Powered By Blogger

segunda-feira, 24 de junho de 2013


Morreu o Dr. Luciano Castanheira


Com 89 anos, o pediatra e político Luciano Castanheira morreu esta segunda-feira (24) no Funchal, depois de doença prolongada. 
No capítulo da medicina, ganhou fama pela competência demonstrada ao longo das muitas décadas em que exerceu a pediatria.
Quanto à carreira política, fez parte, ao lado de Alberto João Jardim, António Aragão de Freitas e Henrique Pontes Leça, de uma Frente Centrista que não passou do plano teórico no seu curto tempo de vida, depois do 25 de Abril. Essa formação juntou-se depois ao movimento que se formou a partir dos contactos que António Gil desenvolveu com Pinto Balsemão e Sá Carneiro, logo nos inícios de Maio de 74,  tendo em vista criar na Madeira uma extensão do PPD nacional. 
Luciano Castanheira foi uma figura acreditada no meio social madeirense, desenvolvendo actividade parlamentar e partidária com arreganho mas sem fanatismo. O prestígio de que gozava antes e depois do 25 de Abril foi um dos factores que o impediram de ir mais longe na política partidária, à semelhança de outros valores que passaram pelo PPD e se sentiram marginalizados porque as suas qualidades ameaçavam fazer sombra a outros que, com sucesso, trabalharam no sentido de se perpetuarem nos cargos.
Nos anos 60 do século passado, assistimos a conferências graciosamente apresentadas pelo Dr. Luciano Castanheira, que então apresentou posições bastante avançadas para esse tempo ao nível das relações sociais e do tratamento de assuntos que eram sensíveis antes da explosão revolucionária de Abril
Dirigimos as nossas condolências aos familiares do Dr. Luciano Castanheira.

Sem comentários: