Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Autárquicas 2017



Maria Ganança é a candidata do BE 
na Ponta do Sol


A Candidata do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal da Ponta do Sol volta a ser Maria Ganança, ativista sindical e política e uma das mais importantes e carismáticas figuras do Concelho da Ponta do Sol e da Esquerda madeirense. Maria Ganança tem 69 anos, muitos eles de militância política e sindical, e participou nas principais lutas pela conquista de direitos das trabalhadoras domiciliárias, sobretudo bordadeiras, profissão que diz "ter muito orgulho" de também ter exercido.
Maria Ganança é uma das poucas pessoas vivas que participou na denominada Revolta das Águas, ou Luta das Águas, na Lombada da Ponta do Sol. Uma revolucionária, como gosta de se descrever, não hesitou em desafiar a ditadura e a PIDE quando, com apenas 16 anos, fez parte daquelas pessoas que lutaram para que a água de rega roubada aos agricultores da Lombada lhes fosse devolvida. Esteve também na Luta pelo pagamento justo da cana-de-açucar e fez parte do grupo de pessoas que "tomou conta do engenho do Hinton" tendo conseguido que a cana fosse paga a "5 tostões ao quilo".
Fez parte da Direcção do Sindicato dos Bordados, do Conselho Regional da União dos Sindicatos da Madeira e do seu departamento feminino. Fez parte de diversas parcerias internacionais tendo dado formação a bordadeiras na Madeira e em Cabo Verde. Esteve, em representação da sua estrutura sindical, na India, na Turquia e noutros países aos quais ajudou a levar o nome do Bordado Madeira.
Maria Ganança é uma Mulher de muitas Lutas e que não vira a cara aos desafios. Candidata-se a um lugar na vereação da Câmara Municipal da Ponta do Sol por entender que o Povo deste Concelho não está representado dignamente nos órgãos de poder autárquico. O Bloco será a voz dos pontassolenses na Câmara  e nos restantes órgãos de poder autárquico: "é a voz dos que, mesmo na adversidade e em tempos de dificuldade, não viram a cara à Luta!", diz Maria Ganança. 
Texto e foto: BE

17 comentários:

Anónimo disse...

Força Maria ...
Já que o PSD não tem candidato que preste vou votar em ti!!! Pelo menos bordas bem o cara de pedra não pisca nada é um malandro.!

Anónimo disse...

Alguém foi abordado por jovens que estavam a fazer uma sondagem na Ponta do Sol?
É que uma fonte do PSD disse que tinha uma sondagem que dava 2 Vereadores para a Pessegueiro, de seguida 2 Vereadores para o Virgílio e 1 para o CDS. Isto pode não passar de Conversa por isso gostava de saber se alguém viu pessoas no terreno a fazer uma sondagem na semana passada?
Na Ribeira Brava dava 4 Vereadores para o Ricardo, 2 para a Nivalda e 1 para o Alano.

Anónimo disse...

conversa 16.42 tu deves ser aquele que vem sempre dizer aqui que vai votar na Pesegueiro

Anónimo disse...

Sou aquele que vive na Ribeira Brava e que vota Ricardo.

Anónimo disse...

Destas duas Gananças candidatas a Camara (devem ser da família), o Virgilio e a Sra Maria, prefiro votar na Sra Maria que é muito mais honesta, não tem rabos de palha nem Cara de Pedra.

Anónimo disse...

Tenho estádo a acompanhar os diversos comentários sobre a Ponta do Sol, e sinceramente tenho de falar, estou sempre a ler comentários sobre o candidato do Psd que não presta, e tal, e tal, foi criticado que não fazia nada, das seis candidaturas apresentadas na Ponta do Sol, foi o único que apresentou a equipa completa, é o único que tem apresentado ideias e projectos e não apenas dizer mal, sim porque dizer mal é fácil, difícil é arranjar soluções, eu voto PSD e voto Virgilio.

Anónimo disse...

Já agora diga-me quais são as ideias e projetos do candidato do PSD para a Ponta do Sol ...o PSD sempre foi um partido do poder na Ponta do Sol sempre apresentou ideias e projectos para o Concelho . Neste momento é um vazio de ideias mais parece um partido sem rumo sem projeto até o slogan que começou Passo a Passo mudando para visão global , é mais do mesmo . Será que o PSD deixou de ser um partido de Poder?? Preocupem -se em trabalhar rápido e bem porque Outubro vem aí ao virar da esquina !! DEUS queira que tudo corra bem o que não Parece!

Anónimo disse...

A Maria Gananca e familiar do Virgílio Gananca?

Anónimo disse...

Visão Global ou visão zero!!!

Anónimo disse...

Ladislau perdeu a batalha de Varna e tu Virgílio é a de Outubro!

Anónimo disse...

Porque será que dizem tanto mal do Virgílio? Será porque ao longo dos anos não se o viu fazer nenhum e até nem aparecia nas campanhas do PSD? Será porque faliu a empresa? Será porque tem calotes a vários empresários? Será porque muitas pessoas sentiram-se enganadas por ele? Será por só agora estender a mão ao Pessoal? Será porque está associado às malas colocadas na rotunda da Ponta do Sol contra o atual Presidente Rui Marques?

Anónimo disse...

O BE tem outras pessoas no concelho, porque razão candidatam sempre a mesma?

Anónimo disse...

O Bergilio está a frequentar uma Formação intensiva para saber Ler, Discursar, Falar, tentar Sorrir e Apertar a Mão aos Vilões da Pta Sol para mais tarde não lhe chamarem de Cara de Pedra e Trolha.

Anónimo disse...

Essa já tá gasta, perda de tempo, vindo de um partidozito extermista, ditatorial e malvado, 0%

Anónimo disse...

Nossa, agora temos duas Gananças na Ponta sol?
Aquilo até parece as Promoções dos Supermercados, leva 2 e Paga 1
Ou então os Prada no Desgoverno, é Secretaria, é deputado, é advogado de um Grupo Hoteleiro, enfim....Já parece o Jaime Ramos com mais de 50 Empresas.

Anónimo disse...

????

Anónimo disse...

pois é meus caros não se borrifem, que nada lhes ira acontecer, mas que o ppd/psd deveria levar um cartão vermelho lá isso devia. Mas eu cá estou para isso um dia ver acontecer.