Powered By Blogger

domingo, 20 de agosto de 2017

Autárquicas 2017


JPP RECEBEU SALDO NEGATIVO 
DE MENOS 14 MILHÕES
E CONSEGUIU MARGEM DE INVESTIMENTO 
DE 5,5 MILHÕES
Na apresentação dos candidatos à Assembleia Municipal de Santa Cruz, numa lista liderada por Júlia Caré, Filipe Sousa deixou números que provam o trabalho desenvolvido pela autarquia e pela gestão JPP nos últimos quatro anos.
O líder do JPP lembrou que recebeu a câmara com um saldo negativo de menos 14 milhões de euros, e, passados quatro anos, é com orgulho que deixa a autarquia com uma margem para investimento na ordem dos 5,5 milhões de euros.
Filipe Sousa disse que esta conquista deve-se à equipa que liderou o Município, mas também ao povo que soube compreender as dificuldades.  "É a vós que agradeço e lembro que, nesta mesma praça, há quatro anos, vos pedi confiança e uma procuração para recuperar as finanças de Santa Cruz. E hoje é com orgulho que afirmo que conseguimos, apesar das dificuldades que enfrentamos e que foram muitas. Por isso queremos continuar para mostrar do que somos capazes agora que salvamos o Município da falência.".
Aos que acusam o JPP de nada fazer nos últimos três anos e de só agora estar a fazer obra, lembrou que se os investimentos avançam agora é porque o trabalho de casa está feito. "Dizem que não fizemos nada, mas fizemos aquilo que todas as famílias fazem quando têm dívidas: pagamos e agora estamos a fazer o que já podemos pagar. E tudo isto fizermos sem deixar de estar ao lado do povo e dos seus problemas, e sem deixar cair a nossa matriz social."
Em seguida, Filipe Sousa apresentou Júlia Caré, uma mulher de garra que soube aguentar como ninguém a Assembleia Municipal.
A candidata explicou à população porque aceita novamente este desafio, realçando que o faz porque sempre acreditou na equipa do JPP e nos seus valores e projetos. "Sempre admirei o Filipe Sousa, a sua maneira de trabalhar, a sua entrega à causa pública, a sua forma de nunca prometer o que não pode fazer". 
Júlia Caré diz que aceita candidatar-se porque esta é uma equipa que defende os valores em que acredita, sustentados numa democracia participativa, de proximidade e verdade, de defesa da coisa pública e de dedicação aos pequenos e grandes problemas das pessoas. 
A candidata reconheceu ter sido frustrante passar quatro anos sem conseguir fazer tudo o que se queria, porque não havia dinheiro. Mas esta circunstância também é o que dá força para querer ir mais além. "O povo já conheceu duas maneiras de gerir a Câmara, uma distante e que deixou dívida, e outra de pessoas que andam junto à população e que conseguiram salvar o Município da falência. Agora está do lado das pessoas escolher se devemos continuar, pelo que esperamos no dia 1 de outubro a vossa opção", vincou. 

Texto e fotos: JPP

27 comentários:

Anónimo disse...

Parece que existem milagres mal amanhados pelos lados de Santa Cruz.

Gostava de ver o relatório de contas de tão "brilhante" gestão.

Anónimo disse...

"Margem de investimento" é uma expressão inteligente. Os senhores do JPP já perceberam que adiar pagamentos e mandar tudo para contencioso não é "pagar dívida", foi?

Anónimo disse...

Mentirosos, aliados do cafoco, são farinha do mesmo saco, por isso vão ser corridos em outubro, nada fizeram, nem sabem para onde vão

Anónimo disse...

Filipe essa da margem de investimento quer dizer o que??! Diz a divida que recebeste e quanto e a divida agora, nao achas mais facil??

Anónimo disse...

A verdade é que o PSD deixou todas as autarquias afogadas em dívidas. O JPP fez um bom trabalho em Santa Cruz e vai continuar a fazer pq vai ganhar isto com uma facilidade estonteante...

Anónimo disse...

O povo gosta de quem honra compromissos e paga as dívidas, mesmo que feitas por outros.Herdar uma Câmara afogada em dívidas e fazer a recuperação é obra!

Anónimo disse...

Merece um prémio nobel!!! E lugar no FMI com tamanha soluções!

Anónimo disse...

Se o bom trabalho é não pagar divida o Filipe Sousa deveria ser contratado para a empresa dos caloteiros... Rico povo enganado.

Anónimo disse...

A maioria dos governantes PSD e associados deviam estar na cadeia, todos sabemos isso. Os comentários que se lêem aqui são ridículos. Viva a dívida! O que interessa é esperada para o povo!

Anónimo disse...

Comentador das 20.19, os comentários daqui são ridículos porquê? Porque não dá jeito dizer a verdade sobre o que o JPP realmente fez? Devíamos todos baixar a cabeça e fingir que os factos não são factos?

Anónimo disse...

Nós os santacruzenses gostamos mesmo muito do PSD e dos seus candidatos e Presidentes. Entre um que foi preso (os que andavam à sua volta limparam-se e ele é que foi de cana), outro que passava licenças de construção ilegais e deixou mamarrachos por concluir no centro e Porto Novo e o último que gostava do acordeão e de encher os bolsos ao do Santo.

PSD nunca mais

Anónimo disse...

a divida vai ser desmascarada quando entrar o novo presidente ( PSD ou PS)

Anónimo disse...

São ridículos porque todos sabemos e a população sabe o que o JPP fez e fez muito e muito bem. Ridículo é estar sempre a criticar quem anda a pagar a dívida que os outros deixaram sem nexo e sem investimento digno um buraco gigante cheio de ilegalidades que o PSD deixou em Santa Cruz e por toda a Madeira. Ridículo o nervosismo destes renovadinhos e a lata. Deviam estar calados. Já percebeu?

Anónimo disse...

Ora muito bem dito!

Anónimo disse...

Novamente, mas como insiste em não perceber: já se viu que o JPP se arroga virtudes que não tem, e afirma ter pai dívida que não pagou. Ridículo é isso, não é quem condena esta campanha enganadora dos verdes. Estamos claros agora?

Anónimo disse...

o JPP tinha um plano , apropriar-se de terrenos que não são seus , vender los e conseguir dinheiro , mas o plano deu para o torto

Uns baldios na serra , o parque empresarial, até quis expropriar a Quinta Escuma

Anónimo disse...

Qualquer um que tivesse sido eleito para presidente desta Câmara, teria feito o mesmo ou melhor que o Martiniano, visto que o PAEL já tinha sido assinado pelo camacheiro antes deste sair e, quem viesse, iria ter que cumprir. O PAEL mandou o dinheiro para pagar a dívida aos fornecedores (não podia ser usado para mais nada), e o senhor Filipe teve que pagar, mais nada. Assim qualquer um também pagaria, pois estava obrigado a isso.
Agora, o senhor Filipe, sempre foi contra o PAEL, mas para vir dizer que pagou a dívida aos fornecedores, já não é contra o mesmo !!! Ou seja, quando lhe interessa para se vangloriar de uma coisa que qualquer um faria, aí diz que pagou a dívida, mas mesmo assim não está dizendo a verdade, porque apesar de ter pago aos fornecedores (com dinheiro que o camacheiro deixou pronto após assinar o PAEL), A CÂMARA CONTINUA A DEVER AO ESTADO, e isso ele não diz. Ou seja, a dívida continua (não é aos fornecedores mas é ao Estado), e talvez ainda seja maior porque o senhor Filipe mandou algumas contas para contencioso, onde perdeu, e AGORA VAI TER QUE PAGAR OS JUROS, para além das contas. Só como tem empurrado isso em Tribunal com recursos, isso provavelmente vai rebentar daqui a uns tempos, e aí é que se vai ver. Além disso, como ele não cumpriu a sua parte no acordo do PAEL, onde tinha que subir o IMI, o Estado já notificou a Câmara para devolver 12,5 milhões de euros que lhes emprestou, por incumpimento do contrato. O menino recorreu para Tribunal para ganhar tempo e..., entretanto diz que pagou a dívida.
Mas alguém acredita que uma Câmara que estava endividada, conseguiu pagar a sua dívida? Não há obras, não existem receitas, enfim, toda a gente sabe a crise que o País atravessa ainda, e acham que mesmo assim se conseguiu pagar a dívida?
Acordem por favor. Não se deixem enganar.

Anónimo disse...

As contas são básicas de ver e fazer, talvez se o PSD tivesse criado um sistema de educação decente na região que tem as maiores taxas de abandono escolar e analfabetismo do país, você saberia matemática básica. O que o incomoda é que o JPP vai ganhar a autarquia novamente e olhe que eu não tenho interesse nenhum na matéria mas não aceito hipocrisia que grassa nesta política regional e nesta gentinha acéfala que passa a vida em blogues a fazer campanha na esperança de obterem favores ilegítimos dos seus eleitos. Acho que fui bastante claro ou precisa de um desenho?

Anónimo disse...

Com o PSD é que foi! Ahah até à cadeia foram parar mas pronto, num país onde o Isaltino ainda se pode recandidatar e a Fátima Felgueiras ainda foi eleita depois de condenada não há muito a dizer...
Viva a branca! Renovadinhos sempre

Anónimo disse...

O comentador das 20.10 precisa de um chá de tilia. Também de uma perceção mais correta da política madeirense, mas antes disso um chá de tilia...

Anónimo disse...

Já que há muito comentador aqui que gosta de glorificar a dívida e criticar a sua redução. Já que gostam de deitar abaixo o Cafofo por este estar também a reduzir a dívida (mesmo q seja menos do que diz) citando o Anuário Financeiro das autarquias...vejam quem aparece com o 3º melhor resultado operacional a nível nacional... Ah pois, Santa Cruz. Já se calavam, não?
http://pt.calameo.com/read/00032498187010f6511e1?authid=cUGD1BYm9Iby

Anónimo disse...

Estou em crer que o JPP perde as eleições, e vou dizer porquê: nas últimas eleições, o PSD conseguiu eleger dois vereadores apesar de ter tido contra si, todos os partidos coligados num Movimento (menos a CDU), apesar de ter tido um péssimo Presidente que foi o, José Alberto, que contribuiu e de que maneira, para essa derrota.
Teve também, muita gente do PSD que votou no JPP (talvez a maioria do PSD), bem como pessoas sem filiação que não se reviam em nenhum dos partidos e votou num Movimento, esperando conseguir fazer alguma diferença e alternativa.
Acontece que esse Movimento, rapidamente decepcionou quem neles votou ao se tornar em partido. Além disso, ao longo desta governação, ganhou os tiques que eram desprezados nos outros e, mostrou ser uma vereação de conflito, estando sempre a criar situações de ajuste de contas. Depois, com essa atitude do coitadinho que não podia fazer nada, toda a gente foi sentindo-se atraiçoada no seu voto.
Acontece que agora, independentemente de não acharem a lista do PSD, uma lista ganhadora, a verdade é que o PSD irá recuperar muitos dos seus votantes, e o JPP irá concorrer só. Todos os votos que teve, agora voltarão aos seus partidos de origem, bem como muita gente sem filiação que votou neles, agora não vai votar. Posto isto, quando o PSD esteve na mó de baixo como nunca esteve, mesmo assim elegeu dois vereadores, pelo que agora, facilmente elegerá 3. O JPP na melhor das hipóteses, terá 2, pois o PS irá subir de votação, elegendo talvez dois vereadores (alguns votos do PSD migrarão para o PS), e o CDS elegerá 1. Tenho a certeza que o PSD voltará a ganhar a Câmara (e atenção, não sou do PSD, até votei JPP nas ultimas eleições mas agora não votarei, e pessoas que conheço e que também votaram no JPP, também me têm dito que não votam), mas esta é simplesmente a minha análise, que vale tanto como qualquer outra. Dia 2 de Outubro, saberemos.

Anónimo disse...

Pela primeira vez vou votar no PS. E sou PSD

Anónimo disse...

Comentador das 22:19
Oxalá você tenha razão, pois a análise que fez é verdadeira.
O JPP vai concorrer sozinho.

Anónimo disse...

o anonimo das 22:19, esquexer de dizer que é candidato do PSD e portanto já toldou a análise

Anónimo disse...

Uma achega à análise do anónimo das 22:19:

O JPP irá perder eleitorado sim, mas não beneficiará o PSD, mas sim o PS.
Mas o PSD não melhorará muito a sua votação, à excepção do Caniço, de onde o candidato é natural e a trapalhada que envolveu esta junta. A lista é fraca e nas freguesias de Santa Cruz, Gaula e, em menor escala, Camacha, a população ainda tem anticorpos aos laranjas.
Filipe Sousa irá manter-se no cargo, mas terá de reunir consensos com a representação do PS (provavelmente dois vereadores) para governar o município.
Na minha opinião JPP - 3 eleitos e a maioria das juntas, PSD - 2 eleitos e a freguesia do Caniço e PS 2 eleitos

Anónimo disse...

Este senhor esquece sempre de dizer que recebeu 14,5 milhões, logo em 2014, logo ele arrancou da estaca zero.

O que ele não diz é se já se encontra sanada a situação da devolução de verbas.

Até já pode estar!!!

Pelo que me pergunto se não será resultado das negociatas tidas no Só Espeto, entre o PM, o Cafofo e ele, tendo como moeda de troca, a integração da JPP, na coligação Desconfiança.

Acresce ainda o facto de ter devolvido apenas 1% dos 5% possíveis do IRS à população, em 2017.
De em termos de receitas e apesar de não ter alterado a taxa de IMI, a sua receita aumentou, o que significa que alguns contribuintes pagaram mais IMI, por força da revisão do parâmetro de Localização dos Imóveis.
Pelo
DR.PICA