Powered By Blogger

terça-feira, 13 de agosto de 2013


JAIME TIRA PASSAPORTE "ESPECIAL" PARA 2 ANOS

Não descobrimos a "missão de serviço público" no estrangeiro invocada pelo deputado para justificar o pedido. Mas julgamos que não tem a ver com os combates em curso dentro do PPD


Dois passageiros frequentes - Jardim mais europeu, Jaime mais global.

O fogoso líder parlamentar do PPD tratou da papelada para obter um passaporte de categoria 'especial'. Com os impressos em ordem, Jaime Ramos enviou-os à Loja do Cidadão, requisitando o passaporte por 2 anos nos termos do disposto no decreto-lei n.º 83/2000 de 11 de Maio.

Só têm direito à titularidade do passaporte 'especial' os membros do Conselho de Estado, os deputados à Assembleia da República, os magistrados dos tribunais superiores, os deputados às Assembleias Regionais, os presidentes de câmaras municipais e outras entidades civis ou militares propostas pelo Presidente da República.
Mas, para conseguir o precioso documento, o requerente deve fundamentar em que qualidade o pretende:se é a propósito de uma missão especial ou do cargo que exerce. 
O decreto precisa bem:  "A proposta de concessão deve ser acompanhada de documento comprovativo da situação ou missão de serviço público de que o destinatário foi incumbido, com indicação de qual a duração prevista desta."

Tentámos descobrir a "missão de serviço público" de que Jaime foi incumbido e que lhe justifica o passaporte 'especial', mas não chegámos lá. Duvidamos de que o conhecido deputado pretenda deslocar-se ao estrangeiro tendo em vista contratar reforços para o União. Isso não é "serviço público" e Jaime, embora arrebitado ainda, vai ficando velho para esses trabalhos. 
Visitar Singapura no âmbito do projecto jardineirista de uma "Singapura do Atlântico" também não deve ser. Já toda a gente sabe que o governo deles lá deliberou transformar as suas 63 ilhas numa única "Madeira do Pacífico", porque a nossa técnica de aterros supera a deles (ver Wikipédia).


Sem apostar, aventamos que este pedido de passaporte 'especial' também não tem a ver com a guerra que o tradicional chefe das Angústias declarou a Jaime Ramos nos últimos dias, em público.

O secretário-geral do laranjal 'está-se nas tintas' para os amuos do patrão, não apenas porque a bússola do futuro fez guinar a agulha para novas aragens mas porque, se Jardim quiser lavar roupa suja político-partidária, Jaime não andou a dormir estes anos todos.


Vamos esperar que o nosso K21, infiltrado na Casa de Loucos Parlamentar, levante mais uma ponta do véu sobre o destino do intrigante passaporte. Destino que só pode ser muito 'especial'. 


Sem comentários: