Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Madeira ao Vivo


GOVERNO CHEIO DE TRABALHO

Trabalhadores no calor da laboração, aqui na apresentação de dirigentes escuteiros.

Chefe e secretários do governo arriscam-se a levar com um esgotamento nos fusíveis cerebrais de tanto trabalho que têm para fazer no dia-a-dia.
Vamos ao caso desta quinta-feira, um dos dias da semana mais produtivos e cansativos.
O titular da Saúde foi chamado a presidir logo pelas 9 horas à abertura de workshop sobre catástrofes e traumas, na biblioteca do hospital. Olhem que presidir a uma abertura não é com duas penadas, aquilo mete umas palavrinhas e tudo. Depois disso, que acabou há pouco, Jardim Ramos não tem mais do que um par de horas para recuperar do esforço, já que há plenário de governo às 3 da tarde.
É verdade que os outros secretários apenas terão de preencher o tempo com umas saltadas ao facebook e um cafèzinho com adjuntos e secretárias. Mas Manuel António Correia não foi bafejado com a mesma sorte: às 9 e um quarto da manhã, lá estava o delfim dentro do Museu da Baleia, nos confins orientais da ilha, para umas jornadas quaisquer.
Como não podia deixar de ser, o grosso da trabalheira é deixado para 'Meio Chefe'. Arranjam-lhe estas agendas carregadíssimas sempre que o homem vem passar uns dias à Madeira.
Esta quinta-feira, ainda não tinha saído ele de casa quando já eram 10 e um quarto da madrugada. O motorista 'secava' com o bólide presidencial em cima do passeio na Pedro José de Ornelas. Se calhar houve alguma jantarada privada nas Angústias, ontem à noite, vai daí...
O legítimo Rei da Tabanca não perde pela demora. Deixou-se dormir um bocadinho mais, porém ao meio-dia estará a receber o embaixador da Moldávia em Lisboa, e lá terá de mandar abaixo um conhaquezinho, para descomprimir o encontro de alto coturno. 
Depois do almoço, a sesta nas Angústias será mais curta, porque é quinta-feira, dia de os governantes porem as intrigas em dia. Cada qual contará o que ouviu nos últimos dias sobre a família deste e daquela, sobre as companhias deste e daquela, sobre os copos deste e daquela, enfim, terão de actualizar o que interessa saber a quem tem os destinos da Região nas unhas.
Como os jornalistas não desistem de subir nas quintas-feiras ao centro de dia governamental, onde funcionam a direcção do PPD e a editoria de opinião do JM, os governantes sentem-se na obrigação de divulgar aquela espécie de conclusões saídas do plenário. Esteja atento, Leitor, porque pode caber-lhe a si o louvor a exarar esta tarde. É que aquilo dos louvores para encher agenda está quase a dar a volta pela população inteira.
Acham que o sua excelência das Angústias se fica por aqui na trabalheira de hoje? Qual! Os dois vencimentos engordam a conta, mas são bem suadinhos. Às 5 da tarde, novo 'pratinho de bifes' aguarda o monarca: receber os cumprimentos do provedor de justiça.
Nada invejável, este agendamento.
Porque se tornou lugar comum subvalorizar a acção do governo, com acusações de que eles não fazem nada, sentimo-nos na obrigação de intervir para dizer "estão enganados, eles sempre fazem alguma coisa".
Fazem e cansam-se, como se percebe pela descrição acima. O que fará se também governassem! 

1 comentário:

Anónimo disse...

Será que o "Meio-Chefe" sabe que Robert Baden-Powell, fundador do movimento escutista fui um ilustre maçon?