Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Autárquicas/Funchal


Rubina Leal vai transformar 
o Museu do Açúcar em Galeria de Arte
Transformar o Museu do Açúcar numa Galeria de Arte, privilegiando a exposição de obras da autoria de artistas regionais, nacionais e internacionais, foi o projeto apresentado hoje pela candidata do PSD à Câmara Municipal do Funchal, após uma visita àquele edifício.

Rubina Leal defende que, tendo em conta o espaço envolvente, aquele é o local “ideal” para a criação de uma Galeria de Arte Municipal, onde possa haver “exposições temporárias de artistas regionais, nacionais e até mesmo internacionais”.

“O ideal é que este edifício se transforme num espaço de Arte, de Cultura, onde seja possível fazer várias performances envolvendo a Praça Colombo”, o que irá dinamizar este local e “beneficiar os comerciantes”.

Lamentando o facto de não existir até ao momento uma Galeria de Arte Municipal na Cidade, a candidata considera fundamental a criação de um espaço de Arte e Cultura: “áreas essenciais que o município tem que desenvolver”.

Já o “importante” espólio do Museu do Açúcar, referente ao 1º ciclo económico do Funchal, integrará o acervo do novo Museu da Cidade, que ficará localizado no Palácio de São Pedro. “O Palácio de São Pedro será o verdeiro Museu da Cidade, um espaço nobre e o sítio indicado para darmos a conhecer a história do Funchal”.

“O Museu de História Natural irá para o Matadouro”, lembrou, notando que aquele é o espaço ideal para acolher todo o espólio – com peças únicas no Mundo – que neste momento se encontra em dois locais distintos: uma parte no Palácio de São Pedro, outra no Centro de Biologia Marinha, sendo que, muitas peças, se encontram armazenadas. 
Texto e foto: PSD

21 comentários:

Raghnar disse...

"...privilegiando a exposição de obras da autoria de artistas regionais, nacionais e internacionais..."

Privilegia mas não discrimina, privilegia todos. Se o politicamente correcto matasse...

Anónimo disse...

Que tal transformarem o museu, numa casa da libertinagem dos meninos e meninas do PSD! Na foto aparece uma menina com um ar de intelectual, nariz empinhado, que veio para a ALM, exigiu um gabinete de luxo e anda nos calcanhares da Leal, dente ralo, que tem complexos de inferioridade e mudou todos os cartazes...tudo farinha do mesmo saco! Que tal a enjoada da ALM, voltar para o gabinete para trabalhar, ou vai ficar a receber, sem nada fazer!! Tristes figuras descerebradas!!

Anónimo disse...

Rubina Leal anuncia a morte do Museu do Açúcar da cidade do Funchal. Gostaria de saber a opinião dos Historiadores sobre o encerramento do Museu do Açúcar. O comércio do Açúcar e a história da madeira tem uma ligação muito intensa. Espaços para Galerias de arte há muitos. Museu do Açúcar só há um, o nosso e mais nenhum.

Anónimo disse...

Boa ideia,mudança de instalações e uma nova vida ao espaço do antigo matador

Anónimo disse...

A senhora Rubina Leal deu outro tiro no pé...demonstrou não conhecer minimamente a história do Museu do Açúcar e a simbologia daquele edifício! Parece um jogo de xadrez, movimenta um museu para aqui, arrasta uma galeria para ali, mas com tão pouca inteligência, penso que em Outubro leva um xeque-mate do senhor Cafôfo!

Anónimo disse...

Ora porra. Então aquilo é um museu, ainda por cima narrando a nossa ligação ao comércio do açúcar, e querem tranformar numa galeria de arte ? Priveligiando artistas regionais, nacionais e internacionais ? Ficam de fora só os extra-terrestres, não ?
E querem tirar o Museu de História Natural do palácio de S. Pedro, ao qual tem uma ligação que ultrapassa o próprio espólio ?
Mas não há ninguém naquela candidatura que perceba um mínimo da área cultural ?
Parece mesmo que ninguém percebe a ponta de um corno.

Anónimo disse...

Quem a aconselhou foi de certezinha, umas alminhas que tiveram no tempo do Albuquerque ligadas à cultura, mas cultura da cerveja, dos arraias e que nunca, mas mesmo nunca fizeram nada de jeito. É preciso lembrar que após a aluvião do 20 de fevereiro e durante anos nada fizeram. As amigas do sr. Albuquerque pensaram em muitas coisas e no fim andavam com essa da galeria. Ó meus senhores, diga-se a verdade, só quando a autarquia mudou é que o museu arrancou e convenhamos, está com uma dinâmica a toda a prova e com recursos da casa.
Já agora gostava de saber, nessa equipa fantástica, que criatura ficará com o pelouro da cultura. O sr. Elias? Lol tinha graça, já agora perguntem-lhe quando é que este senhor começou a trabalhar no projecto do museu, A resposta será apenas e só agora. Pois
Às vezes era melhor inteirarem-se dos factos,
E permitam-me que diga, só mesmo da cabeça de gente inculta e pouco sabedora da história da cidade a que se candidata é que pode sugerir tamanha imbecilidade. E caso não saibam a razão de o núcleo ser ali prende-se com a ligação a João Esmeraldo, comerciante do ouro branco e dessa riqueza nasceu a primeira cidade no Atlântico- a cidade do Funchal.

Anónimo disse...

Caro comentador, informe-se sobre quem iniciou as obras do Museu do Açúcar. A semelhança do Lido, o que o Cafôfo fez com o Museu só Açúcar foi apenas inaugurar , algo que é o seu forte. Muito me admira que o seu amigo Costa não tenha sido convidado para a inauguração, sempre era mais interessante do que inaugurar a pedra dos viveiro.

Anónimo disse...

Ó Deus, e se deixassem o Museu do Açucar em paz!? Já agora iam estudar a História da cidade do Funchal.

Anónimo disse...

Os historiadores do PSD, com licenciaturas da Universidade Aberta!! Todos recebem benesses dos renovadinhos, afinal assumem-se os mais ilustres da Madeira, pululam em todos os organismos desde a ALM, ao GR, umas cabeças ocas, de cultura percebem muito pouco, afinal um museu pode ser uma galeria de arte?? A MAIOR BURRICE DA MADEIRA!!

Anónimo disse...


Galeria de arte?? Para a mulher do president de freguesia expor? ou para ser diretora,sempre ganhava mais algum sem fazer nada.
Vão mas é trabalhar.

Anónimo disse...

O anónimo das 23:58 diz umas verdades.De cabeças ocas é de ter medo.Vão rebentar com a Madeira.

Anónimo disse...

Um historiador da Universidade Aberta, com cursos feitos sobre o joelho!! Quem fundou fundou o museu todos sabemos, depois do 20. de fevereiro, esteve fechado e foi reaberto com Cafofo. Qual o.problema?? Agora torna-lo numa. galeria de arte, acho burrice, quando existem no Funchal galerias de arte!! Ou existem muitas obras feitas pelos renovadinhos, pois estes acham que percebem muito de arte e de cultura e fazem asneiras, vejam a Drac, onde deitam livros no lixo, idem aspas na ALM e no GR!! Cabeças ocas!!

Anónimo disse...

A candidata desconhece o porquê histórico de o Museu do Açúcar estar instalado onde está. A candidata durante a sua vereação lançou um concurso para reformulação do museu natural no palácio de São Pedro. Depois ficou a gaveta imensos anos até o Cafofo dar seguimento para o plano de arquitectura vencedor avançar e agora a candidata ex-vereadora-12anos quer desfazer tudo e mandar para um edifício podre que precisa de ser reconstruído na totalidade o museu que antes ela e os seus vereadores colegas queriam ali onde sempre esteve. Proponho a criação do museu do bordel na quinta vigia também, como açúcar e marinheiros sempre houve muita ..agitação histórica nesta terra!

Anónimo disse...

Esta deve ser das ideias mais idiotas de toda a campanha eleitoral.
O João Esmeraldo deve estar a dar voltas na tumba.
A candidata e membros da candidatura não devem saber quem foi, mas isso não tem importância para aquelas mentes de mentcaptos.
É a barbárie à solta. Esta, até ao Albuquerque deve ter dado um arrepio na espinha, porque bem ou mal, sobre estes assuntos tem algum conhecimento.

Anónimo disse...

Comentador das 21:29, lamento informar mas NÃO é verdade. O sr Cafofo fez muito mais que inaugurar, aí pode vir para este espaço escrever quantas vezes quiser achando que isso muda os factos, mas basta o administrador deste blogue fazer um pequeno trabalho para a verdade vir à tona. O sr Albuquerque e a sua equipa começaram obras, sim, mas porque havia dinheiros da Europa e de fundos de solidariedade mas depôs foi ZERO, andaram um ano e meio sem fazer nada. É só quando chegou esta equipa é que deu um rumo que não essa estupidez de função como galeria. Mas pronto, percebo que 9 Sr Calisto não queira dar esse crédito visto que tomou esta missão de endeusar uma equipa fraca, diria até medíocre e outros capachos da jota e do partido venham para o espaço lançar estas máximas. Levantem a bicicleta! Mas neste caso, em concreto, não limpam a verdade. Ah isso não.

Anónimo disse...

Cruzes credo que ideia mais original. Agora é só museus e edifícios a construir, mudanças a efectuar de museus, mais museus no Monte, o da historia natural passa a museu do Açúcar e o aquário e o museu de historia natural vai para onde? Esta candidata vai arranjar dinheiro onde? Isto de prometer e não cumprir já foi chão que deu uvas.

Anónimo disse...

A ideia do Cafofo era pensando que iriam fazer uma estátua dele em açúcar mas como iria criar muitas formigas e baratas e que ainda teriam que fazer patinagem na careca deste optaram por deixar so o nome

Anónimo disse...

A ideia do Cafofo era pensando que iriam fazer uma estátua dele em açúcar mas como iria criar muitas formigas e baratas e que ainda teriam que fazer patinagem na careca deste optaram por deixar so o nome

Anónimo disse...

vejam o anjinho de laranja . Não vá o diabo tecelas

Anónimo disse...

O Museu do Açúcar merece outro espaço de facto. Devido à sua centralidade, o edifício adequa-se mais a Galeria Urbana do que a um Museu da importância do Açúcar para a história da nossa Região!