Powered By Blogger

sábado, 15 de junho de 2013


SOCIALISTAS EM FESTA NO PORTO SANTO


O convívio está concorrido e rijo no 'Pátio dos Sentidos'.



Militantes e simpatizantes socialistas do Porto Santo encontram-se reunidos esta noite de sábado no Restaurante 'Pátio dos Sentidos', à Rua Zarco. O líder do partido Victor Freitas, o líder parlamentar Carlos Pereira e outros dirigentes regionais estão presentes no animado convívio, organizado a propósito da apresentação dos candidatos à Câmara da ilha, esta tarde.
Confirma-se Filipe Menezes à cabeça da lista. Ana Marisa candidata-se a vice-presidente da Câmara. Carlos Melim (empresário), Flávio Vasconcelos (engenheiro) e Emanuel Melim avançam para vereadores, conforme os resultados de Setembro.
O nome da actual presidente da Câmara, Fátima Menezes, dissidente do PPD, chegou a ser dado esta tarde como no primeiro lugar da lista concorrente à Assembleia Municipal. Mas tratou-se de um boato próprio do folclore que costuma rodear a constituição de listas partidárias. Há no PS quem atribua a autoria de tal boato a Roberto Silva, com a suposta intenção de acusar o candidato Filipe Menezes de querer levar a sua família para a Câmara.
Não se confirma. Aliás, a escolha socialista para a Assembleia Municipal ainda não está feita em definitivo.


Todos à espera de ver como Roberto cumprirá as ameaças

Recorde-se que Roberto Silva produziu declarações ao DN, a propósito de Fátima Menezes, ameaçando a presidente da Câmara de tomar providências se, na próxima segunda-feira, ela, presidente, não demitir a sua secretária Marisa, que se apresenta como n.º 2 da lista socialista. O PPD local não encaixou esta candidatura.
Trata-se de um motivo de interesse para o arranque da semana no Porto Santo e na Região. Que fará Roberto, caso a presidente não demita a secretária, como evidentemente não demitirá? Reassumirá o mandato que deixou a Fátima? Pode legalmente fazê-lo? 
O Porto Santo precisava de um abanão como o destas autárquicas. E ainda aqui vamos. 
Pena é a pasmaceira nalguns concelhos da Madeira, a contrastar com a animação político-partidária em curso na ilha mais pequena.  


3 comentários:

Anónimo disse...

não reasume o mandato porque não tem coragem.

Anónimo disse...

Artigo 77.º
Suspensão do mandato
1 - Os membros dos órgãos das autarquias locais podem solicitar a suspensão do respectivo mandato.
2 - O pedido de suspensão, devidamente fundamentado, deve indicar o período de tempo abrangido e é enviado ao presidente e apreciado pelo plenário do órgão na reunião imediata à sua apresentação.
3 - São motivos de suspensão, designadamente:
a) Doença comprovada;
b) Exercício dos direitos de paternidade e maternidade;
c) Afastamento temporário da área da autarquia por período superior a 30 dias.
4 - A suspensão que, por uma só vez ou cumulativamente, ultrapasse 365 dias no decurso do mandato constitui, de pleno direito, renúncia ao mesmo, salvo se no primeiro dia útil seguinte ao termo daquele prazo o interessado manifestar, por escrito, a vontade de retomar funções.
5 - A pedido do interessado, devidamente fundamentado, o plenário do órgão pode autorizar a alteração do prazo pelo qual inicialmente foi concedida a suspensão do mandato, até ao limite estabelecido no número anterior.
6 - Enquanto durar a suspensão, os membros dos órgãos autárquicos são substituídos nos termos do artigo 79.º
7 - A convocação do membro substituto faz-se nos termos do n.º 4 do artigo 76.º

Luís Calisto disse...

...E, que se saiba, já passaram 365 dias sem que Roberto Silva manifestasse "a vontade de retomar funções".