Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Eleições


EM EQUIPA QUE GANHA... RODRIGUES MEXE




Se Zé Manel não for eleito, mete-se na sua última alhada




Uma vez que prognósticos só no princípio, o JPP e Veríssimo já esfregam as mãos

Se bem percebemos, José Manuel Rodrigues, ao candidatar-se na lista dos populares para S. Bento, decidiu empenhar os trunfos todos para segurar o partido em seu poder durante mais uns tempos.
É legítimo agir. E corajoso. Mas àquele raciocínio faltou astúcia política, salvo melhor opinião. 
Como é óbvio aos olhos de toda a gente, para José Manuel Rodrigues o perigo de uma disputa de liderança no PP-Madeira chama-se claramente Rui Barreto. Ora, candidatando aquele que ainda está em São Bento, certamente que o manteria por lá mais 4 anos, distante das intrigas palacianas regionais. Barreto seria eleito porque caiu no goto do eleitorado. Ou seja, o PP alcançaria os seus intentos. José Manuel também, duplamente: o êxito do seu partido e a consolidação da liderança.
Acontece que Rui Barreto teve um percalço de linguagem no percurso. Já não nos recordamos se, a uma pergunta da jornalista do DN, admitiu que gostaria de continuar em Lisboa ou se deu a entender que exigia ser o candidato. Não foi feliz, num caso ou noutro. Mas Rodrigues não reagiu melhor. Também num caso ou noutro, interessava-lhe manter o deputado no hemiciclo nacional. Essa é que é essa.
A explicação para recandidatar o deputado até seria dispensável. Em equipa que ganha...
Mas... Ai ele diz que continua em Lisboa? Pois José Manuel resolveu mostrar quem é que manda na Rua da Mouraria. Então, ei-lo à frente dos forcados para enfrentar as feras em Outubro. Se for eleito, estabiliza as hostes. Se não for, continua no parlamento regional... com Rui Barreto ao lado, que desde já está 'condenado' a voltar ao Funchal. 
Zé reagiu como aquele tal: não há problemas, arranjam-se.
Quem vai perguntar o porquê de Rodrigues elogiar tanto o papel de Rui Barreto no hemiciclo e depois não o candidatar? 
Barreto é muito capaz de, por sua iniciativa, não pedir contas na noite eleitoral, em caso de o PP não meter ninguém na Assembleia da República. Mas não resistirá à onda que já nas regionais o queria mandar para a frente do partido. E então Zé Manel sofrerá em congresso.
Mas os prognósticos dizem o quê? Ora, como os prognósticos, ao contrário do que dizia o outro, devem fazer-se no princípio, o nosso prognóstico é que José Manuel não será eleito.
Ali perto, Carlos Pereira também vai encabeçar a lista do PS. Mas em circunstâncias diferentes. O novo presidente do Partido Socialista não ia subir à liderança e resguardar-se à sombra logo no primeiro combate, para ver no que aquilo dá. Fez muito bem em avançar, embora em caso de resultado mau lhe possam complicar a vida.
Enfim: não é preciso fazer prognóstico nenhum para concluir que quem deve andar a esfregar as mãos é o JPP e é Nelson Veríssimo.

8 comentários:

Anónimo disse...

Caso para dizer que zé manel é espero como um Portas. Rui barreto tem de ser o candidato a não ser o CDS ta a fazer o jogo do PSD da madeira

Anónimo disse...

E porque esfrega as mãos Veríssimo e o jpp? Que se saiba, e veja, teem sido um autêntico flopp a todos os níveis...

Anónimo disse...

o Zé Manel está a fazer a ultima aposta , e como muitas das que fez esta vai correr mal.

Anónimo disse...

Rui Barreto é o próximo presidente do CDS, foi o único que mostrou ter tomates para fazer salada que agradasse aos Madeirenses.

Anónimo disse...

Parabéns ao comentador das 20.47 ponto final

Anónimo disse...

O Veríssimo ninguém o conhece, a não ser o Elvio, a família e alguns "ditos cultos". Está bem como os candidatos do PSD.
Valha-nos Nossa Senhora !

Anónimo disse...

O mal desta terra é matar quem faz sobra. Rui Barreto mais uma vítima da partidarite. Não sou CDs mas o rui Barreto da 20-0 ao pre histórico JMR

Anónimo disse...

o Zé já ganhou mais esta. Não interessa o resultado. Há 20 anos que é só vitórias. Vitórias nas carteira dele, do Lino Abreu, do Lopes da Fonseca e do Ricardo Vieira. Vitória Vitória