Powered By Blogger

sábado, 19 de agosto de 2017

Câmara hesita mas tenta safar-se






Embargo parcial ao Savoy


Parte II



O embargo táctico, parcial no espaço e no tempo, incidiu no lado da Imperatriz D. Amélia. Pois no lado do Infante, como nos vasos comunicantes, recrudesceu ontem o espavento de obras, camiões, poeiras e ruídos. Até a Rua do Favila foi fechada ao trânsito para facilitar a vida de suas excelências e a do Largo António Nobre está muito condicionada.

No episódio anterior da novela Savoy, que publicámos quarta-feira passada sob o título noticioso que acima reproduzimos, tínhamos ficado no desespero da Câmara do Funchal por causa da falta da assinatura de Domingos Rodrigues que era preciso carimbar no embargo parcial ao simpático mostrengo de betão. 
Agora, como certamente os Leitores souberam ontem à tarde, o embargo já foi 'decretado' mesmo. Pergunta-se: e como conseguiram a tão ambicionada rubrica de Domingos? Resposta: não conseguiram. O ainda vereador não se quis meter na fossada do Savoy e desapareceu para um passeio ali mesmo à China - e agora é o encontras o prof. Domingos!

Como só não há remédio para a morte, eles nan vereação desenrascaram-se e, ao que nos dizem, foi o próprio Cafôfo a pôr lá o nomezinho na ordem de embargo, porque só o Mayor se pode substituir a um vereador para esse efeito. A menos que se tenha refugiado na figura da 'deliberação', colegial... 
Pronto: se o MP, cedendo às pressões do Dr. Prada e de outros chagas que não largam as ilegalidades de Zé Avelino - se o MP aparecer lá em cima na Imperatriz D. Amélia, a parte das obras não conformes com o projecto aprovado estão paradas, não há espiga.
Assim, Cafôfo não será acusado civil e/ou criminalmente na trama inofensiva urdida com Zé Avelino.  
O problema - como dissemos na tal peça de quarta-feira anunciando o embargo parcial que a Câmara veio anunciar ontem, sexta - era a falta do necessário parecer da Secretaria do Turismo sobre a parte do projecto que está a fugir à polícia, como se costuma dizer. Podia dar chatice. Aquilo anda na obscuridade desde Março! A solução foi um cozinhado com Avelino: a gente embarga a excrescência daquele lado da Imperattiz por uns dias, vocês aceleram as obras no resto do monstrinho, para adiantar serviço - como se viu já ontem -, entretanto gaguejam uma justificação burocrática para os 5 meses de ilegalidade, que a gente na câmara aceita logo, e depois de vir o parecer favorável do Eduardo Jesus vai-se todos a uma almoçarada no 'Madeirense', à porta fechada, e levanta-se a chatice do embargo. 
Deste modo, a gente pode outra vez falar de alto sobre o volume de negócios que o Savoy trará à nossa economia e dos postos de trabalho que aí vêm na hotelaria (evidentemente sem necessidade de dizer que serão postos precários e pagos a pataco, como está em moda).

Entalada em várias frentes, a Câmara lá vai arranjando artes para se safar. Não sabemos se, no caso do Monte, a D. Câmara conseguiu fazer naqueles dois dias de peritagem particular as análises suficientes para apuramento da 'verdade municipal' sobre a queda do carvalho. Tardia mas inesperadamente, o MP mandou vedar a zona fatal e se os homens de mão do inspector Cafôfo não fizeram o trabalhinho com rapidez, agora não podem lá entrar. E não só pelo MP. Parece que o PSD pôs lá em cima equipas em permanência para registar em vídeo todo e qualquer elemento afecto à vereação que tente entrar no perímetro vedado no Largo da Fonte e socalco sobranceiro. É abjecto e pidesco, sem dúvida, típico do já velho laranjal, mas convém ter cuidado com esse controlo adicional. Enfim, ódio com ódio se paga. Os rapazes da brigada cafofista também não são flores que se cheirem e operaram um truque de mestre: além de fazerem desaparecer vidas, provas criminais, qualidade quotidiana dos munícipes, parqueamento de automóveis na cidade e tranches salariais, os rapazes deram cabo do edital sobre o arraial do Monte que estava quieto no site da Câmara. Malandrice! 

26 comentários:

Anónimo disse...

Nojo! Profundo nojo! Paulo, foste engolido e defectado por um aprendiz de feiticeiro, que julgou ter no Funchal o laboratório para as suas experiências. Lixou-se e lixou-te. Mas o pior é o nojo humano disto tudo.

Anónimo disse...

Fuga para a frente em dia de actos mais importantes para passar despercebido o embargo que foi cozinhado com o promotor.

A obra ficará parada meia dúzia de dias para enganar tolos depois e depois tudo como dantes, quartel general em Abrantes.

Sr. Paulo Cafôfo, a mim você já não me engana. Há 4 anos, votei em si. Em 1 de Outubro, não leva o meu voto. E como eu, são muitos milhares mais.

Anónimo disse...

No Diário de Notícias da Madeira de hoje um administrador da AFA diz que o embargo deve-se ao facto da CMF ter pedido que fizessem algumas alterações ao projecto de alterações que foi apresentado na CMF em Março.
Se assim é, o embargo não foi em virtude de não haver licença, mas do licenciado não estar a ser cumprido.
Então, onde para a licença? Essa licença tem um prévio parecer vinculativo do Turismo?

Cafôfo desembrulha.
Julgas que te safas assim sem mais, mas isto não vai morrer aqui.
Ainda vais sentar o cu no banco dos réus. Mais poderosos já o fizeram e quase que borravam as calças...

Anónimo disse...

Senhor Professor Domingos Rodrigues, você que é uma pessoa séria e honesta, diga de sua justiça?
Porque não assinou a decisão do embargo?
Que andou a restante vereação da mudança e sobretudo o presidente a congeminar sobre o Savoy com o qual você não concordou?
Os seus esclarecimentos eram muito úteis. Até poderiam ajudar o Ministério Público.

Anónimo disse...

Se o Cafofo nao ganhar as eleicoes vai ter grandes chatices o tribunal vai ser o seu quintal...

Anónimo disse...

Não percebo nada disto mas não me pareça que possa embargar uma obra para corrigir um projecto apresentado que nem sequer está licenciado.
Há muito mais por explicar Dr. Paulo Cafôfo? Não há Prof. Dr. Domingos Rodrigues?
Ainda vai tudo dentro!!!

Anónimo disse...

Senhor Luís Calisto,

Faça o favor de obter e mostrar-nos o despacho do Presidente da CMF.

Cheira-nos a esturro.

O motivo invocado para o embargo - correcção do projecto de alterações de Março de 2017 - não cola com a realidade dos factos.

Conforme escreveu o Dr. Prada, só havia duas alternativas:
1 - Houve licença para projecto de alterações de 2017, então a licença estava ilegal e o MP é que tem, por denuncia de alguém, embargar a obra
2 - Não houve licença para projecto de alterações, o promotor está a fazer a obra conforme esse projecto de alterações e a CMF terá de embargar (aliás, há muito que deveria ter sido feito).

Não se supre um embargo corrigindo um projecto de alterações que se foi aprovado, é ilegal, ou então não foi aprovado. Onde já se viu?

Senhor Luís Calisto, ajude-nos a esclarecer a verdade.
Até para que não nos comam a todos por tolos.

Isto está muito mal explicado.

Muito obrigado.
Melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

Gostava muito de ver esse decreto real do nosso soberano Paulo Cafôfo.
Querem apostar que meteu outra vez o pé na argola!
Anda a tentar ajudar (nem vou meter aspas, pois o verbo até é simpático) o promotor, com sucessivas violações da lei. E parece-me que houve aqui mais uma...

Anónimo disse...

O DN já começou a branquear o Cafofo, já metem a foto dele como o grande guardião do Savoy que embargou o Avelino. Andaram a cozinhar o embargo ainda estavam quentes os corpos das vitimas da árvore. O Avelino no dia a seguir à tragédia, pelas 18 horas já entrava na Câmara. Cafofo é de facto um artolas!

Anónimo disse...

LPM empresa milionária de imagem contratada pelo Cafofo já inventou este embargo para desviar atenções da tragédia do Monte.Povo enganado e embrulhado.

Anónimo disse...

Embargo conveniente, cozinhado pela LPM.
Para enganar o povo quanto ao Savoy. Dentro de dias desaparece embargo e o monstro cresce
Para calar o teme do Monte
E até para merecer o elogio do insuspeito Diario de Notícias. Ah eh ah

Anónimo disse...

Me engana que eu gosto.
Este Cafôfo saiu cá um artista

Anónimo disse...

decisão para ludibriar o povo
Prorrogou a licença de obra podendo não o fazer
Permitiu que construirem mais área de construção e número de quartos mesmo sem licença
E agora vem embargar a obra, por uns dias, para fotografia, tipo, dizem que o AFA me tem no bolso, afinal sou mas é m herói pois consegui fazer-lhes frente
Só pode ser para rir

Anónimo disse...

Cafôfo anda a brincar com coisas sérias e a tomar decisões ao sabor dos mais convenientes timings eleitorais.
Só pode correr mal!

Anónimo disse...

Agora só falta a bióloga e o engenheiro virem aplaudir o brilharete do Cafôfo...

Anónimo disse...

Isto chega a ser por demais vergonhoso para ser verdade. Desvia atenções por causa da desgraça do Monte e depois de revalidar a licença do Savoy e dar garantias ao Avelino combina com ele um embargo da treta.

Anónimo disse...

Eu só gostaria saber se o ESTACIONAMENTO PÚBLICO E PRIVADO está dimensionado de acordo com o Plano e com a PORTARIA 9/95 adoptada por este; esse sim será um facto relevante para embargar as obras e mandar reduzir área bruta de construção.

Anónimo disse...

De facto Cafôfo tem imensa piada com esta espécie de embargo parcial, limitado e temporário.
Julga que engana quem?
E julga que com isto nos esquecemos do que se passou no Monte?

Anónimo disse...

Embargo parcial de 10 dias!!!???
A ganda Cafôfo
Eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh eh

Anónimo disse...

Tanta verborreia nos comentários!
É preso por ter cão e preso por não ter.O povo começa a ficar farto.

Anónimo disse...

o povo não é estóico, percebe estás jogadas para inglês ver

Anónimo disse...

Cafofo , o novo procurador da república
CMF, o novo Ministério Público

Ps: Continua Prada que todos andam com medo de ti, incluindo o roseiro Albuquerque

Anónimo disse...

Cafofo está com medo do que o Domingos Rodrigues possa ter para dizer.
Não vai ser fácil calar o Domingos Rodrigues quando ele quiser contar o que tem para dizer.

Anónimo disse...

O srº cafôfo está apto para trabalhar num circo! Com este número salto à retaguarda com duplo mortal para a frente, e sem rede, o artista trapezista está apto para integrar as melhores companhias de circo do mundo! Da minha parte está aprovado para a nova profissão, é por isso que vou chumbá-lo politicamente no dia 1 de outubro. Tenho dito.

Anónimo disse...

Funchal forte em frente forca Gil

Anónimo disse...

Este moderno edifício vai tapar tudo aquilo dos velhos do Restelo e ficará na memória das gerações vindouras como um marco importante com um Centro Comercial de Luxuaria Mundial.
Estes indígenas que apenas querem viver na sua tabanca/furna de 2 pisos criticam tudo e todos, tem o maldizer no seu ADN, até criticaram a esplanada do Golden Gate, vão ser se aquilo não está optimo e os impede de passarem com os rabos grandes.
Qual foi o Edificio que estes indígenas com mente cultural retrocada não criticaram?
Não alinho em guerras de hoteleiros em que trabalham Pradas e fazem o seu serviço tendo estes seguidores ainda não se percebido do que está a acontecer.
Lógico que o Manel das Cebolas não quer que constroem uma mercearia junto ao seu negócio para vender também cebolas, isso é dos primórdios da povoação deste território.
Também não queriam que se fizesse nada na Praça do Povo e agora vão todos para lá com Festas, Festinhas e Festolas.
Miséria é o que fizeram as nossas Ribeiras onde destruíram património e espatifaram milhões e milhões.
Aquilo está lindo, não? Vai ir para o Guiness