Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

LARANJAL



GRUPO DE JAIME FILIPE
APRESENTA-SE ESTA QUINTA-FEIRA
MAS JÁ LEVANTA CELEUMA


Pensadores do ressuscitado 'Autonomia XXI' acusados de conspirar agora para mais tarde impor linha de rumo ao Delfim que sair vitorioso











Social-democratas de vários quadrantes criticam Jaime Filipe Ramos por recuperar o 'Autonomia XXI' tendo em vista continuar "em jogo". Entre os adversários do movimento, a relançar esta quinta-feira, figuram apoiantes de Delfins e até figuras do jardinismo tradicional. 



Cruzam o ciberespaço mensagens convidando para o "acto de apresentação formal", esta quinta-feira, de um movimento político a relançar por Jaime Filipe Ramos. A ideia parece singela: reflectir sobre o PSD e a Madeira. O texto da convocatória, divulgado por sms e por email, diz que a sessão da intrigante retoma da "Autonomia XXI" será no Colégio dos Jesuítas, às 6 da tarde, para demorar 1 hora.
Mais anunciam as mensagens que se seguirão outros encontros de trabalho do grupo, a partir do próximo dia 11. Com abordagem de várias temáticas trabalhadas na primeira versão de Autonomia XXI, há anos.
O grupo, chefiado por Jaime Filipe e integrando elementos dos seus tempos da JSD, como Roberto Silva, Rui Moisés, e ainda Rafaela Fernandes, Nivalda Gonçalves e Rui Coelho, diz contar com as críticas e sugestões dos convidados. E quem são os convidados? "Contamos com todos vós, com maior afinidade ao projecto, à nossa JSD e ao PSD."


Estranheza


Social-democratas das várias sensibilidades estranham a oportunidade destas diligências político-partidárias, destinadas, diz a mensagem de propaganda, a "rever o documento 'Autonomia XXI' como contributo para a Madeira e para o Porto Santo".
"Aparecem agora que o processo da sucessão já vai alto?", reage um antigo jota de renome. "E o que é isso da 'nossa JSD' referida na mensagem? Só os do tempo do Jaime Filipe é que são da Jota? Ou há jotas de várias qualidades, os do tempo do João Cunha e Silva, os do Miguel Albuquerque, os do Coito Pita?"
Aqui a leste, podemos interpretar que Jaime Filipe, ao dizer "a nossa JSD", está a englobar todos os jotas de todas as eras. Mas, nesse caso, teria também de dizer "o nosso PSD", para bem da clareza do português. E não diz.
Em todo o caso, segundo sabemos, há jotas actuais que também se sentem marginalizados na mensagem que anda por aí.


Reflectir no 'quentinho' e depois pegar na vitória do Delfim que ganhar


Ainda não ouvimos reacção dos delfins às intenções de Jaime Filipe Ramos quanto à sua Autonomia XXI. Um fórum assumidamente para juntar reflexões e depois falar com os candidatos à liderança do PPD-M. Cá de fora, somos levados a dissertar: este grupo limitou-se a reflectir, sempre de forma politicamente correcta perante a liderança tradicional. Desse fórum não resultou qualquer 'grito do Ipiranga' no sentido de mudar o partido. E agora, que há delfins a 'dar a cara', exigindo mudança de nomes no partido e até antecipação da 'limpeza', surge um grupo a propor-se reflectir... para depois chamar os que arriscam concorrer à liderança e dar-lhes instruções sobre o que fazer! Talvez novas linhas para o partido e, quem sabe, um programa de governo!
Bem 'pegados no sono' haveriam de estar os Delfins, já assumidos ou em vias disso, para cair na ratoeira de ficar subordinados aos jovens que tanto reflectem e reflectem!
"Eles querem perpetuar-se no poder e nos tachos, nada mais", explode um quadro social-democrata que vai a meio da carreira. "Não digo que não seja golpe inteligente, para quem quer segurar-se à sensibilidade futuramente vencedora e, por essa via, criar ascendente sobre o novo líder. É para isso que tentam impor o projecto aos candidatos... como se os candidatos precisassem dele!"
Outro social-democrata, este teimosamente fiel à linha jardinista, desafia: "Por que não arranjam eles o seu candidato? Não têm tom... para isso?"
E o apoiante de uma candidatura no terreno: "Esse grupo e o seu chefe Jaime Filipe querem demarcar um espaço para o qual não têm mérito nenhum, porque aparecem agora a reboque dos que tiveram coragem de avançar, enquanto eles fingiam que reflectiam, mas tudo para garantir o seu próprio futuro."
Foram os elementos do núcleo deste movimento ressuscitado "Autonomia XXI" quem assinou recentemente uma carta para Jardim, na qual se diziam contra o propósito do líder de expulsar Miguel Albuquerque.
"Sim, encheram-se de coragem para escrever essa carta, mas porque agora é fácil afrontar o leão moribundo", insiste um inconformado social-democrata.

2 comentários:

Anónimo disse...

a Mafia ( no bom sentido ) posiciona-se para o combate

Anónimo disse...

Esse jaime filipe e igual ao pai quer e mamar!