Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de novembro de 2019


Estreia do novo Parlamento 
deixa algumas esperanças





A táctica para os 3 dias de torneio parlamentar
foi passada no dia 31 de Outubro, às portas do Apolo. Há 8 dias, foi almoço na Rua de Santa Maria: LMS, Cafofo e Iglésias. Grandes navegações!


Terminou esta manhã o debate do Programa de Governo, por acaso com a melhor prestação (Humberto Vasconcelos) e o melhor discurso (Pedro Fino) dos 3 dias de trabalhos.
Contra o pessimismo habitual, por força do passado, devemos dizer que, além de algumas passagens agradáveis na bancada do Executivo, detectámos laivos de qualidade entre os 47 deputados. Desde a maioria coligada até às "revelações" Patrícia Spínola e Paulo Alves (JPP), que recomeçam em boa forma. E estendendo-se a umas supostas segundas linhas no PS que estiveram apagadas na segunda-feira, brilharam ontem e voltaram a desligar hoje. Ali há equipa! Embora só 'aparecessem' ontem, há deputados socialistas (aliás mais deputadas do que deputados) a prometer elevação da qualidade parlamentar nos 4 anos de mandato. 
Augusta Aguiar, secretária debutante na Inclusão, esteve à altura do embate e foi a primeira a provar do poder argumentativo que emergiu da bancada socialista, refugiando-se inclusivamente a governante no "esquecimento" de algumas perguntas assertivas que de lá saíram.
Até que enfim que o túnel deixa entrever a tal luzinha.
Isto sem que se possa ignorar que o novo esquema parlamentar e a bipolarização emergente de 22 de Setembro deixaram um rombo que levará tempo a consertar.
Quanto ao novo Presidente da ALM, apresentou-se tão à vontade como se estivesse a pivotear o TJ das 9. 

34 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Quem ainda governa,em vez de zelar pelo desenvolvimento da Madeira,quanto mais nao seja,garantindo uma vida agradavel aos filhos,netos e bisnetos e demais descendencia, prefere antes,deixar a Madeira ser explorada e cativada por estes grupos,prejudicando toda a performance e desenvolvimento da ilha.E' preciso cumprir regras.Em Africa tambem ha grupos a dar empregos,mas nao para desenvolver,mas apenas explorar.E a Europa nao se prenuncia relativamente ao "uso" indevido,dos portos?Alguem expos essa questao `a UE?Ja nem falo de Africa,mas ja parece a Venezuela,que tambem fica um pouquito mais a baixo...

Anónimo disse...

Não existem assuntos na Madeira para 27 deputados, muito menos para 47!Eles precisam de muita criatividade e humor para passar o tempo.

Anónimo disse...

Foi causa desta ligação que o Cafofo perdeu as eleições

Anónimo disse...

Foi dos debates mais pobres, dada a docilidade da oposição.
No PS, Iglesias e Cafofo foram decepcionantes, a que se juntou uma bancada amorfa e dócil. Sérgio Goncalves e Élvio Jesus foram a excepção num grupo parlamentar com uma prestação fraca. Iglesias é um fraco líder parlamentar, deixando saudades de Vítor Freitas nessas funções.
No JPP, é sempre o mesmo discurso, onde a principal preocupação é Santa Cruz, como se estivesse na assembleia legislativa daquele concelho.
A CDU é a cassete do costume. Sem qualquer variação, sofre da ausência de Silvia Vasconcelos que dava àquela bancada uma consistência que se perdeu.
Do PSD, também há pouco a dizer. Não precisou de se esforçar. Não houve brilhantismo, e quando necessário Jaime Filipe e Carlos Rodrigues resolviam a questão. O mesmo para o CDS, onde Lopes da Fonseca revela dotes de parlamentar bem acima da média.
Não se prevê grandes alterações para a discussão do orçamento, pelo que parece que o mandato do governo será pacífico.

Anónimo disse...

Estás desmascarado de vez o Consul e o Prof Mentiras. São meros serventes do dono da Madeira, o Sousa.

Anónimo disse...

O Iglesias conseguiu o que queria, eu sou o rei. O Cafofo só faz o que eu mando.

Anónimo disse...

Então o Cafôfo só agora apresenta a proposta de programa de governo do PS?
Não era suposto tê-lo feito antes das eleições???

Anónimo disse...

Os cafofos só mandam bocas, que devia ser assim e assado, mas não dizem como fariam, nem como pagavam…
Continua o facilitismo das promessas vagas e insustentáveis dessas figuras sinistras que se estrearam na Assembleia.

Anónimo disse...

O HV esteve muito bem. Num verdadeiro golpe de mestria calou a engenheira que se auto intitulou ex-futura Secretária da Agricultura de uma geringonça qualquer.
O Deputadinho da Ponta do Sol, esteve ao nível da sua mentora: fraco e mentiroso.
Podem não gostar, mas é o Secretário com mais traquejo politico deste Governo.
Parabéns !!

Anónimo disse...

É mais triste e grave do que aparenta essa fotografia... Os madeirenses estão encurralados pelo mar mas também pelos políticos que os representam: PS, PSD e CDS estão nas mãos desse Sr! E continua toda a gente como se nada se passasse...

Anónimo disse...

O Cubano cantor já sabe qual a porta que deve bater para mamar mais o Mentiras

Anónimo disse...

Sr. Calisto vou sugerir legendas para a foto acima do Iglesias com o Sousa:

Sousa: O Cafofo está bem? Bem apostei nele mas não deu. Agora tenham juízo na casa de loucos ali em baixo.

Iglésias: Com certeza Patrão, viu que não tocamos na mama dos portos...

Anónimo disse...

Sera que é necessario chegar o dia em que cabeças é preciso rolar?!!
Já que o voto e a justiça para nada servem, rolando umas cabeças como se faz as cobras, a coisa talvez resolva-se!!!

Anónimo disse...

Gostei Sr Luís Calisto. Acertivo.
Quanto a alguns comentários, só tenho a dizer que para os parlamentares estreantes, é preciso dar tempo ao tempo.O Fonseca do CDS e o Filipe Ramos do PSD, já andam nesta vida há décadas.
Também o H Vasconcelos já leva anos. O que não quer dizer que o tempo, sem mais, faça milagres.Os dossiers têm de ser bem estudados.

Anónimo disse...

Porque é que o Cônsul Cubano e o Prof. Mentiras não criticam as licenças no Porto do Caniçal?

Anónimo disse...

As reuniões para receber as diretrizes, agora vão passar a ser secretas, talvez disfarçados, quem sabe de freiras ou monges.

Anónimo disse...

O anónimo das 21:48 está a pedir que os Fiat 600 do PS atinjam velocidades dos Ferraries. Por mais que se esforce a lataria nunca chegam lá.

Anónimo disse...

O cubano está a fazer uma cara de inteligente na foto mas a caixa continua cheia de farelo.

Anónimo disse...

E verdade. De salientar também a postura de humildade do novo secretário Pedro Fino. Bom discurso. Promete estar à altura da responsabilidade do seu cargo.

Anónimo disse...

De nada serve ter discursos bonitos, e depois permitir que o povo seja roubado e os trabalhadores sejam assediados. Para todos, seria de mais valia que não soubesse falar.

Anónimo disse...

Porque é que ninguém chama de "Cubano" ao abominável lopes da fonseca?

Anónimo disse...

Quanto paga o Sousa a estes senhores para receber em troca, quantas vezes mais daquilo que pagou?

Anónimo disse...

O Jaime Filipe Ramos um Ferrari?
Só ser for de F1, acelera na ALRAM mas na campanha está quieto

Anónimo disse...

Porque ninguém odeia o Lopes da Fonseca. Quando se odeia um continental o madeirense costuma dizer has-de morrer seu cubano desmiolado.

Anónimo disse...

Anónimo da 07:09,

Porque o Lopes não veio para a Madeira com a missão de nos domesticar. De nos controlar. O Lopes da Fonseca veio fazer a sua vida e hoje é um madeirense como todos os outros. Um cubano é um centralista, um gajo que não gosta de nós. É alguém que não consegue dizer dizer mal apenas do Governo Regional. Quando abre a boca é da própria Madeira que ele desdenha. Percebeu a diferença?

Anónimo disse...

Os madeirenses e os portossantenses deveriam ser roubados a dobrar, visto que votaram em força nos três partidos (PSD, PS e CDS) controlados pelos DDT!

Anónimo disse...

Estavam a combinar o almoço e qual seria o menu.

Anónimo disse...

13:45 arroz de lapas?

Anónimo disse...

Quem diria um parlamento dirigido por um líder que almoça e janta com o maior explorador da Madeira, vai daqui para fora ò cubano vendido!

Anónimo disse...

Os indígenas devem ter mais respeito ao Dr. Miguel Iglésias, ele vem abrir os olhos a pessoal que ainda tem sangue de escravo e meio atrasados.

Anónimo disse...

20.19,
Antes sangue de escravo, do que sangue de afilhado de sucateiro.
E já sabes qual é a licenciatura do Glesias e em que faculdade?

Anónimo disse...

Iglesias és pessoa nao grata na Madeira arruma a mala e vai-te embora daqui

Anónimo disse...

O padrinho do Cônsul galego já está cá fora?