Powered By Blogger

sábado, 2 de dezembro de 2017

A IRRESPONSABILIDADE

PODE MATAR!


Desde 15 de Agosto, dia em que morreram 13 pessoas devido à queda dum carvalho no Parque Municipal do Monte, remeti-me ao silêncio por respeito aos mortos e porque desde o momento da tragédia me apercebi que a verdade científica era o que menos interessava na peleja política.

Em silêncio, mas não distraído, assisti ao sacrifício de imensas árvores no Funchal e por toda a ilha. Com o fim da campanha eleitoral, o frenético movimento arboricida esmoreceu, mas as marcas da mutilação continuam. Continuam, também, árvores gravemente doentes e em risco de tombar, que escaparam ao olho clínico dos eleitores e dos decisores.
Hoje, entendi quebrar o silêncio, porque, ao dar uma volta pelo Funchal, constatei, com enorme preocupação, a irresponsabilidade com que têm sido usadas árvores como suporte das estruturas montadas para a iluminação nas festas de Natal e passagem de ano. 
O caso mais gritante é o da tipuana (Tipuana tipu) localizada no Largo da Igrejinha, quase à frente da porta da Direcção Regional de Saúde Pública. Na parte superior do tronco da árvore bastante inclinada para a estrada foram amarrados dois cabos de aço com o objectivo de segurarem a estrutura metálica instalada na Rua Câmara Pestana.
A árvore corre sério risco de tombar devido à irresponsabilidade de quem projectou, de quem orientou a amarração e de quem devia fiscalizar e não fiscalizou a tresloucada intervenção.
A irresponsabilidade pode matar em plena Festa!




02.12.2017
Raimundo Quintal

12 comentários:

Anónimo disse...

Pobre tipuana. Segunda-feira um careca vai ditar a sua sentença de morte.

Anónimo disse...

Bolas, isto é o encosto da Fila para atendimento dos reembolsos na Saúde Pública, por isso está nesta maneira/posição.
Já na década de 70 junto ao Edificio da CGD antigo Banco Nacional Ultrmarino, aquilo lá era o ESCOSTA CÚS.. Recordam-se??

Eu, O Santo disse...

https://funchalnoticias.net/2017/12/01/morte-ensombra-primeiro-dia-das-iluminacoes-de-natal/

Sobre a morte do trabalhador de um empresa de iluminação. Primeiro, condolências à família.
Depois, espero que o MP abra uma investigação. E também as Actividades Económicas (IRAE).
Por fim, lembro as mortes de trabalhadores de construção civil nesta Região cuja causa indireta foi a ausência de procedimentos de segurança no Trabalho. Essa ausência foi instigada por governantes que queriam ver a obra feita.

Espero que Albuquerque não se esqueça disso e não volte a repetir: "vai estar pronto nem que tenham que trabalhar de noite e de dia"

Anónimo disse...

O carvalho que caiu no Monte, e matou 13 pessoas por incúria da CMF, também estava escorado em cabos de aço a um plátano!

Anónimo disse...

Ó Santo, então o Albuquerque foi o responsável pela queda no armazém que infelizmente vitimou o trabalhador ?
Francamente, há limites para o disparate.

Eu, O Santo disse...

Ó anónimo das 15:47 tu é que estás a afirmar que Albuquerque é o culpado da morte desse trabalhador.

O que eu disse e mantenho é que declarações imbecis tipo "as coisas têm que estar prontas dê no que der" podem provocar efeitos (se o emissor dessas declarações tiver algum crédito). Um dos efeitos pode ser "trabalhar dia e noite". Essa forma de trabalho, devido ao pouco tempo de descanso, provoca muito mais acidentes. Existem estudos que o demonstram.
Outro dos efeitos possíveis, é o descurar da segurança, como por exemplo, a não utilização do arnês em trabalhos em altura.

Anónimo disse...

Se cortarem esta arvore convinha de imediato a substituir por outra, que esta especialmente faz muita falta e nos ampara na fila para os reembolsos da Segurança Social, pois por vezes chegamos a estar encostados a ela mais de uma hora.

Anónimo disse...

Ó Santo, vamos lá pôr os pontos nos íris. Tu é para quem se conhece bem. Que eu saiba não andámos juntos na escola.
Quanto ao que escreveu, eu cito: "ausência de procedimentos...de segurança no trabalho...foi instigada por governantes que queriam a obra pronta...espero que Albuquerque não volte a repetir-vai estar pronto nem que tenham de trabalhar dia e noite."
Foram afirmações suas, não minhas.
E, para bom entendedor meia palavra basta. Cada um é responsável pelas suas afirmações.
Não vale a pena fugir com o rabo à seringa.

Anónimo disse...

Adenda ao comentário das 09.06,

"pôr os pontos nos iis"

Estes smartphones pregam cada partida...!

Anónimo disse...

FN sempre a mostrar como se faz jornalismo , morre um trabalhador numa empresa que foi excluída das luzes de natal e dá a noticia como ele trabalha-se na empresa que venceu

E o Santo como gosta de desgraça veio aqui falar disso

Eu, O Santo disse...

Respondendo aos anónimos:
1- Eu acho giríssimo identificarem-se como anónimos, e depois atacarem-me por eu criticar os "laranjas".
2- Tu não mandas em mim. E se me diriges a palavra, ou falas o senhor Santo, ou não te metes com familiaridades a indicar diretamente o meu nick. Quem trata "fernando" por "fernando" também o trata por "tu".... ou se calhar não notaste isso lá em casa.
3- Quanto ao que eu disse, volta à primária e aprende a ler, pois esse é o teu problema. Eu aprendi o que é um parágrafo na primeira classe. Ainda por cima, deixei uma linha em branco.
4- Quanto ao outro anónimo, falas com conhecimento de causa? Apostas a tua alma que não foi da empresa que está a executar a iluminação de Natal este ano?
Isto quando são os outros a sofrer e a morrer, é sempre muito melhor...
mas tens razão ficarei feliz com a tua desgraça, pois não tens respeito pelos teus concidadãos!
E, se reparares as minhas palavras e ações vão o sentido de evitar a desgraça. Tu não podes dizer o mesmo, pois escondendo os erros é que se fabricam as desgraças e as grandes injustiças.



Anónimo disse...

Ó Santo anónimo/Miguel Silva,

Então você acha que isto para aqui são tudo parolos como você?
Lá para o equipamento social é que têm que o aturar, não aqui. Ainda está de baixa ?
Você é uma virgem ofendida, parece uma Amélia, como se dizia na tropa.
A familia que o ature, porque eu não tenho pachorra.