Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Ambiente


AS ÁRVORES NÃO VOTAM

01-Plátanos decepados junto à Igreja Matriz de Machico-03.03.2012 (foto – RQ)


A 03 de Março de 2012 escrevi uma nota intitulada “ÁRVORES MUTILADAS EM MACHICO”, que publiquei na minha página do Facebook e divulguei por e-mail, expressando revolta pela insensibilidade e pelo modo tecnicamente errado como tinham sido podadas árvores no jardim público junto aos Paços do Concelho e no largo da Igreja Matriz.
Para quem não leu e, especialmente, para quem tem memória curta, volto a publicar o referido texto e a mostrar fotografias, que divulguei há dois anos:

“Uma das coisas que desfavoravelmente impressionam quem visita o nosso País é a incapacidade, aparente ou real, para, com inteligência e dignidade, aproveitarmos a árvore no urbanismo”.
É com desgosto que constato a atualidade destas sábias palavras, escritas em 1959 pelo Eng. Vieira Natividade. Ainda hoje na minúscula cidade de Machico observei com imensa dor o resultado dum horroroso ataque arboricida no jardim público junto aos Paços do Concelho e no largo da Igreja Matriz.
No pequeno jardim municipal, onde apenas existiam três árvores notáveis, os terroristas degolaram a sumaúma e mutilaram a coralina. Apenas escapou a árvore-do-fogo.
Sem dó nem piedade avançaram em direção à igreja e de serra mecânica em punho deceparam os jacarandás, que há muitos anos ali tentam viver com a proteção dos santos e em paz com os homens.
É lamentável que o presidente da câmara de Machico e muitos outros autarcas não tenham sensibilidade para entender que “a árvore é a expressão mais espetacular e mais sintética das forças da natureza, uma imensa escultura viva que introduz o meio natural no meio urbano” (Bernardo Fischesser, 1981).
A poda é uma operação necessária nas árvores de fruto ou na vinha, mas dispensável nas árvores ornamentais quando devidamente adequadas ao espaço onde se inserem. Em Machico a função estética daquelas árvores ficou definitivamente desvirtuada.
Limpar os ramos secos, sim! Mutilar belos seres vivos que não podem fugir, não!

02-Sumaúma no jardim público junto aos Paços do Concelho de Machico-03.03.2012 (foto – RQ)

Segunda-feira (24.02.2014), ao ter conhecimento da desastrada poda executada nas Figueiras da Índia localizadas em frente da capela do Senhor dos Milagres, publiquei, no blogue “Fénix do Atlântico” (http://fenixdoatlantico.blogspot.pt/2014/02/ambiente.html) e na minha página do Facebook a opinião, que passo a transcrever:
Em Machico houve mudança de cor partidária, mas não houve alteração no modo de tratar as árvores. A 03 de Março de 2012 as Figueiras da Índia (Ficus benjamina) do Largo dos Milagres (árvores monumentais com cerca de 150 anos) estavam  com ramos e folhas. Os plátanos (Platanus x acerifolia) localizados junto à Igreja tinham sido mutilados e, ao contrário do que hoje afirma o Jornal da Madeira, atualmente são árvores deformadas.
As podas feitas nessa altura pela câmara foram tecnicamente erradas. Na semana passada o erro grave repetiu-se, com a agravante das Figueiras da Índia serem mais vulneráveis do que os Plátanos.
Em suma: houve mudança partidária, mas manteve-se a falta de sensibilidade para com as árvores. Cortaram os braços a seres inocentes!

03-Figueiras da Índia no Largo dos Milagres-Machico-27.02.2014 (foto - Manuel Nicolau)

As reações, que se seguiram, são o sintoma da falta de maturidade cívica. Gente que em 2012 tinha criticado a autarquia com veemência, agora tenta atabalhoadamente justificar o injustificável. Gente que em 2012 apoiou o drástico corte dos ramos das árvores, agora grita que houve crime ambiental no Largo dos Milagres.
Senhores e senhoras do Partido Socialista e do Partido Social Democrata, as podas executadas em Fevereiro de 2012 e em Fevereiro de 2014 só diferem nas espécies das vítimas, que não votam e não têm pés para fugir das vossas sanhas!

04-Figueiras da Índia no Jardim do Alirante Reis - Funchal - 25.02.2014 (foto – RQ)

De forma a evitar erros semelhantes em Machico ou no Funchal estou disponível para um debate sereno, cientificamente sustentado, pelo que apelo ao Diretor Regional de Florestas, que divulgue os pareceres técnicos sobre as podas executadas nas Figueiras da Índia do Largo dos Milagres, em Machico, e do Jardim do Almirante Reis, no Funchal.

Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal

1 comentário:

Anónimo disse...

arrepiante....
já não bastava os incêndios destruírem grande parte da arvores nas serras agora vem esses Eng.º mandarem mutilar essas arvores ...