Powered By Blogger

terça-feira, 28 de julho de 2015

INSOLAÇÕES 2015 (II)


SUPLEMENTO DO GOVERNO OBRIGA 'FÉNIX'
A ANTECIPAR FÉRIAS DOS LEITORES






Voltamos em 1 de Setembro, possivelmente em formato 'revista de cabeleireiro'. Nesta terra pintada de fresco a cor-de-rosa, fica feio insistirmos num blogue nascido para 'dizer mal'


Tínhamos apontado as merecidas férias dos nossos Leitores para o mês de Agosto, com início dia 1. Mas a divulgação de um suplemento publicitário do governo regional na imprensa de hoje vem comprovar que nós também estamos a precisar de férias e com a máxima urgência. 
Se é assim, então mergulhemos já no Atlântico.
Veja-se como as coisas são. Estávamos a preparar um número muito sério da secção 'Insolações 2015' subordinado ao tema 'CEM DIAS SEM GOVERNO'. Eis senão quando, esta manhã, parece de propósito, nos salta para as mãos o encarte de propaganda governamental intitulado '100 DIAS DE GOVERNO'.
Ou estamos em fase de delirium tremens ou os ultravioleta andam a transportar-nos a mente para uma vida de inferno quando afinal a nossa renovada terra, avaliando pelo que lemos, se transformou num 'país das maravilhas' ao estilo Alice.
Desde há uns tempos, com reforço no suplemento de hoje, deixáramos de ver por aí o velho desemprego que, nos tempos de crise, andava nas 22 mil vítimas. Assim como perdemos de vista uma tal pobreza extrema que acabou com a classe média. A exclusão social desapareceu. Esfumou-se a emigração forçada de jovens - e a pouca que possa haver passou a ser encarada pela positiva, com vantagens para o PIB da Região. 
Temos de antecipar as férias. Padecemos da mania de que os madeirenses vivem num inferno. E se o Dr. Saturnino for chamado, mete-nos de certeza lá em cima para uma dose de tratamento à moda antiga. Nas têmporas. 
Enfim, já que estamos de saída por um mês e picos, perdemos a bicicleta mas temos de perguntar: quando o presidente Albuquerque refere no suplemento que "dinamismo e iniciativa caracterizam a nossa linha de conduta", o homem refere-se a que governo? Aquele editorial do suplemento é um amontoado de banalidades como as que esvaziam intervenções presidenciais no parlamento sabiamente preparadas para adormecer a oposição - o que tem acontecido com êxito.
Depois, o suplemento apresenta os altos feitos no plano da reforma do sistema político: corte no jackpot, mais tempo à oposição para falar, mesa da ALM plural, presença do chefe do GR no parlamento, 25 de Abril comemorado no hemiciclo... Isto é obra do governo ou é o ramalhete de reivindicações da oposição já murcho, da idade? 
O facto é que aquilo leva uma página inteira de suplemento, porque o Zé cá está sempre pronto a pagar a despesa com as armadilhadas estratégias dos cavalheiros.
Segue-se a Secretaria da Agricultura. Outra página para Humberto dizer o que fez. E que nós achamos um 'não fez'. Aquilo é uma mudança da Direcção de Pescas para Câmara de Lobos, aprovações de aplicação de programas, apresentação de projectos de decretos, mais resoluções a definir orientações, mais o "desenvolvimento de esforços para a criação de condições". Que obra feita!
Na Economia, é tudo trabalho para se ver... em 2020. Só que daqui lá não sabemos se estaremos vivos. Por falar nisso, prometemos desde já aos Leitores do Fénix um milhão de euros a cada um, a pagar em duodécimos ao longo do ano de 2043. Palavra de escuteiro.
Depois vem Rubina Leal com os seus planos de combate à pobreza e apoios à área social. E nós perguntamos, mas onde está essa pobreza, onde é que há gente à espera de apoios sociais, se já não se fala disso vai para dois meses?
Mais uma página, agora para Jorge Carvalho. Que se fez nestes CEM DIAS SEM GOVERNO na área da Educação? Outro 'não fazer'. Pagar menos 10% ao desporto profissional. Cortar no número de escolas (é política inevitável, mas não digna de receber um troféu). Corte no horário dos profes. Corte nas avaliações externas. Eis o que foi feito - ou desfeito. Entretanto, passaram-se cem dias.
Para evitar umas gargalhadas de maluquinho, passamos por cima das contas públicas, da Saúde e das... como é mesmo? Obras públicas. Obras públicas?
E vamos aterrar no Ambiente. Ou mais propriamente amarar. Porque Susana Prada, na página de alto a baixo que lhe cabe, escreve 3 linhas avisando que foi implementada uma estratégia de combate à poluição no mar. Lembrou-se bem. E também vai fazer diminuir perdas de água, para bem da rega. Terceira e última medida destes cem dias: reactivar torres de vigilância contra fogos florestais, as quais obviamente estavam desactivadas. Trabalheira!
Na Cultura, o governo propagandeia como grandes feitos a instalação do Museu de Arte Contemporânea no Centro das Artes e a reafectação da Quinta Magnólia, com requalificação  e adequação daquilo. Não há cidadão que não se sinta cultivado com esta obra imensa.
Voltando à vaca fria. Como vivemos desfasados desta terra onde, afinal, não há problemas graves por resolver. Como parece unânime o reconhecimento quanto aos suculentos frutos da renovação albuquerquista. Como não nos sai da cabeça que deve haver engano e o povo sofre carências em silêncio. Como o suplemento encartado na imprensa de hoje nos parece o relatório de actividades da junta de freguesia das Achadas da Cruz, sem ofensa. Então precisamos de férias. Imediatamente.
De caminho, recorreremos a uma consultora especializada que nos aconselhe sobre o formato do Fénix para a rentrée, uma publicação claramente distinta deste blogue que só sabe dizer mal. Se a consultora nos recomendar uma viragem para 'revista de cabeleireiro', que realmente se identifica mais com a realidade que andam a pintar, mandaremos os Kapas fazer um estágio durante a segunda quinzena de Agosto na 'Caras' ou na 'Maria'. 
E não nos venham acusar de fugir à luta ou de nos deixarmos subornar por uma viagem a Creta ou a Bora-Bora com dinheiro das Angústias. 
Da nossa parte, até 1 de Setembro.

PS - Esperamos encontrar, no regresso, a candidatura do 'outro' (a PR) já formalizada, bem como esperamos reencontrar o ferry, o avião cargueiro, o emprego no Porto Santo, a igualdade de oportunidades, a credibilidade externa, a justiça social e essas coisas todas entre as prioridades do governo previstas para estudar em 2020. Last but not least, que a Sissi esteja de boa saúde.

4 comentários:

Anónimo disse...

E o problema é que nós contribuintes ainda temos que pagar esta propaganda no DN.

Anónimo disse...

..."Esperamos encontrar, no regresso..."
...Já agora: que no regresso CSM e SLB estejam bem posicionados e assim continuem...porque entretanto o campeonato já começou...

Anónimo disse...

Vou ter saudades da Sissi....... Luis o facto de ir de férias é um descanso para o "Cem Governo"

Anónimo disse...

Estes cem dias foram dedicados à promoção da máquina!