Powered By Blogger

sábado, 6 de abril de 2013

AMBIENTE



PLACA DE FERRO DE 90 Kg VOOU NO PICO DO AREEIRO




A 14 de Dezembro de 2011, numa mensagem intitulada “Perigo no Pico do Radar”, escrevi o seguinte:
- “No Pico do Radar (ex-Pico do Areeiro) o ambiente não está famoso, como seria desejável num dos locais da Madeira mais procurados pelos turistas.
O vistoso pórtico do edifício contíguo à instalação militar está forrado com pesadas placas de aço, que, ainda antes da inauguração, já ameaçam desprender-se. É perigoso passar ali por baixo e o risco será muito maior quando ocorrerem os ventos fortes de Inverno.
Numa ilha que necessita de turismo de qualidade, é indesculpável tanto laxismo!”
         Há um mês, mais exatamente a 02 de Março, divulguei uma nota sobre o mesmo tema onde constava este alerta:
- “As placas de ferro aguardam por uma rajada de vento mais forte para abandonar o edifício onde funciona um centro de interpretação ambiental e um bar.”
De quinta para sexta-feira (de 4 para 5 de Abril) o vento arrancou a placa que eu mostrei numa das fotografias da mensagem de 02 de Março e atirou-a até à fachada do estabelecimento de venda de produtos regionais. Felizmente, porque foi durante a noite, o objeto de ferro, com cerca  de 90 Kg, não atingiu pessoas, mas deixou uma mossa numa porta, que atesta a violência do impacto.
No dia anterior ao incidente, o Representante da República tinha programado uma visita ao “Centro freira-da-madeira Dr. Rui Silva”, localizado no mesmo edifício, que não se concretizou devido aos ventos fortes que se faziam sentir nos picos mais altos.
Agora que o vento acalmou e antes que outras placas voem, sugiro uma visita do Dr. Irineu Barreto ao Pico do Areeiro, com o objetivo de compreender como foram gastos milhões de euros para estragar uma das paisagens mais emblemáticas da ilha da Madeira.

Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal








2 comentários:

Fernando Vouga disse...

Será que, com estas falhas, o Chefe de Estado Maior General das FA (CEMGFA) vai retirar a medalha ao Presidente do GR?

Anónimo disse...

cá nada. vai dizer que compreende. ele tambem come do mesmo gamelão.