Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017


Orçamento da CMF 

"é egoísta e não privilegia 

interesses dos munícipes"

Jorge Vale, vereador social-democrata.

Os vereadores do PSD abstiveram-se esta quinta-feira na votação do Orçamento da Câmara Municipal do Funchal para o próximo ano por considerarem que se trata de um orçamento "egoísta, que não privilegia os interesses dos munícipes".
Após a reunião do executivo camarário, o vereador social-democrata Jorge Vale afirmou que o que está previsto "é muito daquilo que foi prometido e não cumprido nos últimos anos por esta mesma vereação". 

O autarca sublinha que as áreas de enfoque são na reabilitação urbana, "que já foi uma grande bandeira nos últimos anos", mas em relação à qual "pouco ou quase nada foi feito". Dá o exemplo da Confeitaria Felizberta, cuja recuperação foi prometida "a meados de 2016". "Em 2017 nada aconteceu, veremos se efetivamente acontece no próximo ano", disse.
Outra prioridade deste executivo, segundo aparenta, sublinhou Jorge Vale, é a construção de fogos sociais, mas, uma vez mais, houve muitas promessas e pouca concretização. "Relembrava o caso concreto do amianto zero que foi exaustivamente referido na comunicação social", adiantou, lembrando que está novamente previsto para o próximo ano.
O vereador do PSD salientou que, quantitativamente, este é o "maior orçamento dos últimos anos". "Esta Câmara prevê receitas acima dos 100 milhões de euros, o que é de facto quase um recorde absoluto." Porém, segundo Jorge Vale, ele acontece por duas razões. Por um lado, devido à elevada cobrança de impostos, sendo a primeira vez que ultrapassa a fasquia dos 30 milhões de euros, no conjunto do IMI, IMT, derrama municipal e também do IRS que é retido nos cofres da autarquia. Por outro lado, porque há para o próximo ano uma previsão de um maior volume de transferêncis diretas, quer por parte do Estado e da União Europeia, quer do Governo Regional.
Jorge Vale sublinha que, além deste aumento de receita, nos últimos anos, a Câmara do Funchal apresentou saldos positivos, não se compreendendo, por isso, "como é possível recusar a devolução de um maior valor de IRS aos munícipes e às famílias da nossa cidade" ou até mesmo a extinção da derrama, que representa 1% do Orçamento anual da autarquia, mas que incide em mais de mil empresas, que empregam milhares de trabalhadores. "É um valor que, para a autarquia, no cômputo global dos 100 milhões de euros, é relativamente residual, mas que poderia ter impacto positivo nas nossas empresas. O mesmo para o IRS. Há cerca de 30 mil agregados familiares que poderiam vir a beneficiar desta maior devolução de IRS da autarquia aos seus munícipes. Infelizmente, não aconteceu."
Texto e foto: PSD

16 comentários:

Anónimo disse...

Jorge, que triste figura. Quem te viu e quem te vê.

Anónimo disse...

Não foi este dito Vereador que andou junto dos Emigrantes a vender Produtos Tóxicos do BANIF que eles agora andam a arder com o dinheiro e a ver navios.

Anónimo disse...

É LAMENTÁVEL, COLOCAREM O DR. JORGE VALE FERNANDES A COMENTAR FINANÇAS OU ASSUNTOS RELACIONADOS COM ORÇAMENTOS. POIS FOI ESTE SENHOR QUE VENDEU PRODUTOS DO BANIF NO BRASIL E ACABOU POR TER DE FUGIR CASO CONTRÁRIO CORRIA UM SERIO RISCO DE VIDA!!ESTE PSD TEM DE COMEÇAR A IR BUSCAR PESSOAS SERIAS E COM CARACTER!!

SIA disse...

Com que então CDS.
Vamos esperar para saber as contrapartidas para aprovar orçamento.
Quem te viu na campanha eleitoral e te vê agora Vereador.
ASSIM NÂO

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Não concorda e abstém-se?
Só Rui Barreto consegue soar mais falso.

Sequer repararam se o PDM inclui as zonas corta-fogo?

Anónimo disse...

"é egoísta e não privilegia os interesses dos munícipes"?! E no fim abstêem-se????
Estão a gozar com as bases do PSD? Vocês foram eleitos para quê exactamente?? É que para fazer oposição, não foi de certeza!

Vejam lá se acordam e deixam de "ajudar" os adversários com tiros nos pés!
O PSD apenas tem de se livrar de alguns arribados dos últimos tempos, icompetentes como este génio.

Se não fizer isso, falta pouco para isto estar tudo "cafôfido"!
Tic Tac

Anónimo disse...

Pena eu não ter trabalhado no Banif para ter ganho Prémios e ter Subido na Profissão a custa dos outros.

Anónimo disse...

Pelo amor de Deus Jorge, orçamento egoísta!! Que linguagem tão lateral e tão pouco técnica.

Anónimo disse...

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA "Vale" tudo

Anónimo disse...

O que é um orçamento egoísta?Não percebi. Sou do povo e o que aprendi nos outros anos, não dá para entender este vocabulário. Fiquei a pensar se o orçamento do governo regional também será egoísta ou não? Vamos ver o que vai ser feito em 2018, com o dinheiro que há-de aparecer.Povo atento, para que não se gaste o que não se tem.A dívida oculta mais a outra dívida regional, é uma canga para muitos anos.O povo já não tem costas para aguentar mais.Já tem túneis, piscinas e pavilhões que chegue.

Anónimo disse...

Basta dizer o que tem o ADN do Pedro Calado que deixou uma divida monstruosa na Camara de cerca de 100 Milhões de Euros.
Quero ver a divida existente neste final de mandato!!!!!!!!!
Fazer e mandar fazer todos sabem, o problema é pagar.
O ultimo que feche a loja

Já agora e uma vez que são apenas cerca de 100 Milhões de euros, porque não fazer o aumento da Pontinha e pagar aquilo em 3/4 anuidades verba suficientemente ao alcance da Região, julgo que o Avelino Agrela aceitava esse negócio e depois se o Cafofo ganhar pagava a obra e o Albuquerque inaugurava??????

Anónimo disse...

O Avelino Agrela? Mas as obras são todas para este senhor, porquê? Negócio? Com dinheiros públicos, tem de haver concursos claros e com regras transparentes.

Anónimo disse...

13,21h
O Ponta de Lança já veio dizer que as Obras Públicas Regionais são para as Empresas que paguem Impostos na Região, não será necessário ser mais lucido?
Está não será uma medida inconstitucional?

Anónimo disse...

20:25
As obras públicas regionais seguem as regras previstas nos diplomas legais, ou devem seguir.As obras serem só para empresas que pagam impostos na região, é uma medida que viola a constituição.Estamos em Portugal.Ou não estamos? Ou o ponta de lança vai declarar a independência? Basta pensar no hospital, que a República vai pagar em 50%...

Anónimo disse...

E os 10 por cento? Assim com Empresas Regionais é muito mais fácil.
10 para mim, 5 para ti, 3 para o outro e 2 para o nosso.
E vamos cantando e rindo, só que parece que o povo já não está muito anestesiado.