Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Parlamento


Discurso de Gil Canha, no debate com o Governo 
sobre o Estado da Região (terça-feira):

Como eu já referi várias vezes, o regime do dr. Miguel Albuquerque é muito semelhante ao regime de Marcelo Caetano e a sua célebre evolução na continuidade. Devido a falta de reformas e a cedência permanente aos ultras do regime e aos grandes interesses oligárquicos, Marcelo Caetano caiu de podre, e consequentemente, deu origem à Liberdade, ao 25 de Abril.
Aqui, na nossa ilha, Miguel Albuquerque está a repetir a mesma tragédia marcelista e por ser fraco e também por estar sequestrado pelos grandes grupos económicos, vai cair, mas ao contrário do 25 de Abril que trouxe a liberdade a este país, a queda de Miguel Albuquerque irá abrir as portas ao populismo, à propaganda milionária, e à política postiça mais rasca que alguma vez esta região conheceu.

Depois de 40 anos de um regime assente na política do pão e do circo, a fraqueza e irresponsabilidade do dr. Miguel Albuquerque vai abrir o caminho a algo muito pior e assustador para a sociedade madeirense, que é dar o poder à maliciosa criatura que está à frente da actual Câmara Municipal. 
Não sabemos o que o povo madeirense fez a Deus para vir a suportar tão grande desgraça nem sabemos se estamos condenados ao mesmo fatalismo histórico que Antero Quental profetizou para o nosso país? O que sabemos é que os sinais vindos ali de cima não são nada animadores, e mostram que se nada for feito, vamos ter mais uns anos de tenebroso populismo, propaganda, clientelismo e de servilismo aos grandes grupos económicos.
Diziam os gregos antigos, que no silêncio da noite se ouviam os martelos dos Ciclopes, seres calvos, horrendos, com um só olho, cuja função era bater ferro para Hefesto, o grotesco Deus dos ferreiros. Hoje, quando reina o silêncio nesses vales profundos onde o único murmúrio, é o pio triste do melro-preto anunciado a alvorada, conseguimos ouvir claramente para além dos despenhadeiros, os mesmos sons e as mesmas marteladas dos zelosos funcionários que trabalham para tão nefasta criatura, como o sr. Primeiro-ministro, os senhores do Bloco de Esquerda e os JPP - todos a bater ferro para o nosso aterrador Hefesto da Câmara, a tal criatura postiça que nos sepultara a todos!  Só que desta vez sem remissão!

12 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns drº Gil Canha pelo excelente texto da realidade política madeirense crua e nua, que nos vai levar outra vez para o abismo! É caso para dizer até quando é que vamos continuar a ser escravizados pelos "donos disto tudo"? Antigamente o senhorio explorava os caseiros, hoje em dia os senhores do dinheiro escravizam-nos a todos, e têm os seus lacaios nos partidos do poder! Até quando vamos sofrer este martírio? Quando é que o povo abre os olhos? O povo abriu os olhos no Funchal em 2013 mas foi atraiçoado pelo srº cafôfo que foi logo se aliar aos sousas para expulsar o drº Gil Canha da CMF. Mas tenho esperança que o mesmo povo coloque novamente o srº Canha na câmara para combater a "máfia no bom sentido"!

Anónimo disse...

Este ex-PPD quer é fazer campanha, não por um Funchal Forte , mas para ajudar a escadote leal à farolice. Tudo da mesma estirpe. Vão se catar!!!

Anónimo disse...

Sr. Canha percebo a sua ideia mas o povo gosta de gente bem falante e que lhe diga coisas bonitas mesmo que seja um bluff. A populaça gosta de ser enganada pelos vendedores de banha de cobra não há nada a fazer!

Anónimo disse...

Sou da CDU e não voto no Gil Canha mas reconheço o seu valor na sua escrita refinada, aliás, o nosso candidato já se pregou a ele e ficou cheio de espinhos!

Anónimo disse...

Vendedores de banha de cobra? Estão a falar do seu Chefe!!

Anónimo disse...

Não abram os olhos e depois queixem-se, como fazem os Venezuelanos sob o quero posso e mando do Maduro. Vão atrás das estórias da carochinha do Miss Baton e ou do "Fofo" que vão longe. Eu só escolho votar na Miss Baton ou no "fofo" se eles forem ao edifício do novo Savoy elogiar a obra comum que ali plantaram para engrandecimento da Ilha da Mamadeira.

Anónimo disse...

Lamento informá-lo, mas a viloada não entende um a "ponta de um corno" sobre o seu discurso! É pena, mas é a dura realidade. Tem de haver um esforço de alfabetização para as pessoas não caírem no conto do vigário!

Anónimo disse...

Pérolas a porcos sr. Gil Canha! Pérolas a porcos!

Anónimo disse...

Muito bem dito. Gil Cunha esqueceram-se de perguntar ao chefe do governa se a vivenda que estão a reconstruir lhe foi oferecido por um dos muitos lobbies desta terra. Segunda se consta foi vendida por 250.000 e era muito antiga e a sua ainda reconstrução vai custar outro tanto.

Anónimo disse...

Ah, a casa da Casa Branca então é isso ?

Anónimo disse...

cafofofoco está derrotado, ditadores xuxas pra rua

Anónimo disse...

Voto Cafofo e não nesta meia dúzia de gatos pingados.