Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de abril de 2013

DELÍCIAS DA MADEIRA NOVA


REVISÃO EM 'DOSE DE CAVALO'
NAS PÁGINAS DO EX-JM


É com sentimento de culpa que voltamos à saga revisão constitucional. 
Em artigo anterior, resolvermos penitenciar-nos pelo pecado, aliás ingenuamente cometido, de alinharmos pelos argumentos da oposição, que acusava sua excelência de, com o seu projecto revolucionário de nova Constituição, andar a querer distrair o povo dos seus reais problemas. Provavelmente embalados pela nossa cedência, lá surgiram esta manhã os comissários de 'Meio Chefe' com um fartote de páginas sobre o tema em apreço, na edição do antigo JM.
Cavalheiros, não precisavam de exagerar!

Na frontaria do icónico edifício madeira-novense, versão 17/4/13, deparamo-nos com um hiperposter do mandatário de Pedro Passos Coelho na Madeira, a fazer lembrar os murais em Havana com a cara de Fidel e Che, para não irmos aos exemplos de Estaline ou Saddam.
"Proposta [de revisão elaborada por 'Meio Chefe'] é acto patriótico", cita o ex-JM do discurso do dito-cujo no parlamento, onde, pelo discurso fora, se ouviriam patrióticas ameaças independentistas.
Para respeitar o pluralismo, esta 1.ª página dá um bocadinho de espaço a Manuel António Quimera e a Conceição Estudante.



Na página 2, outra vez o mandatário de Passos Coelho, em rodapé, e mais Manuel António.







Página 3, regresso da revisão, com Medeiros Gaspar a prometer luta contra o império e Coito Pita exprimindo-se à altura do momento que se vivia ontem na Assembleia Legislativa.




Nas páginas 4 e 5, a reportagem do trabalho dos laranjas ainda no parlamento.






Finalmente, o tão ansiado texto da revisão elaborado pelo rei da tabanca, espalhado pelas páginas 6 e 7, numa extensão que a nossa digital não abrange. 





8 e 9... os artigalhos para emendar na Constituição. 





10 e 11... o 'estenderete' continua. A digital não chega lá. Mas garantimos que não estamos a publicar uma montagem para ridicularizar ninguém, a edição do ex-JM vem mesmo assim.
(Prometemos ler estas páginas todas quando a consciência nos obrigar a penitência capital.)





Para benzer as diligências constitucionais de 'Meio Chefe', eis a página 12 com piedosos elogios aos franciscanos, apesar de o espírito dos barões da Madeira Nova nada ter a ver...





Repare-se na pose rendida do chefe.





E a edição não termina sem uma página de caracteres na Opinião a gabar a Dama de Ferro...



...E outra de elogios à obra madeira-novense no Porto Santo...




...Idem idem na Ponta do Sol!



Quanto a revisão, estamos conversados. 
No entanto, referência ainda a certa frugalidade jardineira. Não é ironia.
É que ele bem podia alargar as mudanças constitucionais e maçar ainda mais a populaça. Proibir, por exemplo, a soma de ordenado à reforma. 
Castigar quem traísse os juramentos chamando "lixo" à Constituição. 
Impedir as excepções no país quanto a incompatibilidades. 
Pôr 'preto no branco' a obrigatoriedade de cumprir a própria Constituição, rejeitando imunidades a quem trabalhe em 'casas de loucos' e 'centros de dia presidenciais'.
Reprimir a deslealdade na concorrência de mercado cometida com recurso a dinheiros públicos, como no caso da imprensa regional.
E por aí fora.
Quantas edições do ex-JM isso não ocuparia?!


2 comentários:

jorge figueira disse...

Meu Caro
O sucesso de tal texto seria maior que o livro do Gen. Spínola PORTUGAL E O FUTURO.

Anónimo disse...

na revisão proposta pelo velhinho das angustias falta um artigo.
Unico- o regime de pensões é igual em todo o territorio nacional sendo proibida a acumulação das mesmas com vencimentos.