Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

LARANJAL


JOSÉ PEDRO VAI INTERFERIR
NA CORRIDA DOS DELFINS


Jardinista, sempre - ao contrário dos "cobardes que fogem agora".



Na Assembleia Legislativa, é deputado independente. Mas, como se sabe, continua militante do PPD. Por isso, não será mero espectador na luta pela liderança. Pelo contrário. Para começar, aludindo ao recém-reconstituído 'Autonomia XXI', Zé Pedro pergunta que raio de pensadores são esses que "não pensam nada de novo" , que querem é "encostar-se ao Delfim que ganhar". 



José Pedro Pereira levanta-se da mesa do café para ir à porta espreitar o movimento de social-democratas à porta do Colégio dos Jesuítas, na Rua dos Ferreiros. São quadros da geração de Jaime Filipe Ramos a entrar para o anunciado lançamento do 'Autonomia XXI'. Fim de tarde de quinta-feira.
"Chegaram agora mais dois derrotados", ironiza no regresso à mesa do café, referindo-se a ex-candidatos laranja que saíram chamuscados das autárquicas.
Há outros "derrotados" que Zé Pedro vê chegar, nos seus fatos engomados de conferência. Não nos pede segredo quando, por exemplo, fala em Rui Moisés, que "rebentou com o PSD em Santana", deixando escapar para o PP a Câmara de que era presidente. E há Bruno Pereira, que perdeu as eleições no Funchal por causa da campanha feita pelos serviços precisamente de Jaime Filipe... e agora lá vai Bruno para o fórum de Jaime!
Zé Pedro, entre outros, fala ainda de Luís Filipe Santos, que "deitou a Junta do Imaculado a perder". Ei-lo um pouco à deriva, ora juntando-se a Sérgio Marques, agora marcando presença no 'Autonomia XXI'... "Está baralhado, mas é bom pequeno", sorri José Pedro. 
O deputado independente faz finca-pé nos desígnios que lê nos promotores e aderentes do 'Autonomia XXI': "Eles não conseguem constituir uma linha política com um líder que se atreva a disputar o partido, o que eles querem é marcar terreno para se 'encostarem' ao candidato que ganhar."


Contra jogos políticos sujos

Não se tratará, perguntamos nós, de uma análise despeitada perante a família Jaime Ramos, depois de uns tempos em harmonia, quando Pedro não se cansava de elogiar publicamente o secretário-geral do partido?
José Pedro reconhece uma grande animosidade com Jaime Ramos, hoje. "Alguém costuma dizer que em política não existe a amizade, a sinceridade. Não penso assim. Em política, temos até de ser leais, e a lealdade deve ser recíproca. A partir do momento em que se vai por outros caminhos, quando as pessoas optam pela mesquinhice e pelos jogos sujos, em nome dos interesses próprios, mesmo prejudicando a instituição partido, da minha parte há ruptura total com esse tipo de gente."
Estamos numa dissertação teórica. Em que...?
"Eu explico."
E explica: Jaime Ramos ignorou a lealdade de Zé Pedro preferindo "proteger as costas" de Rómulo Coelho, actual líder da JSD, e rival dele, Zé Pedro. De enfiada, desbobina uma série de acusações a Rómulo, deixando mais do que claro que a situação se radicalizou irremediavelmente.


"Traidores" que apoiam Passos Coelho

Mais uma vista de olhos à Rua dos Ferreiros e um ataque em força: "Não consigo perceber o que é que estes 'pensadores da reflexão' vão pensar ali para dentro, porque nunca os vi pensar nada de novo. Aquela Autonomia XXI é um projecto ultrapassado que eles não conseguem reformular e modernizar, eles querem é garantir o seu tacho futuro."
Logo, Zé Pedro acusa o núcleo duro do fórum: "Eles estão a seguir a ideia que lancei há pouco tempo, o movimento 'Associação de Jovens da Madeira', que já saiu na imprensa. Somos mais de 120 fundadores, jovens destacados no mundo da arte, da política, da cultura, desporto, gente de vários partidos, independentes."
E com um pormenor importante: "São tudo gente nova, sem os vícios políticos que se podem ver em todos estes 'pensadores' que vão para ali", acusa, referindo-se ao interior do Colégio dos Jesuítas.
"O que o povo madeirense precisa de saber é se o Jaime Filipe, que sempre se deu com o Passos Coelho, primeiro-ministro que só prejudica a Madeira, se o Jaime Filipe continua do lado do Passos Coelho", desafia o jovem deputado. "É traição à Madeira. Olhe, em Lisboa, num congresso, Jaime Filipe, o Rómulo e outros foram para o Jardim Zoológico jantar com o Passos Coelho. Eu fui ao MacDonald. Aliás, fui ao Pinóquio, comer uns camarões. Não me misturei com o Passos Coelho, eu já sabia que ele não gosta do PSD da Madeira."


"Por andar com 'gajas' e tomar um copo..."

José Pedro parece que atrai a polémica. Depois de tudo o que tem saído a público, agora mesmo andam a condená-lo por ter viajado ao Brasil à custa de faltas nas sessões parlamentares. Há gente indignada sugerindo que o jovem devia, inclusivamente, perder o mandato. Mas que é isso de uma boémia no Brasil perante os 'sarilhos' em que já andou metido?
"As pessoas gostam de falar de mim. Criticam porque eu ando com umas 'gajas' e tomo um copo. Tenho 25 anos, isto não é normal? O que é que acha que eles iam dizer se eu, em vez de mulheres, andasse com homens, se fosse um santinho do seminário e não tomasse um copo?"
A viagem ao Brasil está explicada e Zé Pedro não lhe dá mais importância. Vai continuar a divertir-se como gosta, um copo, umas amigas, e ninguém tem nada com isso.
O que o preocupa é o caminho que o seu partido leva. "E não são os pensadores que estão nessa Autonomia XXI a resolver nada. Vão resolver o quê, se sempre andaram dentro do partido a beneficiar dele, sem defeitos para apontar?! Agora acham tudo mal! Uma cobardia! Há 5 e 10 anos ninguém lhes viu nenhum espírito crítico."
Diz que lhe azeda a disposição ver os valentes que agora manifestam descontentamento com o líder do partido. "Não reconheço nenhum mérito a estes pensadores que de repente se tornaram rebeldes. Da minha parte, sempre fui irreverente. Mas resolvi os meus problemas. Ia falar com o presidente e resolvia-se tudo, com mais ou menos troca de ideias. Cheguei a levar questões da Jota, e outras, ao Dr. Alberto João... Ia lá hoje e amanhã o plenário do governo tratava de tudo. Estes nunca se manifestaram... e agora fazem isto. Julgam que estão a bater num leão moribundo."


"Com o flagelo do desemprego, andam a debater a co-adopção dos gays..."

Até por isto, Zé Pedro Pereira insiste em se afirmar jardinista. Se o ainda líder, por alguma razão, decidisse recandidatar-se nas próximas eleições internas, teria ali um apoiante incondicional. 
"Claro que faria campanha pelo Dr. Alberto João", esclarece Pedro Pereira. "Não é saudosismo, porque sou novo, mas penso assim. O PSD dividiu-se em tantas facções que o único dirigente capaz da reunificação é o Dr. Alberto João. Perante as fragilidades, só ele conseguiria juntar os cacos."
O deputado independente acredita num cenário que já parece utopia: se Jardim avançasse para eleições regionais com quadros renovados, venceria outra vez.
Mas, para isso, teria de haver 'limpeza' no partido. Naquilo que mais diz respeito a Zé Pedro, a Jota não poderia continuar como está: "ridícula". Em vez de iniciativas diárias, como quando o próprio Pedro era líder, hoje é o vazio. "Quando o grande problema da população, da juventude, é a gritante falta de emprego, os jovens social-democratas põem-se a debater a co-adopção nos casais gay! Não tenho nada contra as opções de cada um, mas neste caso... Ridículo!" 
Daqui a convicção de que tanto a JSD nacional como a JSD-Madeira são dominadas pelo lobby gay e pelo lobby da incompetência. "Por esta e por outras é que o PSD vai perdendo força, como se viu nas autárquicas", desabafa.
Tudo diferente do seu tempo de liderança, numa altura em que foi preciso lutar e intervir, mesmo com erros. "É melhor errar aos 25 anos do que aos 35", entende. "Nunca percebi o medo que esta juventude tem de errar. É que ninguém arrisca!" 
Nesse espírito, os jotas do tempo de Pedro juntaram os seus esforços aos do partido para uma grande batalha, as eleições de 2011. "Havia uma tremenda hostilidade para com a liderança do partido, tanto internamente como externamente", recorda Zé Pedro. "Tivemos de constituir uma task-force à volta do partido e do Dr. Alberto João. Estávamos numa altura em que o desemprego preocupava como nunca. Mas a JSD encarnou a renovação que o partido precisava de mostrar ao eleitorado. E ganhámos as eleições. Arranjaram-me depois muitos sarilhos, alguns ainda em tribunal, mas não interessa. O próprio Dr. Alberto João agradeceu em plena televisão o trabalho da Jota."


"Defeitos políticos ninguém me aponta, só vida privada"

É grato para o deputado independente, a quem Jardim pediu que não se desfiliasse do PSD, constatar que defeitos políticos ninguém lhe aponta. "É. Ninguém diz que não sei falar, que não tenho ideias, que apresento poucos projectos. Aí não me conseguem atacar. Então, dizem que tomei um copo aqui, namorei acolá, dancei além... É o que digo, talvez achassem melhor que eu gostasse de homens e bebesse água quando saio à noite."
Nem sequer aqui se distancia muito do líder, dizemos nós. E ainda bem, no caso. Pedro Pereira não hesita ao confirmar que, sim senhor, é jardinista. "Pois se desde que me conheço me revejo naquela linha! Não foi por interesse. Se o Dr. Alberto João quiser, claro que o apoio. E se ele caísse, caía com ele. Depois era questão de tornar a levantar-me. E mais, está ouvir? Eu dou a cara pelo que o jardinismo fez de bom, mas também dou a cara pelo que foi feito de mal. Não me escondo, como os cobardes estão a fazer agora."
Para que não fiquem dúvidas, fala das suas convicções partidárias inabaláveis: "Gosto demais do PSD. Gosto demais da Madeira. Nunca gostei tanto de uma mulher como gosto do PSD, da JSD e da Madeira!"
Daí não descansar enquanto não puser de pé o seu projecto Associação de Jovens da Madeira. Como as coisas vão, nada como uma estrutura com raízes em toda a Região, concelho a concelho, freguesia a freguesia, para quando for preciso entrar em acção.
Dado que Jardim possivelmente já não vai à luta interna em Dezembro, Zé Pedro acha dever preparar-se para uma guerra dura.
Será preciso rasgar caminhos que levem a novos sucessos social-democratas.
"Sim, porque não é com a geração de derrotados do Autonomia XXI que vamos lá", carrega Zé Pedro. 


Miguel de Sousa e Cunha e Silva - os preferidos

O momento não é de ficar a ver correr o marfim. Há que intervir, para bem do PSD e da Madeira - declara. 
Miguel Albuquerque? "Não me parece", diz Zé Pedro. "Não por ele, mas por quem está atrás. Diz-se que Jaime Ramos o apoia. Nesse caso..."
Quanto a Sérgio Marques, Pedro pensa como Jardim: é políticamante correcto, em demasia. Não é o que o PSD-Madeira precisa.
E Manuel António Correia, que foi indicado por Jardim? Nem esse. "Boa pessoa, mas sem faro político", analisa o jovem deputado. Com uma ressalva: entre Albuquerque, Sérgio e Manuel António, votaria neste último. Mas só nessas circunstâncias.
O antigo líder da Jota espera, isso sim, pelo lançamento dos seus Delfins preferidos: João Cunha e Silva e Miguel de Sousa.
"Miguel de Sousa nem sequer precisa de subir a presidente para ser uma voz política respeitada. Mas está muito bem preparado para liderar. Cunha e Silva também. É bom orador, tem visão política e perfil para dirigir o PSD e a Madeira."


Uma poderosa máquina paralela

O tempo urge e Zé Pedro não vai ficar nestas meias tintas. Quando se decidir, trabalhará pelo Delfim escolhido. "Tenho uma máquina paralela montada em toda a Madeira para trabalhar pelo partido. Sabe de uma coisa? Ainda hoje, é para mim que o Dr. Alberto João liga quando é preciso tratar de fazer uma mobilização. Não é para a JSD do Rómulo que ele liga."
São todas essas capacidades que, mais tarde ou mais cedo, andarão nos terrenos da sucessão. Em defesa de um dos candidatos. 
Também há quem diga que o apoio de Zé Pedro não será lá muito conveniente para o delfim apoiado... O jovem deputado ironiza: "Olhem que a corrida será longa."

33 comentários:

Anónimo disse...

O ze pedrinho apoia o Cunha e Silva está tudo dito é por isso que se diz que a JSD está com o cunha e silva uma autentica vergonha e ninguem faz nada?

Bruno disse...

Uma terra que tem uma personagem como o Mijinhas a deputado....mais parece uma cena de novela!

Anónimo disse...

Não estava à espera que o mijinhas apoiasse o cunha e silva agora é que nao voto mesmo nele.

Fernando Vouga disse...

Caro Luís Calisto

Se Camões fosse vivo diria: ditoso partido que tais filhos tem...

Anónimo disse...

O Mijinhas é de outro planeta..Um verdadeiro "cromo" raro...

João Gonçalves disse...

Força José Pedro Pereira! ... Como militante de base do psd madeira confio em ti, pois só contrário de outros não estás ligado a nenhum lobbie.
Continua a lutar pela madeira, vais em frente conta com o povo da Madeira!

Anónimo disse...

É de mijar de vergonha. A voz do UI. Foi para independente para fazer o que o UI mandar. O delfim que o alistar , perde prestígio.

Anónimo disse...

Este cromo tem a irreverência que falta a este país. Falta-lhe o siso? Naturalmente. Mas tem a garra dos inconformados. Só é pena ainda não ter descoberto a diferença entre irreverência e prepotência.
Obrigado pela entrevista. Com os devidos descontos, é bom saber que ainda há alguém com vontade de lutar contra a maré derrotista instalada no pensamento coletivo do país e da região. Deu-me esperança. Ainda há soldados. Só falta quem os lidere. E como se vê nas palavras do entrevistado, líder precisa-se. Celebrados já temos.

Luís Calisto disse...

É verdade, Caro Coronel Fernando Vouga
Ou então, diria o Vate:
Perdigão perdeu a pena, não há mal que lhe não venha...

Anónimo disse...

José Pedro apoia Miguel de Sousa ou Cunha e Silva. Um apoio muito forte.

Anónimo disse...

Divertidissima, esta entrevista! Num PSD saudável este jovem nunca teria passado de um cola-cartazes!

Anónimo disse...

A malta não gosta de mim porque bebo uns copos, tenho umas gajas e desautorizo a policia mijando-lhes no carro.
Numa altura em que os jovens debatem-se com enormes dificuldades em encontrar trabalho, estudam e não obtêm dividendos da sua formação, não conseguem iniciar uma vida independente surge este sr e diz estas coisas.
Muito bem pensado. Apoia Cunha e Silva e Miguel de Sousa? E eles o que dizem disso?

Anónimo disse...

Curioso ler esta entrevista
Se na primeira parte temos um discurso com o cunho pessoal de Jardim, provavelmente no guião que foi dado a José Pedro por este, na segunda parte temos a descrição do que lhe vai na alma: copos "gajas" e muita asneira (tinha um termo melhor, mas fico-me por este).
Além de este tipo ser uma anedota política suportada pelos nossos impostos, qualquer candidato à sucessão achará o seu apoio tóxico.

Anónimo disse...

Cafôfo, Cafôfo, Cafofo, Cafofo...

Anónimo disse...

"JOSÉ PEDRO VAI INTERFERIR NA CORRIDA DOS DELFINS"

Este título será histórico. José Pedro terá uma influência gigante na atribuição de uma vitória a um dos candidatos. De certeza.

Joana Figueira disse...

Ao menos este não roubou os madeirenses como todos estes que andam para aí armados em finos como se nunca tivessem feito porcaria em novos.
Ainda lembro-me dos meus tempos de jota, um dia abro a boca para falar de certos meninos amados em finos!
Quanto ao José Pedro, vejo que incomoda muita gente, mas digo-lhe para continuar a lutar por nós como tem feito!
Quanto ao apoio ao cunha silva, conte com mais uma militante para limpar o partido

Anónimo disse...

Caro Calisto,
Gosto muito de visitar o seu blogue. Acho que faz a melhor crônica política da Madeira. Os meus parabéns por isso.
Deixo-lhe umas notas para lhe despertar o interesse para a investigação:
1- O que dirão as pessoas como Rui Moises, Jaime Filipe, Bruno Pereira do deputado independente?
2 - O deputado independente ultrapassa a questão das faltas na Assembleia com um "está tudo resolvido. Será?
3 - Será que o Dr. Alberto João Jardim telefona ao deputado independente?
4 - Porque razão é que esse novo projecto nunca arrancou? Será que essa super máquina, de freguesia em freguesia, não passa de um delírio?
5 - Quem no seu perfeito juízo quer estar associado ao deputado independente?
6 - Quais as reais razões para a passagem a independente?
7 - E pode ignorar todos os outros pontos se investigar este: sabia que o deputado independente já não é militante do PSD Madeira? E mais não digo.

8 - Não sendo militante, não vota. Por isso de que serve apoiar A, B ou C?

Continue com o bom trabalho.

Zé dos Bifes disse...

"(...) Jaime Filipe, o Rómulo e outros foram para o Jardim Zoológico jantar com o Passos Coelho. Eu fui ao MacDonald. Aliás, fui ao Pinóquio, comer uns camarões."

Anónimo disse...

Todo o Povo tem o Mijinhas que merece mas penso que só a madeira tem um indivíduo dessa craveira na Assembleia.

Mamadu disse...

anonimo 8 de Fevereiro de 2014 às 02:12

Para que saiba, não é necessário ser militante para conhecer os militantes. O deputado tem muita informação ainda para desbobinar, nas próximas semanas de certeza que teremos os próximos episódios.

Anónimo disse...

Espero que o povo madeirense vote em massa e derrube o regime ditatorial instalada na região.Se isso não acontecer então não vale apena ter Autonomia!Até agora o povo não merece tê-la.

Anónimo disse...

Calisto nao acha suspeito o comentário do anônimo das 10:02? Dizer que não importa ser militante já é reconhecer qualquer coisa

Luís Calisto disse...

Caro anónimo das 02.12
Obrigado pelas tentadoras notas.
Porém, quanto à situação de José Pedro Pereira no PSD, acabo de obter a informação correcta:
Zé Pedro foi admoestado pela JSD nacional. Mas isso não influiu em nada na sua situação de militante do PSD-M. Ou seja, ele é militante de pleno direito, actualmente. Disse-nos quem sabe.

Ricardo Vasconcelos disse...

Caro anônimo das 02h12, porque anônimo, porque não da a cara por aquilo que está dizendo, eu cá vim aqui com o meu nome dar a cara pelo Zé Pedro?

Faço parte dos mais de 150 jovens que aceitaram ser fundadores da AJM, nessa lista que tenho acesso e que lhe posso dar, não encontro ninguém que tenha comprometido a região autónoma da madeira,ao contrário de você que apoia e anda atrás de gente que simplesmente tramaram a madeira.
Eu percebo a sua frustração e de outros relativamente ao Zé, provalmemte gostariam de ter sido deputado, mas não passaram de lambe botas, ou provalmente gostavam de ter o talento para a política que o Zé têm(provavelmente é por isso que eu é tantos jovens o apoiamos), mas infelizmente não têm.
Acredito no Zé Pedro, nós seus projectos e nas suas ideias e estou certo que com a sua geração, vai fazer muito melhor que estes frustrados e que se escondem atrás de comentadores anônimos fizerem pela madeira!
Ao menos se não trair o povo, não criar uma dívida que ninguém consegue pagar, e não andar na política a encher o seu próprio bolso, já valeu a pena vir aqui e dar mais uma vez a cara pelo Zé Pedro!

Boas tardes a todos!

Anónimo disse...

De fonte segura garanto..que esse rapazola já foi expulso/retirado da BD.. Isto e lindo

Anónimo disse...

Zé pedro acaba com estas ratas velhas que só sabem sugar os madeirenses!
Vai em frente que a madeira precisa de caras novas !

Anónimo disse...

O mijinhas faz parte de um grupo de escumalha que felizmente nao foram a lado nenhum na madeira, a mama está a acabar para este rapaz com gonorreia!

Valdemar Gomes disse...

Pedro acaba com estes tipos que roubam a madeira!
Basta de políticos falsos, acreditamos em ri?
Não tenhas medo destes comentadores que se escondem no anonimato falhados!
Força Zé pedro estamos contigo com nomes e rostos !

Rui Vieira disse...

Mas quem são os rostos atrás da "AJM" ?
São todos do mesmo "calibre" do José Pedro ? Se for estamos conversados.
A população está farta de garotices

Anónimo disse...

José Pereira na melhor das hipoteses, vai para o Partido do Coelho.

Calisto não percebo a sua protecao a vira casacas. Não percebo...........

Valter Fernandes disse...

Bom bom é os que roubaram a madeira!... Pedro acaba com esta bandidagem e tens o meu apoio!

Anónimo disse...

Se Alberto João mandasse o mijinhas beber até morrer o homem fazia. É um pau mandado de primeira! O tempo das venias acabou e tu vais morrer com a passagem desse tempo..

Anónimo disse...

Jose Pedro continua a apoiar tal como eu o Nosso Presidente!!! Os que ficaram Ricos à custa Dele agora e sempre o criticaram pelas costas!
Os sombras que tal como Ele trabalharam no terreno ,fazendo campanhas,e mais campanhas, Arranjando tachos para ficarem milionários, são mal Agradecidos !Rua Com Esses Palermas!!!Lugar para os que são verdadeiros sócias- democratas