Powered By Blogger

sábado, 26 de agosto de 2017






Gil Canha


Nos países do Norte da Europa, sempre que um governante se mete em alhadas ou alguma coisa corre mal nos organismos que tutela, a sociedade civil e a comunicação social são de tal maneira implacáveis, que os governantes são obrigados a se demitirem dos seus cargos. Aliás esta intransigência política de tradição luterana e anglo-saxónica chega a situações algo caricatas, como por exemplo, o que aconteceu com o deputado sueco Tomas Tobé que foi obrigado a resignar ao seu cargo de deputado e líder partidário, porque, imaginem, usou em benefício próprio as milhas acumuladas no seu cartão, que o Estado fornece aos parlamentares para uso gratuito nos transportes públicos. E sabem porquê? Porque usou esses pontos para comprar um pacote de amendoins e uma refeição acompanhada com uma garrafa de vinho.

No Reino Unido, os Ministros pedem a demissão por coisas, que na óptica latina, são completamente triviais e corriqueiras. Por exemplo, o famoso Ministro invisual, David Blunkett, (cego de nascença) foi obrigado a demitir-se de Ministro da Administração Interna do Governo de Tony Blair (Dez 2004) porque foi acusado de ter facilitado a obtenção de um visto para a empregada filipina da sua amante. E quem não se lembra do caso do Ministro da Sociedade Civil, Brooks Newmark que se demitiu depois de ser apanhado a enviar fotos eróticas explícitas a uma jornalista que se fez passar por uma jovem activista. E mais modesto ainda, foi o caso do Ministro Britânico da Energia, Chris Huhne, que se demitiu do governo de David Cameron, em Fevereiro de 2012, acusado de perjúrio e obstrução à justiça, por ter declarado à Polícia que era a mulher e não ele, que ia a conduzir o carro em excesso de velocidade. Mais tarde, ele e a esposa foram condenados a oito meses de prisão pela brincadeirinha.
Mais recentemente, em França, o Ministro do Interior de Holland, Bruno Le Roux resignou o cargo, depois da comunicação social ter revelado que na altura que fora deputado, contratara as filhas, de 15 e 16 anos, para suas assessoras parlamentares durante as férias escolares.
Isto tudo, para se dizer que em Portugal, os ministros raramente se demitem mesmo que tenham responsabilidades políticas em coisas muito mais graves, como por exemplo, a tragédia dos incêndios florestais em Pedrógão Grande e o roubo de Tancos, em que só a “arraia-miúda” é que foi posta a andar. Deste modo, o governo da geringonça de António Costa e seus ministros agarram-se aos cargos como lapas vieiras no ilhéu do Lido.
Mas, o mais preocupante ainda é a passividade da nossa sociedade civil que aceita estas desgraças como uma “banalização do mal” na visão realista de Hannah Arendt, ou como um vale de lágrimas a que todo o cristão pecador tem de percorrer resignadamente. Nem os gregos, que nestas coisas costumam ficar atrás de nós, aceitam esta desculpabilização congénita de responsabilidades. Nos trágicos incêndios da Grécia de 2007, em que morreram 64 pessoas, os gregos manifestaram-se ruidosamente nas ruas e puseram em causa o governo conservador do Primeiro-ministro Kostas Karamanlis, e ironia das ironias, os que pediam as cabeças dos ministros com mais veemência e agressividade, eram nem mais nem menos que os socialistas do PasoK, de Giorgios Papandreu. (Na queda da palmeira no Porto Santo, também houve umas vestais que vociferaram todo o tipo de morras ainda estavam os corpos quentes debaixo da planta, mas na recente queda da árvore no Monte, ficaram caladas como ratas).
Contudo, temos de ser honestos e ressalvar o caso de Jorge Coelho, que logo após a tragédia da Ponte Entre-os-Rios, em que morreram 67 pessoas, pediu logo a demissão, um caso raro na política portuguesa.
E sobre a nossa recente tragédia da queda da árvore sobre a multidão no Largo da Fonte, no Monte, não quero aqui discutir se foi um galho dum plátano que caiu em cima dum carvalho, se foi em cima dum cabo de aço e que depois arrastou o carvalho atrás, ou se foi o carvalho que caiu doente. O que eu sei é que houve avisos à Câmara Municipal sobre o estado periclitante do parque arbóreo da zona e que nada foi feito. Deste modo pergunto: E NINGUÉM SE DEMITE? Morreram em Pedrogão Grande e no Monte famílias abraçadas, filhos com pais, pais com filhos, e ninguém põe o seu lugar à disposição? Ninguém dá um passo em frente?! Onde anda a consciência desta gente?
E o mais horripilante é que esses desgraçados, por tudo e por nada, agora cortam árvores num frenesim apalhaçado. Se um cão raivoso morder uma criança não se vai começar a matar todos os cães da zona! Há que haver bom senso e racionalidade, não nos podemos esquecer que as árvores também são seres vivos importantes para a nossa qualidade de vida. Temos é de cuidá-las e tratá-las como fazemos todos os dias com o nosso corpo e com os nossos jardins.
E como uma verdadeira tragédia wagneriana, o Crepúsculo do Deuses foi personificado por um Ministério Público apático e incompetente, que só dois dias depois do trágico evento é que percebeu que o local teria que ser vedado, procedimentos que até uma criança que vê filmes policiais sabe; - um local destes, só pode ser inspecionado por investigadores criminais, independentes, qualificados, e devidamente equipados, para não “contaminarem” a integridade do local do flagício. Sendo o MP uma estrutura hierarquizada, o(s) magistrado(s) que deram esta estranha autorização deveriam levar com um processo disciplinar em cima do lombo e depois demitidos das suas funções.  (Noutros saudosos tempos, eram metidos a ferros numa nau e enviados para Limoeiro)

28 comentários:

Anónimo disse...

Na minha opinião quem deveria ser logo demitido era o procurador do MP que estava de turno e que tomou essa estapafúrdia decisão.

Anónimo disse...

Cafoco demite te porque és responsável por 13 mortes e 50 feridos.

Eu, o Santo disse...

Sobre o MP ja falei muito... No entanto, nesta Sociedade Madeirense parece que os "maus" sao quem combate pela Justica, pelo principio de igualdade entre os cidadaos, pela cidadania e pela aplicacao da lei tal como esta escrita.
Como podemos nao ter corrupcao se quem a realmente combate e vilipendiado publicamente?
Como poderemos ter Democracia se quem age como um cidadao e denunciado criminalmente pelos politicos e e ameacado com a perda de emprego?
A ultima da SRARN e que vao deixar de aceder aos pedidos de acesso a documentos de Miguel Silva pois ele fez muitos: 8 num espaco de um ano, e para ele os obter teve que apresentar sempre (ou quase sempre) queixa na CADA.

Anónimo disse...

Esse Miguel Silva deve ser cá um chato de todo o tamanho.

Eu, O Santo disse...

Anonimo das 17:42.
C.q.d.

Anónimo disse...

Se em Portugal se demitissem os politicos com "rabos de palha" neste momento não existiria ninguém a governar

Anónimo disse...

Por cá, imagine-se, há políticos que a primeira medida foi causar desemprego aos funcionários dos parques de estacionamento e não lhes aconteceu nada.

Anónimo disse...

Coloquem os políticos a ganhar o salário minimo e veremos que nenhum consegue sobreviver e talvez nao tenhamos políticos no activo

Anónimo disse...

Demitem -se todos os do PSD renovadinhos que andam a dizimarem os doentes nos hospitais atingindo a Madeira.uma alta taxa de mortalidade!!

Anónimo disse...

Boa ressabiado das 09.41. Acordaste bem disposto.
Ó Santo, esclarece a minha ignorância. Que raio é c.g.d ?

Eu, O Santo disse...

Como queria demonstrar.https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Quod_erat_demonstrandum

Anónimo disse...

Manhoso

Anónimo disse...

Ditadura xuxalistas, nunca na Madeira, derrotar o careca é igual a derrotar os comunas xuxas, do partido irmão do el Maduro da verzuela

Anónimo disse...

Este comentário das 00.56 deve ter sido da equipa do Cafofo....

Anónimo disse...

No Hospital é só Bactérias, este PSD da Rubina Leal está a matar os Madeirenses por Falta de Medicamentos e Condições Hospitalares.
Fora com a Nariz do Pinóquio que faz promessas a pataco.
Só mentiras, mentiras.

SIA disse...

Anónimo das 16:21
Diz lá o nome de uma pessoa que morreu por falta de medicamentos ?
Baterias nos hospitais ? Diz lá um em que não tenha
Se esta tão mal o hospital porque estão cerca d 500 lá a viver sem estarem doentes mas a família não os quer em casa
gosto deste tipos que repetem frases feitas tiradas dos jornais como se fossem verdades absolutas sem pensarem pelas suas cabeças ou saberem filtrar o que dão como notícias

Anónimo disse...

Comentário das 17,57h
O Povo Brasileiro tem um frase muito espetacular que é:
Engana-me que eu gosto!
Que eu saiba veio tudo Chapado no Diário de Noticias e nunca foi Desmentido pelo Des(governo) destes Renovadinhos do PSD.

Anónimo disse...

Menina ou menino queque do PSD, o que vem nos jornais infelizmente mostra a triste realidade hospitalar, tb descritas pelos sindicatos e ordens dos profissionais de saude e muitos madeirenses possuem familiares que morreram com sepsis, falta de medicamentos, muitos morreram em estado debilitado pela fome!! SIM FOME!! Nem os familiares foram avisados da falta de alimentos, por acaso viu alguma vez os alimentos distribuidos pelas enfermarias? Nem para animais!! SIM TIVE FAMILIARES QUE MORRERAM COM SEPSIS E NO ESTADO QUE DESCREVI!!

Anónimo disse...

Ó das 02.12, e o que fizeste quanto a isso ?

Anónimo disse...

AVISO À NAVEGAÇÃO! AVISO À NAVEGAÇÃO! A equipa paga a peso de ouro pelo Cafofo, LPM, sempre que sai um artigo no Fenix PROCURAM DESVIAR as atenções para outros assuntos para baralhar a malta! CUIDADO COM OS COMENTÁRIOS DELES!

Anónimo disse...

Desculpe mas o povo tb comenta neste blog, ou pensamque quem aqui comenta pertencem a partidos? E falam de assuntos importantes, como por exemplo do estado dos hospitais na Madeira!! Assuntos que para o PSD pouco interessam, afinal para estas almas,ANDA TUDO BEM!! Tipico dos regimes ditatoriais!!

Anónimo disse...

Concordo perfeitamente com o comentário das 14.,45h
Eles julgam que são tudo como eles, verdadeiros profissionais dos comentários que andam por cá a denegrir todos aqueles que tem posição contrária a sua e que não apoiam a sua Rubina Pinóquio.

Anónimo disse...

Tentei denunciar o que se passou, mas encontrei barreiras, tentei falar na imprensa, mas como o PSD tudo controla, esbarrei em jornalistas manipulados e nada consegui do hospital idem aspas, ou seja a culpa morreu solteira!! Estranho ultimamente os jornais falarem de casos iguais, talvez morreram familiares de jornalistas e quase todos os dias aparecem, mais e mais casos. O caos a que chegou a saude na Madeira....

Anónimo disse...

Ó das 16.27, até me custa a crer. Da maneira que o DN andou numa fase a dar cacetada diária no sector da saúde, muito admira não terem pegado numa morte por sepsis. E o PSD não controla o DN.
Será que a história foi bem assim ?

Anónimo disse...

O que se passou foi real, o DN continua a receber avenças do GR, tudo na Madeira continua manipulado pelo PSD!! Todos os dias existem mortes por sepsis, falta de medicamentos e de alimentos e o DN e o JM, AGORA MUITO RARAMENTE FALAM DESSES CASOS!!

Anónimo disse...

A Saúde nunca esteve tão miserável como agora com este PSD.
Dar entrada no Hospital, a sua saída pelos próprios meios é complicado, muitas vezes segue diretamente para S Martinho.
Morre-se na Madeira em 2017 por Falta de Medicamentos e Condições Sanitárias.
Admiro-me: Nunca mais falaram no NOVO HOSPITAL
Desde que o António Costa se dispôs a contribuir com metade nunca mais falaram no assunto.
Onde é que esta Região gastadora em Festas tem essa verba para construir. Eles queriam era empolar os preços para ver se o Hospital vinha de borla e ainda mamavam algum.

Anónimo disse...

Ó das 20.53, e não puseste o assunto em tribunal ?

Anónimo disse...

Dizes que morreu uma pessoa da tua família no hospital com sépia e não fazes nada ?
Então se nada fazes e vens aqui para os comentários dizer mal, és um bom cobarde.