Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de março de 2014

GUERRA SANTA


JM RESPONDE BEM A MIGUEL DE SOUSA 
...MAS COM O PESTE DO 'RABO DE FORA'

Ao alto da página, descarada cobertura de propaganda. Logo abaixo, a jura de que não há cobertura de propaganda.



Os comissários do JM mentem 'a tudo'! Mentem com graça - o que não os livra do Inferno, se o bispo das 4 Fontes não lhes deitar a mão beata.


A Empresa Jornal da Madeira (EJM) vem à rua esta segunda-feira com mais um dos seus esclarecimentos redigidos ao critério jardineirista. E reconheça-se que aquilo, desta vez, não está mal alinhavado.

Trata-se da resposta ao comunicado escrito por Miguel de Sousa em que o Delfim candidato à liderança do PPD-M se insurgia contra a recusa do JM de receber duas páginas de publicidade com o programa eleitoral 'Pela Madeira'.
Miguel atirou forte, acusando o JM de não ser sequer um jornal. Convite para a EJM mostrar serviço ao chefe máximo e deixar o Delfim à distância regulamentar.
No comunicado publicado no JM de hoje, a EJM escalpeliza o tema da "suposta recusa de publicação de publicidade de carácter eleitoral".
Fá-lo num interessante latim, diga-se.
Para começar, lembra o esclarecimento, o JM já divulgou o seu critério sobre a cobertura das eleições internas do PSD-M. Onde ficou claro que só haverá cobertura quando formalmente apresentadas as diferentes candidaturas.
Assim, tudo esclarecido em condições, que é para Miguel de Sousa aprender a não vir com espertezas saloias como por exemplo apresentar camufladamente a sua propaganda intra-partidária sob a forma de publicidade. "Não é o facto de [a propaganda] ser apresentada em formato de publicidade que deixa de estar relacionada com uma candidatura". EJM dixit. 
Nem pago nem meio pago. Ali!
E depois... Então Miguel de Sousa disse mal do JM e recorre aos serviços do dito-cujo? Era o que faltava! "O JM estranha que alguém", arruma a EJM, "fique indignado por ver recusada uma publicidade sua no órgão de comunicação que pretende extinguir."
A gente lê este comunicado e pensa: aquela malta justifica os tachos no jornal que nós pagamos. Está bem arquitectado, aquele esclarecimento.


Passados os primeiros momentos, porém, soam campainhas. Mas é o JM a escrever aquilo? Tanta mentirinha!... Ai se o sr. bispo percebe!...

Então, o comunicado ilude num lado, falando de uma "suposta recusa de publicação de publicidade", e depois é palrar de cima a baixo dizendo que, sim senhor, 'recusa publicar' com todas as letras?! 'Recusa' ou "suposta recusa", marotos?
Já agora: como é? Só divulgam campanha quando estiverem formalmente apresentadas as diferentes candidaturas? E como é que sabem, a não ser que recorram aos santinhos lá em cima, que a dado momento não há mais candidaturas para aparecer? Ou só vão falar da coisa mediante os prazos dos estatutos do partido? Quem manda nessa marmelada?


MacGyver e 'Meio Chefe': aquilo é campanha ou não 'e?

Sobre o truque de fazer campanha via publicidade paga... Então, Dr. Miguel de Sousa! Acha que é por meia dúzia de euros que os homens caíam nessa? Dinheiro? Ah ah! Para quem recebe 11 mil euros nossos por dia, é tudo à tripa forra...
É verdade que Miguel de Sousa apanha. Mas os santinhos do JM rezam esse comunicado como que escondidos com o rabo de fora.
Vá lá a ver.
Reparou o Leitor no que está paginado acima do esclarecimento da EJM, na última página de hoje? Nada menos do que declarações do nosso MacGyver Guilherme a fazer uma campanha descarada contra os Delfins que defendiam o congresso antecipado. O homem fala numa "vitória retumbante de Jardim" - o 'Meio Chefe' que, como se sabe, não pára de fazer campanha no JM contra os candidatos que lhe provocam pruridos. 
A primeira página dedica metade do seu espaço à chamada para essas declarações da última. Chiça!
Maldade, senhores do JM, o homem das 4 Fontes não vai absolver-vos na próxima confissão...
Estamos a caçoar. Com esse jeito ao governo, mestre bispo até vos desobriga de uns domingos de missa.
Mas mais grave, cavalheiros: a página 5 da edição de hoje traz também um artigo de cima a baixo e 'de fora a fora' com mais um artigalho do sua excelência das Angústias - obviamente de campanha contra Miguel de Sousa. Ele, chefe, contesta no artigalho, ponto a ponto, tudo quanto o candidato declarou a respeito do programa que pretende pôr à consideração dos militantes PPD e do resto da população madeirense.
A peça de Jardim na página 5 resulta numa xaropada que começa condenando a "leviandade" no processo de sucessão e acaba na "mal copiada" proposta de 'Singapura do Atlântico". Pelo meio... Não tivemos pachorra.


Delfins provam do veneno servido à Oposição

Não senhor - dirão os capatazes do JM -, sua excelência o Senhor D. Alberto João Jardim não é candidato, portanto aquilo não é considerado propaganda eleitoral.
Cuidado, senhores. Campanha não é só o que se faz a favor de nós, mas também o que se faz contra o adversário. 
Cuidado, muito cuidado, que os Delfins podem arranjar para escrever apoiantes seus que não são candidatos...
Qual cuidado! Vocês fazem mais um comunicado com os absurdos habituais, mas bem urdido, e está tudo explicado. Explicação 'à jardineira'.

Falando a sério: parecendo tarefa impossível, o comissariado que tomou de assalto a desgraçada publicação consegue aumentar de minuto a minuto as dimensões já assustadoras da vergonha chamada Jornal da Madeira.
Não cobrem campanha eleitoral, dizem eles, ora fds! 
Aplicam a mesmíssima receita que aplicaram estes anos todos, nas campanhas eleitorais e fora delas: um panfleto de ponta a ponta em cada edição, com governo e PPD, reservando-se uma só página onde têm de caber 7 e 8 partidos da oposição!
Mentira infame, insistir em posições indefensáveis.

Olhe que eles vão todos para o Inferno, caro bispo

Ainda não dissemos o mais grave. É que não são apenas os Guilhermes a fazer propaganda troglodita no pasquim. Não é apenas 'Meio Chefe'. O Jornal da Madeira é ele próprio uma entidade propagandística, assumida no dia-a-dia! Os bonecos que elogiam o PPD e enxovalham os adversários (e agora até os internos) são propaganda da responsabilidade do Jornal! Da instituição. Aparecem artigos não assinados que, para todos os efeitos, são da responsabilidade do director. Há artigos assinados com pseudónimos cuja autoria só pode ser legalmente atribuível à direcção.
Mas o critério editorial, todo ele, é uma propaganda sistemática em benefício da maioria.


Vocês vão todos para o Inferno, má raio nos parta!

2 comentários:

Anónimo disse...

Recusam cobrir uma apresentação de campanha-ou seja recusam a noticia de uma campanha-critério deles estranho. Ou é noticia ou não é. Depois confundem Publicidade com noticia de campanha. Noticia é Jornalismo. Publicidade é da responsabilidade de quem publicita, cumprindo as regras de não ofensa à sociedade , etc. Desde quando publicidade é noticia? Só na cabeça do Ui que faz campanha, opinião, inaugurações, bonecos, tudo como noticia. E ele foi diretor de jornal e acha-se jornalista. Não basta ser mau governante, Também não sabe o que é noticia e o que é publicidade.

Anónimo disse...

sim sim ,mas, mas, mas.... não era assim antes!!??!!!

querem ver que o Miguel esteve este tempo todo de olhos tapadinhos?

lembro-me que o diário publicou um artigo, dando nota do enorme buraco no campo de golfe (gerido na altura por esse grande gestor(lol), e grande defensor das contas publicas(quem tapou o buraco?).

no dia seguinte o jornal da madeira publica um artigo descrevendo os enormes benefícios do golfe para a região e blá blá...

nessa altura não havia problema??

a ironia disto tudo é que eu até gostava que ele fosse eleito presidente do ppd, para ficar na historia como o primeiro presidente do ppd a ser derrotado em eleições ( só não seria derrotado se nessa altura o jornal e a rtpm já estivessem a ser controlados por quem nós sabemos. nessa altura já não importavam os custos do dito jornal. e a região até arranjava uns toquinhos extra para salvar a ecm da falência, onde a colocou esse grande expert de "gestão encostada aos dinheiros públicos"