Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de agosto de 2017




 21 DE AGOSTO, DIA DA CAROCHINHA

Gaudêncio Figueira 

Esta data, no ano da graça de 2017, para os madeirenses em geral, e os Funchalenses em particular, é o dia da Carochinha. Ela encerra uma versão muito nossa da velha história da jovem que, tendo ido à missa, deixou o caldeirão ao lume e também um solene aviso ao glutão do seu príncipe encantado para que não lhe tocasse. Não resistiu o João. Tombou no caldeirão, como todos sabemos!

Este intróito provocará duas reacções nos leitores. Uns acharão uma perda de tempo prosseguir. Pois muito bem, parem a leitura. Outros, mais curiosos, gostarão de conhecer a fundamentação.


Consequência da “Revolução dos Militares Comunistas de 1974”, a Madeira teve uma cozinha colectiva totalmente nova. Maria “Vilhoa” que se habituara a cozinhar na “furna” a escassos metros do tugúrio que servia de habitação, ouve à exaustão que esse tempo de submissão e “Madeira Velha” não voltará. Um palavroso e bem preparado grupo de cozinheiros ficou à frente da “cozinha colectiva” – conceito que casa muito bem com comunismo – da “Madeira Nova”. Entre todos eles destacava-se o Chefe João. Tinha larga experiência anterior e conhecia, como ninguém, as desgraças da “Madeira Velha”. Era meio caminho andado para confeccionar os pratos bem ao paladar dos comensais.

O Grande Mestre da Culinária, cujos dotes foram várias vezes ratificados pela maioria dos comensais entre 1978 e 2015, enxotava a concorrência dos chefes menores cuja presença na elaboração das iguarias era imposição da malfadada “constituição comunista”. João, inicialmente, ignorou-os. O Mestre da Culinária, recorrendo aos assalariados que contratara directamente, confecciona manjares de deuses onde nem a quantidade de sal pode ficar à responsabilidade de gente menor. Boicotariam, podem crer, só pelo prazer de deixar mal quem mandava na cozinha.  

A roda da vida move-se. O Chefe, sempre pronto a servir ao Povo aquilo que de melhor havia na cozinha da “Madeira Nova”, não se poupou a esforços. Achava essencial o controlo total da cozinha. Tivemo-lo a chamar a si arruamentos e jardins para que um seu assalariado não ousasse levantar a crista. Esmagou como seu “poder regional”, tutelar do poder autárquico – com as consequências que se conhecem hoje, expressas nas litigâncias entre Câmaras e GR – para manter a sua hegemonia. Em 2005, com a voluntariosa participação do cozinheiro-chefe, inicia-se, finalmente, a confecção da Obra-prima da culinária político-administrativa-regional onde, livre da interferência de Lisboa, nem dinheiro foi pedido, a esplendorosa “Autonomia com todos” se mostrou. Iniciava-se a confecção do excelente prato: Savoy para Totós.

Um assalariado do poderoso Chefe João, sem que o dito invocasse o seu “poder de tutela”, recebeu na Câmara do Funchal o projecto de remodelação do Hotel Savoy, um ícone do Turismo da “Madeira Velha”. Sábios juristas, alguns acumulando com funções de vereadores, produziram pareceres na defesa dos interesses dos seus clientes. Mas, atentos ao Bem Comum, S. Exªs os seus Vereadores, e os partidos que a pertenciam, desdobravam-se em afirmações que nos sossegavam. Finalmente, a “cozinha colectiva”, com a participação dos cozinheiros que desde 1976 andam nisto – com excepção dos vermelhuscos amigos do Maduro – homenageia a Autonomia que, como sabemos, “é todos”.  

Dia 21 tem de ser o dia reconciliação dos Madeirense. Chefe João, pelo destaque que atingiu, deve presidir às cerimónias que não podem ficar aquém das Festas do PPD/PSD-M Partido da Autonomia Regional no Chão da Lagoa. Haverá foguetes e música a partir das oito da manhã, naquela obra-prima do Direito e da retórica política, não da arquitectura. À noite, com música clássica e fogo-de-artifício, e na presença de todos aqueles que contribuíram para isto, encerrar-se-ão as Festividades.

O João glutão da Carochinha, não resistiu à comida. Os nossos cozinheiros, gulosos por votos, criaram esta situação ridícula pela qual não querem responsabilizar-se. V. Exªs querem votos, querem? É pior engolir isto do que aquela do passarinho reencarnando Chávez. Tenham juízo, mas do bom. Do outro têm que sobra.

12 comentários:

Anónimo disse...

Já teve melhores dias. As qualidades estão a se desvanecer! Será da idade?

Fernando Vouga disse...

Tudo indica que o João Ratão, não o da fábula, ainda está vivo e à espreita de uma oportunidade de apanhar o próximo comboio.

jorge figueira disse...

A vontade é grande. Só não vê quem não quer, com particular destaque dos jornalistas especializados em fake news.!

Anónimo disse...

Já ninguém atura este senhor, ele tem alguma patologia contra o AJJ. Só o Saturninho para o tratar!

Anónimo disse...

Internado já e lhe aplicar umas doses de cavalo ...e mesmo assim....Julgava que esse triste já tinha embarcado.

Anónimo disse...

Dr. Gaudêncio, mais um excelente artigo, sempre e logo criticado pelos ressabiados do costume, gente sem educação nem berço, mas também eles não sabem o que isso seja.
Agora, o must do momento é o artigo de Miguel Sousa, contra aqueles dois artolas que cobardemente, vilipendiam diariamente, sem assumirem, embora todos saibam quem são.
Espelha ao que infelizmente chegou o PSD-M. E digo infelizmente porque um PSD fraco é muito mau para a Madeira.
Mas o que ressalta é a cobardia daqueles dois indivíduos, e ainda por cima quando um deles aparece de vez em quando a fazer uns elogios públicos.
Mas a sua verdadeira faceta é esta. A do cobarde. A mesma faceta que já há muitos anos conhecemos, que teve como ponto alto o episódio com o Cor. Lacerda.

Anónimo disse...

O ódio faz mal. Leva o Trump a ser racista, contenham-se.
Não gostam? Pois é a vida, nem a roda está em cima. Preferem ser enganados por gente que foge quando dá para o torto? Problema vosso.
Isso sim, é do Dr. Saturnino e do Irmão Gameiro lá para as zonas altas!

pravdaolheu disse...

Muito bem escrito amigo Gaudêncio.Está muito bem retratado o nosso "papadas". Mas o ataque ao Partido Comunista é um pedaço exagerado:Um abraço!-José Manuel Coelho!

Anónimo disse...

Ó das 20.58, estou completamente de acordo consigo.
Aconselho-o a recorrer aos serviços e médicos convenientes que o possam ajudar.
Bem haja, porque como disse Jesus Cristo, abençoados sejam os pobres de espírito.

Anónimo disse...

Isto está lindo, eu, sinceramente, gosto. As ratazanas que pululam nos esgotos da máfia no bom sentido, com as tigelas cheias de Friskes pagas pelo Ali-baba, regadas com umas Corais doadas pelo "cervejeiro" andam a guinchar por todos lados.
Os rabinhos estão a arder? Estão faltando os biscoitos?
O das 22:46 então é um mimo de guincharia sem nexo. Mudem de vida enquanto é tempo.

Anónimo disse...

Ó das 8.43, então o camarada ressabiado não consegue ver o nexo ?
Deve ser da escola daquele que Miguel Sousa apelidou de criminoso. Pouco dado a interpretação.
Rabinhos a arder ? Faltando biscoitos ?
Poça, não consegue nada melhor que isso ? Não tem imaginação para mais ? Atingiu o seu princípio de Peter ?
Peça ajuda ao outro, pelo menos escrever ele sabe, e bem.

Anónimo disse...

Vá lá bicharocos sem coluna, façam como o João Ratão, fascista a 24 de Abril e democrata amigo do Povo a 26, ou então como "cervejeiro" alimentaram-se enquanto o úbere da vaquinha esteve cheio depois enfiam-lhe um pontapé no rabo.
Já ninguém leva a mal, a balburdia é grande e tudo desaparece entre a música da Fafá a prestidigitação dos jornais diários mais o "renovadinhos".