Powered By Blogger

terça-feira, 15 de abril de 2014

DELFINS




CONFERÊNCIA DE ROGEIRO E SÉRGIO
SOBRE 'REFORMA DO SISTEMA POLÍTICO'




No Debate Pensar Madeira da passada sexta-feira, que inaugurou o ciclo, abordou-se a "Reforma do Sistema Político". O Convidado foi o conhecido politólogo Nuno Rogeiro e a sessão decorreu no Meliã Madeira Mare. Contámos com mais de 110 pessoas, e não são contas por alto. 
 Sérgio Marques abriu a sessão falando do aprofundamento que esta temática lhe tem merecido, considerando que sem uma reforma profunda todo o restante esforço programático não terá sustentabilidade. Falou da inadmissibilidade das pensões e subvenções de titulares e ex-titulares de cargos públicos, em que a Madeira se destaca (para pior) do todo nacional; de uma lei de incompatibilidades que fere a transparência de processos; do escândalo do jackpot; do excesso de deputados; dos excessos dos deputados (e a necessidade de um regimento digno para a Casa da Autonomia); da abertura necessária do partido (PPD); do voto preferencial - em que as pessoas escrutinem o "seu" deputado ao invés de votarem "clubisticamente" num partido; da limitação de mandatos - como factor regulatório e de contrapeso inibidor da criação de clientelas.
Também falou das suas últimas propostas, referendo regional e iniciativas legislativas populares, que fazem escola em territórios desenvolvidos mas que são  ignoradas na Madeira. O primeiro (referendo) está aliás consagrado constitucionalmente, mas estranhamente não regulamentado por cá, o que leva a perguntar "quem tem medo de um referendo"?
O aprofundamento da Autonomia, nomeadamente na questão fiscal, para que dependamos menos da solidariedade nacional, também foi focado.



Os “Quadrados do Rectângulo”



Nuno Rogeiro apresentou uma análise mais nacional, como se esperava, fazendo a ponte com a realidade regional. Acompanhou a necessidade de mais autonomia fiscal, nomeadamente vincando o facto ter de se olhar com outros olhos, em Lisboa, para a Zona Franca. Apelidou de "Quadrados do Rectângulo" àqueles que vêem o Centro Internacional como "um perigo", ou como "uma lavandaria". Por outro lado, defendeu que é preciso reimplantar a República, tão mal tratada ela está. Relevou que, ao contrário da primeira, nesta República já não cola deitar as culpas à maçonaria, à ‘Formiga Branca’ ou a outros lobbys - o que arrancou alguns sorrisos na sala.
Nuno Rogeiro acompanhou também a necessidade de uma profunda revisão constitucional ou, em alternativa, referendar a que existe. De resto defende o instrumento do referendo, quer ao nível nacional, quer regional, numa dinâmica que considera fundamental para que os cidadãos sejam , de facto, parte activa nas decisões. Até para terem outros argumentos e legitimidade de cobrança aos eleitos. Crítico do Tribunal Constitucional, não o escandaliza que o mesmo seja substituído por uma secção no Supremo Tribunal de Justiça.
O orador é também favorável a uma aproximação entre eleitores e eleitos sob a forma de voto preferencial num determinado deputado, com uma fiscalização mais direta nas galerias, e o regresso ao nível nacional do Parlamento de duas Câmaras. 
Mais arrojada é a proposta de um referendo revogatório, o que os americanos chama de "recall", para Governos - nacionais ou regionais - que façam executar um programa oposto ao que apresentaram em sufrágio. Isto para que não se tenha de esperar 4 ou 5 anos para sancionar falsas promessas em urna.
Sérgio Marques interveio para compartilhar a ideia, relembrando que na Venezuela - tantas vezes criticada, e com razão, por frágeis práticas democráticas - este instrumento existe e, inclusive, já foi utilizado contra Chavez. Sem sucesso, como nos relembramos.
Nuno Rogeiro defendeu ainda um maior leque de sanções judiciais para decisores políticos que deixem o território que governam em graves dificuldades financeiras.

Sérgio Marques aludiu ainda à sua nova imagem, revelando que os especialistas do marketing lhe tinham pedido um sorriso "menos Mona Lisa", logo mais rasgado. Mas confessou que não há conselheiro que lhe consiga arrancar sorrisos falsos e pouco condizentes com aquilo que conhecemos dele, o que provocou novamente sorrisos. Verdadeiros.
- Texto candidatura de Sérgio Marques

22 comentários:

Anónimo disse...

Sabia que Nuno Rogero era especialista em armas e estratégias militares mas nunca imaginei que o individuo era politólogo. Mas se calhar o que Sérgio Marques precisa mesmo é de umas dicas sobre posicionamento de ataque pois á defesa andam estes quantos candidatos laranja á tantos anos.

Anónimo disse...

Defendeu a estratégia de Miguel Sousa. Só os que têm "olhos quadrados" não vêm este potencial do Centro Internacional de Negócios.

Anónimo disse...

Parece - me que Sérgio Marques já ganhou isto.

Anónimo disse...

A chamada retaguarda sombra do Albuquerque !
Bom Trabalho Amigos....

Anónimo disse...

O único candidato com princípios. Um homem integro

Anónimo disse...

Será que o Sergio é a segunda linha de Miguel Albuquerque ou é já o Albuquerque a segunda linnha do Sérgio? Força Sérgio!

Anónimo disse...

Sérgio a tua conferência estava cheia e não obrigaste ninguem a ir como a candidatura do dia anterior.. já ganhaste isto!! Se não fosse o medo que impera tinhas o triplo. A onda à volta da tua candidatura está a acontecer e cada vez mais as pessoas nao têm medo o ciclo está a acabar! Grande Sérgio.

Anónimo disse...

O Cunha e Silva não tem hipotese o Alberto João continua a apoiar o Manuel Antonio quem vai votar no Cunha? Quando pedires por favor para te juntares ao Manuel vais ser jogado para a sarjeta!

Anónimo disse...

Sérgio viva à liberdade da tua candidatura! O Cafofo do PSD!

Anónimo disse...

A candidatura de Sérgio Marques é fraquinha mas nós não nos importamos. VAMOS ATE AO FIM COM CABEÇA LEVANTADA!

Anónimo disse...

Coitadinhos de nós Marquistas não temos dinheiro, nem apiantes, nem estamos no governo.. esta é uma candidatura que vale pelo valor das ideias e das propostas!!!

Anónimo disse...

Sérgio, deves pensar que anda tudo a dormir, axas muita gente na sala, olha que quando arencas-te com uma candidatura com uma página que tu próprio lançaste tinhas para aí 3 pessoas, agora imagina lá os contornos de uma candidatura que arrancou com 500 pessoas ...daqui a uns dias quantos seram, pensaste?

Ps. Sabes nessa sala quantos podem votar faz contas como os antigos , e só contas de sumir, Lolo

Anónimo disse...

Dr. Sergio gosto de si mas acho que há candidatos - cujo anúncio foi recente - melhor preparados e com perfil mais indicado para o cargo que ambiciona. No entanto boa sorte para a sua campanha.

Anónimo disse...

Não há uma única ideia para o partido ou para a Madeira. generalidades que nada dizem ao comum dos mortais com problemas sérios para resolver enquanto esta gente se dedica a exercícios fúteis para a fotografia. Pensava que o Dr. Sérgio Marques fosse outra coisa. Não basta ser um gentleman. É preciso falar sobre os problemas reais, do partido e da Madeira, com o partido e com a Madeira. Dispensamos para já os gurus extra-terrestres que enchem salas com lugares comuns. Grande desilusão Sr. Dr. Sérgio Marques.

Anónimo disse...

Quando ofendemos, denegrimos, desvalorizamos e atacamos damos importância. Acho eu...

Anónimo disse...

os Silvas andam nervosos.. obriguem lá as pessoas a porem like e a irem às tomadas de posse porque já se sabe quando não é obrigatória não juntam mais de oito para jantar!

Anónimo disse...

Eu acho que ninguem pode votar aliás fui à conferência e também não posso votar. A unica pessoa em mais de uma centena, repito em mais de uma centena de pessoas só o Sérgio pode votar e é nele próprio!! Ahaha haja paciência para os nervosos Sérgio já ganhaste isto.

Anónimo disse...

Sérgio aqueles que mandam bocas e te criticam dizendo que não revelaste essas propostas antes são os apoiantees dos candidatos do regime que querem manter os privilégios! Li o teu artigo sobre um discurso que fizeste em 1995 e já ai defendias uma mudança de estratégia e de politicas. Sempre foste coerente, o povo precisa que continues a defender os nossos interesses! Chegou a hora dos grupos económicos acabarem de mandar na Madeira e contigo vejo que isso será possivel! Um abraço

Anónimo disse...

Este candidato não é do regime, não tem vícios do sistem,a nem está comprometido com grupos económicos e com sectores desta sociedade podre... Além disso foi, no meu ver, o melhor eurodeputado que a Madeira teve até hoje. O meu voto é seu!

Anónimo disse...

Vamos ver a força do(a) Cunha sabendo quanto votos terá a Claudia nas Europeias. E Lembrem-se que ele vai com a chancela do Partido (PSD) + os votos do CDS! Ainda assim vamos ver quanto valem os Jardinistas e Cunhistas. É que em eleições já é mais difícil obrigar as pessoas. Ainda que os carros da Empresa de Eletricidade continuem a trazer velhotes.

Anónimo disse...

Concordo plenamente. A primeira derrota do Cunha está à vista. Vai morrer na praia com a sua candidata que quer ir para Bruxelas continuar as férias.. como se já não bastasse Lisboa! Se Cunha perder tem que desistir!!

Escaldão disse...

Nunca na vida o meu voto vai apoiar gente sem caráter. Em sitio nenhum. Nunca. Tem gente que não presta mesmo, raios os partam.