Powered By Blogger

domingo, 28 de abril de 2013

REUNIÃO MAGNA DO PS


ATÉ OS FANTASMAS MAIS CONHECIDOS
FALTARAM AO CONGRESSO FANTASMA 

António José Seguro tem um argumento irrefutável para bater com a porta e largar aquilo da mão

A imagem permite ver um fantasma socialista escapulir-se de mansinho para não adormecer no pavilhão.

Os socialistas portugueses marcaram encontro lá para cima, concretamente em Santa Maria da Feira. Mas nem todos deram com a estrada certa e ainda por cima o jantar devia estar azedo, já que à noite ninguém pôs os pés no espaçoso pavilhão alugado para os trabalhos.
Nem sequer Tozé Seguro, veja-se!, apareceu no serão, contribuindo para que os congressistas inscritos para falar (os que compareceram) acabassem por pregar aos peixes.

Percebemos Tozé. O cartão vermelho que os delegados do seu próprio partido lhe mostravam através da desmobilização evidente com o correr do congresso não podia ser ignorado. O espectáculo de um imenso pavilhão vazio na TV, a merecer chacota por parte dos jornalistas que dirigiam os directos, envergonhava um líder a prazo, à espera de ser substituído por António Costa da Câmara lisboeta ou mesmo por José Sócrates, uma esperança que desponta depois de mais um doutoramento em Paris.

Doeu-nos o coração assistir àquele triste espectáculo pela noite dentro. Naquelas mesmas gigantescas instalações de Vila da Feira assistimos ao vivo, em serviço para o DN, a um empolgante congresso do laranjal em que se digladiaram Marcelo, Santana Lopes e Barroso, com vitória final do professor. Um fim-de-semana de estrondo político, apaixonadamente participado. Como aconteceria depois em Tavira, com os mesmos protagonistas. 
Mas outros congressos - como vimos 'in loco' - foram vividos vibrantemente pelos delegados. O do CDS-PP no Pavilhão dos Desportos, Lisboa, em 1995, o tal em que Manuel Monteiro foi 'tomar um café'. O de Braga, em que Paulo Portas arrasou a candidata Maria José Nogueira Pinto.
E mesmo no PS! Quem não exultou, e não apenas os presentes no Coliseu, com a intervenção do Tino de Rãs que, num estilo surpreendente, conseguiu tirar o tímido Guterres do sério, desmanchando-o à gargalhada com a história do bacalhau com batatas pelo Natal, lá na aldeia?

Tudo isto para dizer: é conveniente para o madeirense Victor Freitas, que falou esta tarde em Santa Maria da Feira, estar a perceber bem como não se deve fazer quando urge mobilizar as massas.
Como é que os portugueses podem ter esperança no principal partido da oposição, para derrubar os troikianos Passos-Portas, se nem os congressistas do PS mostram ter essa esperança no seu partido?

Membro de uma coligação que arca hoje em dia com a responsabilidade de ganhar a Câmara do Funchal, o PS-Madeira precisa de cavalgar a onda mobilizadora, ao lado dos outros cavaleiros de aliança. Complementando-se devidamente e oferecendo cada qual as potencialidades reveladas nos últimos anos, os 6 partidos que integram a coligação têm o dever de criar uma onda muito forte, com impacto na população - e isso das ideologias foi chão que deu uvas, sejam parecidas ou diametralmente opostas. O objectivo de derrubar o PPD é comum, essa é a ideologia para usar na batalha.

Mas vejamos agora imagens da tristeza daquele congresso no dia de abertura - e esperemos que tenha quorum no encerramento deste domingo, para evitar o prolongamento da agonia.
O cúmulo da desmobilização é que muitos fantasmas do PS faltaram ontem ao congresso, como Sócrates e Mário Soares. E à noite, como vimos, o próprio fantasma Tozé preferiu ficar a ver o Big Brother.


Em muitos congressos, a sala esvazia-se porque os delegados se dirigem ao hall para fumar, conspirar e tomar café.

Mas não era o caso, ontem. O hall de Santa Maria da Feira também estava tão vazio como certos jogos de clubes que conhecemos.

Mais animada foi a cobertura da SIC: havia mais convidados a comentar do que delegados na sala.


2 comentários:

Fernando Vouga disse...

Caro Luís Calisto

Com uma oposição destas...

Luís Calisto disse...

...venha o diabo e escolha, caro Coronel.