Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de abril de 2014

DELFINS



DESMONTANDO O PRIMEIRO 'CASO'
DA CANDIDATURA DE CUNHA E SILVA


Multiplicam-se as críticas pelo facto de o vice fazer o seu lançamento à liderança partidária na 'Caixa', que é património público. Mas há um motivo forte para essa escolha. Vamos à explicação.


A escolha do auditório da 'Caixa'
para lançar a candidatura tem
razões históricas.

Temos sido bombardeados cá no 'Fénix' por não criticarmos o facto de João Cunha e Silva optar por um lugar público como a 'Caixa de Previdência' para lançar a sua candidatura à liderança do PPD-M, no próximo dia 10.
Que devíamos denunciar - atacam-nos - o abuso de instalações 'de todos nós' para uma diligência puramente partidária, e sem pagar aluguer. Que Jardim Ramos merecia pancada valente por facilitar o uso dessas instalações, tuteladas pela Secretaria dos Assuntos Sociais (o secretário é o próprio Jardim  Ramos), numa acção política particular como a referida.

Ora, existe obviamente uma razão especial para o candidato não se apresentar numa sede com cheiro a campanha ou numa confortável sala de hotel. Trata-se, como percebemos assim que ouvimos falar no auditório da 'Caixa', de evocar os primórdios alaranjados na Madeira, os plenários ruidosos que levaram à fundação do PPD-Madeira.
A primeira assembleia geral de militantes do então embrionário PPD ocorreu naquele espaço da 'Caixa', em meados de 1974. Premonitoriamente, insinuaram-se em renhido debate duas sensibilidades fortes. 
Uma, oriunda da Frente Centrista, com Alberto João Jardim, António Aragão, Henrique Pontes Leça e Luciano Castanheira, a que se juntaram PPD's de primeira hora encabeçados por António Gil Silva.
A outra sensibilidade incluía social-democratas dos primeiros dias, daqueles que se reuniam na Rua da Carreira. Falamos de Daniel Catanho, Acácio Matias, Filipe Costa, Manuel Gonçalves, Avelino Ferreira e Jorge Sardinha, designadamente.
Filipe Costa já teve ocasião de descrever o ambiente do referido encontro, em entrevista que nos concedeu há já 15 anos: "Essa assembleia ocorreu na antiga Caixa de Previdência, animada por uma 'luta de galos' que perseguia o poder no PPD. Havia uma grande agitação à volta da distribuição de pelouros. O partido abanou à conta desses grupos de influência, falando-se no afastamento de pessoas que incomodavam."
Os trabalhos não havia maneira de avançarem, tal o clima de discórdia. Até que, perante a desconfiança mútua entre facções, alguém decidiu sentar 4 jovens do partido na mesa, para dirigir a reunião. O caos esmoreceu. As ideias trocaram-se com mais fluidez. 
Todos mais esclarecidos, havia militantes que teriam de se afastar.
Foi precisamente na segunda sensibilidade que se registaram mais demissões. Abandonos que foram o custo da primeira vitória interna de Jardim.

Apoiantes activistas da candidatura de Cunha e Silva confirmam que a escolha da 'Caixa' para o lançamento da candidatura, quinta-feira próxima, não visa outro motivo que não recordar "a primeira clivagem da história do PPD-M, que aliás não fez mal nenhum a ninguém, pelo contrário foi ponto de partida para décadas de vitórias eleitorais".
Conclusão: "Queremos mostrar que se as clivagens nunca diminuíram o PPD, não será esta disputa pela liderança a fazê-lo."

Mas por que diabo João Cunha e Silva se lembrou de relacionar ambas as situações? 
Simples: o vice do governo e candidato à liderança dos social-democratas "foi um dos 4 jovens que se sentaram na mesa e conseguiram meter ordem na balbúrdia do partido." 
Falta uma última nota: a candidatura vai pagar o aluguer da sala da 'Caixa'. Dizem-nos os organizadores do lançamento.

42 comentários:

Anónimo disse...

Calisto quero l[a saber das razoes historicas.. O facto e que o lugar e publico! Rejeito por la os pes.

Anónimo disse...

Tem razao numa coisa a foto que esta em cima e que aparece Cunha e Silva demonstra o arrogante povo superior que ele representa.

Anónimo disse...

O PSD não abre as sedes para os candidatos, mas o governo disponibiliza auditório. Tá boa esta! Grande coerência. Só quem tem relações muito próximas com o Ui pode ter um tratamento destes.

Anónimo disse...

O que parece é que esta candidatura mostra organização, sentido e estrutura. Ontem a agradável novidade de várias vozes a falar dela e em nome dela o que contraria o tom individualista de UIs das outras candidaturas. Hoje a notícia do simbolismo do local de anúncio. Profissionalismo, organização e sentido não ficam mal a quem quer liderar o maior partido da Madeira.

Anónimo disse...

Que demagogia!!
Gostaria que o governo de uma forma transparente evidenciasse a factura e o recibo de pagamento do aluguer. Também seria bom dar aos outros candidatos as mesmas regalias.

Anónimo disse...

Bullshit! Vai para lá por ser de borla!

Anónimo disse...

Isso foi quando? Há 40 anos? Já agora quem eram os outros 3?
E também há uma razão histórica, se quiserem, para rejeitar esses velhos do restelo. Hello, o Mundo mudou e muito nos últimos 40 anos. Estamos no seculo XXI, já se deram de conta?
Uns usam os meios públicos, que são nossos, dos cidadãos, e escapam impunes ... inacreditável. E os outros? Espero bem que ganhem e ponham essa "tropa" na ordem. E sim, faço o comentário anónimo, porque tenho medo. Como tantos. As liberdades de Abril, onde estão?

Anónimo disse...

Mas alguem tem duvidas que esta candidatura é uma máfia desgraçada.. como é que o DOMINGOS ABREU tem a lata de vir dizer que a candidatura do Manuel António anda à caça dos votos e das assinaturas quando é a candidatura do Cunha e Silva a primeira a ameaçar gente inclusive deputados?? O Cunha ainda vai desistir para o Manuel António!!!

Anónimo disse...

Eu também tenho medo de ser despedido é por isso que os meus comentários são anónimos o meu patrão infelizmente é o Cunha e Silva..

Anónimo disse...

Esse senhor devia ter vergonha na cara usar recurso publicos na sua candidatura.. só faltava fazer inaugurações.. dá mesmo para ver que tem a escola do Jardim. Com este senhor o PSD afunda!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

O Anónimo das 21:21 resume as diferenças entre candidaturas a recibos. Que pobreza de espírito. E então o resto? não vê outra diferença?

Anónimo disse...

Caro Calisto, sou leitor do seu blogue, que muito prezo, há algum tempo e leio os seus textos e alguns comentários. Após este texto sobre o local da apresentação do Cunha e Silva, voltei atrás para ler os comentários relativos ao dito evento. E não encontro grande controvérsia em relação à utilização do espaço. Agora pergunto, que pressões foram essas que sentiu para falar sobre o assunto? Onde é que sentiu? No email? No seu telemóvel? Só pode! É que nos comentários que agora reli não vejo grandes comentários sobre esse assunto. Parece-me, segundo um K-ECM, que os comentários deverão chegar por telemóvel e vindos do PIZO. Estou certo ou errado? Continue o bom trabalho Caro Calisto!

Anónimo disse...

Não sabia que os espaços publicos estavam disponiveis para arrendamentos enfim bem que disse que a candidatura deste senhor ia morrer na praia.. já foste!

Anónimo disse...

Vem demonstrar que temos um candidato que conhece a história do PSD Madeira e gosta da simbologia dos actos. Gostei de saber o porque de usarem tal sala e da analogia de que as divergências não foram más no passados nem serão no futuro. Muito bem! 1-0 para o João! E claro, concordo que paguem o espaço. Do ponto de vista do erário público, acho bem rentabilizar os seus espaços.

Anónimo disse...

Essa fotografia é debaixo da ponte. Um bom sitio

Anónimo disse...

Nem o simbolismo do local (grande treta) salvam essa candidatura do vice das sociedades de desenvolvimento falidas, parques empresariais desertos e marinas destruídas.
Cunha e Silva só pode aspirar a uma melhor votação que Manuel António, o seu ódio de estimação.

Anónimo disse...

Houve gente que descansou ontem e não andou a "fazer" comentários contra a candidatura do Dr. Cunha e Silva. Também era Domingo!

Anónimo disse...

Espaço emblemático para uma altura que se tornará emblemática. Parabéns Dr. Cunha e Silva.

Mário Fernandes disse...

Estes comentadores de manga de alpaca, arregimentados a pataco, nunca irão perceber o significado histórico deste local. Não têm capacidade, nem estofo para assimilar o legado histórico daquele momento para o partido.
Infelizmente, parece que a boçalidade continua a fazer escola.

Anónimo disse...

O uso daquele espaço já foi pago pela candidatura. Estejam descansados. Ninguém aqui pretende ser caloteiro. Muito menos ser injustamente acusado de usar espaços públicos para iniciativas privadas. Sejam honestos e falem daquilo que sabem e podem provar.

Anónimo disse...

ESPAÇO EMBLEMÁTICO PARA A PRIMEIRA DERROTA EMBLEMÁTICA DO CUNHA E SILVA E DO REGIME JARDINISTA.

Anónimo disse...

Mas quem é aqui a pessoa que anda a defender o Cunha?

Anónimo disse...

Oh Sr. Mario quanto custa o seu apoio. Nao tem vergonha na cara.

Anónimo disse...

O Homem que arruinou a Madeira utiliza os espaços públicos a seu belo prazer. Não admira que seja a caixa. O Chico Ramos anda de folha de assinaturas na pasta, a cravar apoiantes em sessões públicas. que belos exemplos de Vice Presidente e de secretário

Anónimo disse...

Esta gente que apoia o Cunha e Silva estão a destruir o partido então a candidata a eurodeputada deve andar meia baralhada precisa de unir o partido mas anda a pedir que votem no Cunha e Silva e mobilizar para a candidatura co Cunha. Quando pedires para votar em ti para as europeias vais ver a malha que tu vais apanhar..a primeira derrota do Cunha e Silva vai ser nas europeias!!VIVA À CLAUDIA AGUIAR por ser tão esperta.

Anónimo disse...

Devia apresentar a candidatura na Marina do Lugar de Baixo.É bem o símbolo da Madeira Nova

Anónimo disse...

Lugar de Baixo ou na caixa de previdência é a mesma coisa para estes bandidos.

Anónimo disse...

Não podia concordar mais com o comentário atrás feito. Então Claudia Aguiar é deputada à Assembleia da Républica e demonstra ser uma aprendiz de deputada. Só pode ser porque está mal acompanhada. Ela que não se esqueça que tramou o mijinhas pelos vistos está na hora de ser ela a proxima!

Anónimo disse...

Não vejo grande mal na utilização de um auditório público para a apresentação da Candidatura de João Cunha e Silva (JCS). Esse tipo de cooperação com certeza estará claramente definida no Regulamento Interno da Segurança Social (ISSM, IP-RAM), nomeadamente no que respeita à quantificação dos custos de utilização.
Não é por aí que “a porca troce o rabo”!
A questão prende-se no “modus operandi” que a entourage de JCS está a utilizar para garantir importante moldura humana no evento de apresentação: SMS e telefonemas pessoais com a velada ordem superior – Eh pá, tens mesmo de ir … senão …!
Verão que a grande maioria dos presentes será de dirigentes e técnicos da Administração Pública – principalmente dos serviços da administração direta e indireta da Vice-presidência e dos Assuntos Sociais – que não conseguiram arranjar desculpa convincente para justificar a ausência.

Anónimo disse...

O Cunha e Silva anda ameaçar toda a gente. Aquela gente da JSD vai a todo lado ameaçar e coagir as pessoas a apoiar. A sala estará cheia de gente cheia de medo de ser despedida e de sofrer represálias. Uma vergonha. Este Cunha e Silva tem que ser posto a correr para fora da Madeira.
Esta claudia aguiar foi colocada na republica pelo Mijinhas que agora bate em mulheres (de acordo com o diario), ela deve gostar mesmo de gente toda do mesmo genero depois vai sempre mudar, como fez com o mijinhas.

Temos que nos salvar deste cunha e silva. Ele é um terror e mete medo a toda a gente. Na Madeira não podemos ter medo e este senhor só faz isso. Ele é pior que o Hitler!

Anónimo disse...

Há aqui uns comentários muito engraçados, não fora de onde são originários. Refiro-me concretamente aqueles que se apressam a dizer que a sala vai estar cheia, sublinhando que será cheia de gente com medo. Pois bem, se as pessoas têm medo não dão a cara como tem sido aliás a prática dos que têm vindo a assinar papeis coagidos pelos serviços mas que não têm que aparecer em lugar nenhum porque não valem mais do que um simples voto (se valerem porque no dia da decisão não há pressão). A sala vai estar cheia porque a candidatura de JCS surge como uma candidatura de base de militantes que sentem que há abertura para uma melhoria dentro do partido e com isso ganhar a Madeira. Há um líder forte, uma equipa forte, num projeto forte. É por isso que a sala vai encher. O medo não enche salas. Apenas enche folhas de assinaturas.

Anónimo disse...

"Ele é pior que o Hitler" - Tenham vergonha senhores! Não têm nada para fazer? Passar o dia de trabalho a escrever comentários aqui no blog. Por favor! Campanha suja contra o Cunha e Silva e a Claudia Aguiar. Cresçam se faz favor. Se identificassem qual a vossa candidatura era derrota pela certa, dado o vosso nível tão baixo, tanto ódio, tanta mentira e acusação gratuita.!!!!!!!!

Anónimo disse...

Deixem a Claudia em paz. A deputada não é militante igual aos demais? Tem menos direitos? Que eu saibam foram outros senhores do PSD que andaram a desunir o partido há algum tempo para cá.

Anónimo disse...

Estes comentários contra a candidata do PSD ao Parlamento Europeu parecem que querem ser como os outros [ (...) e pessoal do Albuquerque) que após os resultados das autárquicas andaram por aí a festejar a derrota do próprio partido. Militantes destes não precisamos. Votem noutro mas não voltem a falar no psd. É um grande favor que nos fazem

Anónimo disse...

Este Mário Fernandes deve ser louco!

Anónimo disse...

Excelente comentário do leitor das 14:29. É por isto que eu gosto da candidatura do Dr. Cunha e Silva

Anónimo disse...

Sabiam que "arrogante" significa sublime, majestoso, grandioso, elevado do ponto de vista espiritual ou moral, transcendente, muito grande, grandioso, magnífico, esplêndido, admirável, (estilo) que se caracteriza pela elevação de pensamento e beleza de expressão.

Vão dizer mal para outro lado!

Anónimo disse...

Miguel de Sousa: sozinho e a dizer mal de tudo e todos.
Sérgio Marques: sozinho ou quase
Miguel Albuquerque: mais sozinho com a perda do Rosa Gomes
Manuel António: com todos os que aderiram ao partido ontem mas com data de anteontem, ou seja, sozinho
Cunha e Silva: até agora ainda nem falou mas já está a dar luta. Quinta feira será que estará sozinho?
Então, toca a desancar, a dizer mal da Cláudia (que já apoiava e era apoiada pelo JCS antes sequer de ser candidata à Europa e não só agora, por isso a dor de cotovelo de M Sousa que agora pede para que ela não se mexa nem diga o que pensa). A onda é grande e vai crescer. Andava tudo aqui a contar espingardas e vão ter então uma nova oportunidade para as contar: quinta-feira. E fazer novas sondagens. Divirtam-se. A brincadeira tem tendência a acabar. Agora é a sério e com muito entusiasmo.

Anónimo disse...

A Claudia Aguiar já não é uma candidata consensual então com essas peripécias vai destruir o partido!

Anónimo disse...

Calisto estou com medo se não for à apresentação candidatura do Cunha e silva sou despedido.. Salazar ressuscitou!! E a PIDE!!

Anónimo disse...

A primeira derrota de Cunha e Silva está em ck tagem decrescente até às Europeias!

Anónimo disse...

O resultado do Cunha e Silva será o Resultado das Europeias.