LEITOR PREOCUPADO COM A CENSURA
QUE TOMOU CONTA DO 'FENIX'...
Caros Leitores, de vez em quando acontecem na vida situações bizarras que nos reduzem as capacidades de resposta. No caso, trata-se de um ente que assina um texto como Ana Costa, escrevendo depois no masculino - actos falhados... - chorando as suas angústias em torno do que considera uma mudança da "alegada linha editorial" deste blogue, que teria levado a "diversos casos de censura e deliberada omissão de comentários e pedidos de publicação". O que prenunciaria "ligações [do Fénix] a determinadas pessoas ou forças políticas e grupos empresariais".
Entre a despachorra para 'dar troco' ao que se segue e a piada que achámos a umas passagens do arrazoado, decidimos, contando com a paciência do Leitor, aceitar o desafio do Senhor ou da Senhora e publicar as suas candentes dúvidas, acrescentando-lhes um curtíssimo comentário nosso. Aí vai:
"Venho pelo presente solicitar esclarecimentos sobre a sua alegada linha editorial, uma vez que tenho sido confrontado com diversos casos de censura e deliberada omissão de comentários e pedidos de publicação, em que é evidente a sua falta de isenção e ligações a determinadas pessoas ou forças políticas e grupos empresariais.
Tais actos parecem-me incompreensíveis face à sua linha de pensamento.
Consta da sua página o seguinte: "A expressão do pensamento em público deve ser um acto livre. Em Portugal, 48 anos de censura chegaram para mostrar quão importante é combater qualquer tentativa de regresso ao passado, a essa dolorosa época de trevas."
E continua: "...raros são os casos de asfixia mental..."
"O blogue "Fénix do Atlântico" será um parceiro empenhado entre quantos amam a liberdade."
Questiona-se se terá V. Exa. se rendido ao novo regime, aos seus operários e novas sanguessugas ?
Cedeu aos seus princípios e passou a ser um órgão de comunicação oficial das forças oficiais do regime, como se tem ultimamente constado?
Foi asfixiado mentalmente pelos que não amam a liberdade, parafraseando a sua página de apresentação?
Dou um exemplo:
No dia 28 de junho de 2015, publicou sob o título"Pedro Calado em almoço da Fundação Social Democrata ", um texto interessante sobre a presença dessa figura pública acompanhado do seu chefe, o Sr.º Avelino Farinha, num almoço da referida Fundação.
Óbvio que o tema tem interesse quando estamos perante um almoço com a presença de um grupo de apoiantes liderado pelo Dr.º Jardim, no qual estranhamente comparecem o suposto braço direito do atual Presidente do Governo Regional e o líder do maior grupo empresarial madeirense, criado e alimentado pelo anterior regime e onde foi parar o Sr.º Calado e outros senhores da política.
Estranho foi quando ao passar um refresh pelas vossas anteriores publicações constatei a total eliminação dos comentários à referida publicação. Apesar de concordar com o conteúdo eventualmente pejorativo de alguns, julgo que a eliminação nunca deveria ter sido total.
Pergunto: cedeu à pressão do AFAVIAS ou do Sr. Calado ? ou de ambos ? Em relação a esta podemos responder, pois tivemos conhecimento através de alguém ligado ao Sr.º Calado de que ele havia falado consigo e resolvido o assunto dos "comentários negativos à sua pessoa".
Sabemos bem o conteúdo telefonema ! Também temos os nossos contactos e amizades.
Assim sendo, pergunto: Alterou a sua linha editorial ? Se sim esclareça em que termos, em nome da verdade que ousa apregoar.
Desafio-o a publicar o presente email no seu blogue, em nome da "sua" "liberdade". Falar de liberdade não é sinónimo de praticar liberdade.
Já dizia Aristóteles; "O homem livre é senhor da sua vontade e escravo somente da sua consciência."
Atentamente, ainda com consideração pessoal e reconhecimento pelo seu trabalho."
Nota do Fénix - Por acaso, falámos com o Dr. Pedro Calado uma única vez na vida, num jantar oficial, mas já vai para uns 10 anos. De resto, nem por telefone, por e-mail, sms ou sinais de fumo. E que falássemos. Depois, mais engraçado ainda, é que os comentários que o/a leitor/a diz terem sido todos eliminados da peça em questão... continuam todos lá. Quem for ao dia 28 de Junho, à peça em apreço, verá os 19 comentários, prontos a ler. Finalmente, esclareço já que uns 30% dos comentários que cá chegam são liminarmente deitados ao lixo. Não são publicados para depois desaparecerem misteriosamente à conta de algum telefonema do Avelino, do Calado ou de outro tão bem pintado. Os sujeitos que aproveitam o anonimato para 'corajosamente' invadirem vidas pessoais ou atingirem gratuitamente cidadãos ou instituições aqui não conseguem os seus intuitos. Se fizessem isso à 'sra Ana Costa', será que ainda falaria em censura?
13 comentários:
Acho bem que o sr Calisto não deixe publica comentários que se metam nas vidas particulares seja lá de quem for. Bem haja e continue com o seu "trabalho" de desmascarar seja lá quem for e de que partido for. Obrigado.
Não posso deixar de sentir uma certa simpatia pela acusadora.
É claro que ela esteve mal, pelo que devia pedir desculpa.
As técnicas de assédio moral estão tão desenvolvidas que os assediados criam inimigos onde nao os há.
Recomendo à acusadora que evite fazer acusações de momento: espere, tenha calma, volte a analisar a situacao no outro dia, se alguém quer lhe mal, está a tentar fazer com que enlouqueça. Fale só com base em provas públicas ou que detém.
Existem vários sites de aconselhamento sobre isso e um excelente artigo de uma revista brasileira jurídica.
Amigo Calisto, perdoai-lhe, não sabe o que diz...hehehehe
Deve ser uma tal ana gouveia que agora tb e fotografa
TODOS os comentários que aqui coloquei foram publicados e alguns até foram contrários so pensamento do editor e prezado Jornalista, Luís Calisto. Nesta mesma linha de actuação, o DN censura para aí uns 40% dos comentários que faço. Um bem haja a este Blog!
Caro Sr. Calisto,
Parabéns pela resposta.
Esse anónimo deve ser um advogado que anda de azulinho pomposo e que gosta de atuar na clandestinidade.
É um blog e mais pessoal que isso não existe, é normal. Mas uma coisa é certa, não dá para escamotear a existência de uma grande simpatia pelo CDS, contudo isso é completamente legitimo, pois como já disse, trata-se de um Blog. Quem quer priorizar outras ideias que o faça no seu Blog.
Conclui este Sr. Anónimo das 9.38 que estamos perante um blogue com simpatias pela Direita. Como dizíamos, 'há cada uma'!...
Têm sido recorrentes postar artigos e depois retira-los.
Lembro uma ação da atual Câmara do Porto Santo do PS, liderado pelo Sr. Filipe Menezes de Oliveira, onde apresentava o relatório da auditoria às contas do executivo do Sr. Roberto Silva e o seu elenco governativo, que depois o Sr. Calisto gentilmente retirou afirmando que posteriormente iria falar novamente do assunto e coloca-lo no seu blog. Até hoje!
Eram simpáticos os desvios orçamentais, chegando a centenas de milhares de euros.
Assim podemos verificar que existe alguma censura e seletividade de informação, após alguns pedidos nesse sentido.
Pensava que este blog era o mais livre da Madeira.
Tem razão no caso a que se refere, mas não toda a razão.
É verdade que a peça foi retirada e que aqui dissemos que posteriormente seria reposta.
Quanto a catalogar esse processo como censura, prefiro nem responder. Mas faço-o de certeza se o sr. comentador deixar de fazer censura ao seu próprio nome e identificar-se, como um cidadão civilizado faz quando critica os outros: deve permitir ao adversário a hipótese de defesa e de contra-ataque.
Da sua parte, faz censura total para não ser atingido.
Indo ao assunto:
Se a peça referida foi retirada, isso decorreu do acordo das duas partes querelantes. Estava-se em período de campanha eleitoral e ambos os adversários entenderam ser melhor para ambos evitar dar trunfos eleitorais a terceiros. Pelo que acabaria por ser decidido ficar o assunto por ali.
Finalmente: o anónimo diz que este procedimento é "recorrente". Então, pedimos que aponte os casos que o levam a falar em recorrência. Ou além de covarde é mentiroso?
Exmo Sr. Calisto, infelizmente nesta terra só ao abrigo do anonimato se pode dizer ou tentar dizer algumas coisas, por isso por favor não apelide o comentador anónimo de "covarde".
Expressar-se anonimamente não é covardia, é realismo. Covardia é ver, viver e testemunhar as atrocidades que nos rodeiam e não as denunciar. Acresce, que se o Blog permite o comentador anónimo, passo a redundância, é permitido o comentador anónimo. Retire-lhe essa possibilidade e verá quantos "corajosos" lhe restam.
Com os melhores cumprimentos,
Mais um anónimo.
Caro Comentador
Não estou a chamar covardes aos comentadores anónimos. Nem por sombras. Se fosse isso, não lhes veiculava o comentário anónimo, para ser coerente.
Chamo covarde ao comentador que, à sombra do anonimato, vai além de dar uma ideia, uma crítica, um ataque razoável - insultando e violando, sim, a vida privada de pessoas indefesas que não sabem a quem contra-atacar. É só isso. E ainda por cima esses anónimos que ofendem e caluniam anonimamente vêm dizer que é censura mandar os seus ataques soezes para o caixote do lixo.
Espero ter-me explicado melhor agora.
Um agradecimento ao Luís pela sua atitude e explicações !
Escusamos de responder aos comentários provocatórios! Fica-nos melhor ...pelos nossos valores! Também teria ficado ao bloguer ! Enfim !...
Atentamente!
Ana Costa
Enviar um comentário