Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de julho de 2017


Funchal Forte visitou o Canil Municipal, no Vasco Gil




Gil Canha, ex-vereador da Câmara Municipal do Funchal e cabeça de lista pela Coligação Funchal Forte, visitou esta quinta-feira, juntamente com o candidato à Assembleia Municipal, João Noronha, o Canil Municipal, no sítio do Vasco Gil, Freguesia de Santo António, que é gerido actualmente pela Associação AMAIS - Associação Melhores Amigos dos Animais.

Como é de conhecimento público, Gil Canha, além de ambientalista é também um defensor da causa animal. No seu curto mandato como vereador com pelouro na Câmara Municipal do Funchal, foi um dos protagonistas do movimento contra a exposição estática de aves de rapina e aves nocturnas (corujas e mochos) nas ruas da cidade.
Muito agradado com o trabalho meritório que está a ser desenvolvido pela associação AMAIS, no canil do Vasco Gil, o candidato pelo Funchal forte referiu que “o actual canil melhorou muito, quase como da noite para o dia”, e explica porquê: “Há cerca de dois anos atrás os animais estavam metidos todo o dia em jaulas sobrelotadas, sem direito a recreio nem a saírem das boxes, muitos deles, devido ao cativeiro intenso, eram agressivos, instáveis e enlouquecidos. Hoje, graças ao trabalho dos voluntários da AMAIS e ao carinho que têm pelos animais, o bem-estar animal melhorou extraordinariamente no Canil Municipal.
Adianta, que “apesar dos reduzidos meios e a falta gritante de novas infra-estruturas, a AMAIS conseguiu com os parcos meios ao seu dispor, fazer um trabalho hercúleo e altruísta na guarda dos animais. Existe um voluntário, de nome Fernando, que todos os dias apanha o autocarro na cidade, e quando chega ao Vasco Gil, ainda tem de calcorrear a pé, cerca de 400 metros até o canil, tudo a expensas dele e por amor aos bichinhos. Existem também voluntários, que têm as suas profissões, e que todo o tempo-livre que têm é despendido no canil: a limpar boxes, a passear/adestrar e a cuidar dos cães e gatos.”
E defende que “A cidade pode ter dezenas de canis que não resolvem o problema do abandono dos animais. A comunidade tem é de alterar a maneira como trata, lida e cuida dos seus animais, e neste campo, tem de haver uma verdadeira revolução das mentalidades e dos comportamentos.”
A finalizar, lançou algumas críticas: “A Câmara Municipal do Funchal tem de fazer um esforço maior, em vez de andar a gastar rios de dinheiro em propaganda e em coisas triviais, deve direcionar essas verbas para melhorar as condições do canil, por exemplo; as boxes dos animais precisam de melhoramentos urgentes, o novo incinerador não funciona já há algum tempo e tem de ser construído rapidamente um novo gatil”.


Repórter Funchal Forte

7 comentários:

Anónimo disse...

Os madeirenses são assim, se alguém faz um elogio nem perdem tempo a ler, só gostam de sangue! É por isso que temos tantos animais abandonados por aí...grande associação Amais.

Anónimo disse...

Os animais devem ser bem cuidados com bifes estou de acordo consigo quanto ao Cafofo de-lhe ossos e peles

Anónimo disse...

O Cafofo quer lá saber dos animais, se eles votassem a Amais estava a nadar em dinheiro e o canil de Vasco Gil tinha mais andares que o Savoy.

Anónimo disse...

E que tal expropriar o Amazonias e construir lá um Canil. Será para o próximo orçamento participativo.

Anónimo disse...

A cafofocada está de saída, derrota anunciada da cubanada

Anónimo disse...

Comentarista das 22,07 até tremeu o dia todo ao ler aquelas sondagens e em Outubro será o dia do Juizo Final e fugirem todos para o Conclave C Lobos/Calheta agora sem a Ponta do Sol.

Anónimo disse...

Sim, é de zelar e aumentar o Canil porque vemos muitos caes raivosos a deambolar pelo Funchal.