrocina com milhões.

Sobre o Hospital, já pouco há a fazer, tornou-se arma politica, para eles é fácil pois têm meios para tratarem-se no estrangeiro, mas esquecem-se que mesmo com tanto milhão no papo vão acabar no mesmo lugar que nós.

Anónimo disse...

Está confuso então é melhor passar para as cartas do leitor e ocorrências da madeira. Qualquer um percebe ou devia perceber a dicotomia interesse público e interesses privados pagos pelo público. Deixe estar que quando for ao Hospital do bacalhau porque o hospital público está uma merda, vai perceber. Acredite que maior vergonha do que está a acontecer na saúde na região não existe e faria as raríssimas parecer meninos de coro.

Anónimo disse...

Deve haver umas quantas associações ao estilo da "Raríssimas" na RAM.
Existem umas personagens conhecidas por aqui, a brincar à "solidariedade social" e "caridade".

Anónimo disse...

Até na solidariedade somos um povo de merda! Veja-se a propaganda paga pelo tipo que está a explorar o Café Teatro, que está a partilhar o artigo promocional do Diário do Dário, acerca se um prato de lentilhas no jantar de Natal aos pobres, em tudo quando é páginas no Face! ASNO!!!!

Ressabiado disse...

Esta maneira triste de pensar que o referido Kapa exprime, de que aqui é tudo pior do que lá, é, para além de triste, conversa de ressabiado.
É verdade que existem casos cá, mas afirmar que lá é ocasional e que cá é frequentíssimo é no mínimo triste.

Anónimo disse...

Já cá faltava o clássico: chamar ressabiado a quem critica. Agora já só falta chamar cubano hahaah.
Realmente quer "defender" a nossa gente e só se enterra por falta de nível argumentativo.

Anónimo disse...

Vão investigar quanto é que ganha os dirigente de uma Associçaõ do Calhau, que vão ficar de boca aberta!

Anónimo disse...

E os da comissão da toxicodependencia, quanto ganham para fazer nenhum? Doria, foste bem compradinho e metido no bolso.

Anónimo disse...

O que mais se vê, é gente a falar sem conhecimento de causa.Mete dó.O pior, é que muitas vezes ofendem injustamente.Vale tudo.Triste.

Anónimo disse...

Já que levantou a ponta do véu, seja mais explícito.

Anónimo disse...

1500 uns 2500 os outros uma coisita p n fazer a ponta de um corno da jeito ter padrinhos

Anónimo disse...

Pois é caros comentadores, para os maus prevalecerem os bons têm de andar calados.
Enquanto isto acontecer não vamos a lado nenhum, e infelizmente na nossa ilha todos os bons calam-se e bem caladinhos (mea culpa).

Agora vejamos o nosso jornalismo de investigação na Região, ZERO. Alguém sabe de algum caso que tenha sido despoletado por um bom artigo de investigação jornalística?
O DN vende-se por publicidade e trails, etc. O JM ainda vive na era jardinista, o resto é um deserto. Lá vai aparecendo no Fénix uns artigos mas acredito que a capacidade humana e financeira para conduzir uma investigação não há. Enfim uma tristeza.

Agora vejamos uma coisa, quanto dos nossos imposto vão para associações, clubes, bandas, congregações, etc. HÁ ALGUM CONTROLO sobre se é aplicado como foi protocolado? Alguma instituição pública verifica se esse dinheiro não é desviado, mal gasto, etc. e presta contas aos madeirenses sobre esse trabalho?
Principalmente nas ditas associações de beneficência, devia ser obrigatório publicar se os seus dirigentes são remunerados e quanto ganham. Aliais devia ser obrigatório para todos os que recebem do gamelão do orçamento regional.
Penso que as pessoas iam ficar incrédulas com os valores.
Investiguesse, lol

Anónimo disse...

A incompetancia grassa na Madeira em tudo que e gestão publica. Esta Desgovernaçao ao abrigo de uma nova lufada de ar freco.. Afastou tudo i que era , pouco, mas bom para entregar a mediocridade acefala que a tudo abana as orelhas. A historia ensina que estas opções conduzem sempre a tragico.comedia de abrir aa portas ao populismo e a a perda de identidade que aqui sera a dita autonomia que a breve sera vendidad para assegurar o mínimo: salários, saúde, educaçao publica....

Anónimo disse...

Ponham os olhos neste Conselho de Administração completamente déspota e incompetente: Tomásia, Fabricia e Pedro. Seria de dar gargalhadas se não fosse tão grave o que andam a fazer.

Anónimo disse...

E o Rebelo, não aceita o desafio de mostrar o certificado de habilitações ?

Anónimo disse...

No caso do CA do Sesaram, é mais as "incompetentissimas", com a quantidade de incompetência, desleixo e fraca capacidade de liderança daquela instituição que é vital para a vida dos madeirenses.

Anónimo disse...

E se começam a investigar a tal associação do contabilista do Milho Frito? E as cadeiras de rodas? E as comissões por causa da venda de cadeiras de rodas? E os desvios de dinheiro para mordomias?