Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de abril de 2014

25 de Abril



RESPIRAR LIBERDADE


Celebrar o 25 de Abril de 1974 é enaltecer os valores essenciais da liberdade e da democracia.
Da liberdade individual, enquanto condição essencial da dignidade da pessoa humana e do seu direito absoluto de viver em democracia.
Mas celebrar o 25 de Abril é também, no plano regional, afirmar o valor essencial da Autonomia Política, que apenas conquistámos devido ao 25 de Abril. E é o valor da liberdade que está no cerne da Autonomia Política: a liberdade do povo madeirense se auto-governar através de instituições democráticas de governo próprio; a liberdade de um povo decidir por si os caminhos que quer trilhar. Ainda mais que o 1 de Julho é o 25 de Abril o dia da Autonomia.
Daí que assinalar a data na Madeira exige que reflitamos sobre a melhor forma de alicerçar e reforçar a nossa Autonomia política e as suas instituições fundamentais.
Enquanto candidato à liderança do PSD/M, tenho apresentado uma série de propostas neste sentido. O meu objectivo prioritário é garantir a confiança e a identificação das atuais e futuras gerações de madeirenses com o valor da Autonomia Política, pela qual tanto aspiraram e lutaram os nossos ancestrais. É também, por respeito para com estes, que temos hoje o dever de não só lutar por mais autonomia, mas também por MELHOR autonomia.
A propósito desta data, convém lembrar que o povo Madeirense habituou o País a constituir-se como farol de resistência à ditadura, de que as Revoltas da Madeira, do Leite e da Farinha são exemplo. Ao contrário do que os mais distraídos julgam, os Madeirenses não são acomodados, sendo antes inconformados e resistentes.
Mas celebrar e afirmar a liberdade na Madeira não passa apenas por aprofundar a nossa liberdade, enquanto povo, no contexto da nossa integração na República ou na União Europeia (e nesta o nosso espaço de autonomia chama-se ultraperiferia). Os verdadeiros autonomistas consideram que é igualmente crucial a valorização da autonomia da sociedade civil, bem como as suas instituições.
Não é só a autonomia política que necessita de ser reforçada. O mesmo deve acontecer com a autonomia da sociedade civil porque a queremos forte, vibrante, independente, dotada de uma cultura pluralista evoluída, que respire liberdade. Seria dramático que a força do sector público a que a autonomia política deu lugar, se fizesse à conta da fraqueza da sociedade civil.
Há que encontrar o justo equilíbrio e afirmar uma parceria de iguais, uma parceria virtuosa entre público e privado. Celebrar a liberdade conquistada em Abril também passa por aqui.
Enquanto candidato à liderança do PSD/M entendo que a melhor forma de enaltecer os valores de Abril é garantir que a minha candidatura seja um verdadeiro espaço de liberdade.
Que os militantes possam aderir a esta candidatura apenas por convicção e por entenderem que este é o melhor projecto para o PSD/M e para a Região, e não em resultado de qualquer forma de coacção dissimulada, de condicionamento, de constrangimento e de cerceamento da liberdade de escolha de cada um. Não quero na minha candidatura o menor vestígio de receio, de temor reverencial ou mesmo de medo.
Quero que a minha candidatura seja um espaço de escuta e de proposta, um espaço de liberdade, aberto ao debate de ideias e à participação dos militantes e simpatizantes da causa social-democrata e em que todos se sintam confortáveis e motivados para darem o melhor da sua iniciativa e criatividade.
Até porque é um espaço assim concebido que quero ajudar a construir no meu Partido e na minha Região.
É assim que concebo e vivo a liberdade.

SÉRGIO MARQUES, candidato à liderança do PPD-M

7 comentários:

Anónimo disse...

Sérgio estamos contigo!

Anónimo disse...

Para a frente é que é o caminho.

Anónimo disse...

Devia incluir no seu Texto ,que esteve Dez Anos no Parlamento Europeu
À custa da Imagem Do Dr Alberto João.
A ganhar salários chorudos e despesas de ....mais
Viagens... Etc... Para benefício próprio ,nunca se Lembrou da Miséria
Em que o povo vivia !
Agora é tarde ....os Militantes saberão dar na altura certa a Liderança a Quem Bem Merece!

Anónimo disse...

Ahaha o comentário das 17:29 é de alguém que apoia um candidato do regime e com muitos rabos de palha!

cheio de sarna disse...

para o das 17:29: o teu candidato (que vai perder estrondosamente) foi o único que NÃO FEZ QUALQUER DECLARAÇÃO SOBRE O 25 DE ABRIL.
Sintomático. Diz-lhe mais o hino preferido da juventude hitleriana com que fez aquela entrada tenebrosa do dia da apresentação da candidatura (pesquisem carmina burana o fortuna, está lá escarrapachado na net. Também deves estar identificado nas 115 fotos colocadas no face. Se não estás nas fotos estás feito ao bife.

Anónimo disse...

O escriba das14:39 anda muito distraído. E nervoso. Meu caro, vá encher-se de moscas.

Anónimo disse...

Ui pelos vistos não está nas 115 fotos em que metade não são militantes do partido. O comentador das 14.39 no final dessa candidatura também deve ter ido ao beija mão do candidato htleriano ou há boa maneira antiga padrinho que com as duas mãos saudava os presentes. É pena as pessoas que estavam por lá mais parecerem que estavam num funeral!