Powered By Blogger

terça-feira, 3 de junho de 2014


ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO PARQUE ECOLÓGICO DO FUNCHAL - DIA MUNDIAL DO AMBIENTE - 05 de JUNHO




QUINTA-FEIRA, 05 de JUNHO, DIA MUNDIAL DO AMBIENTE

O CAMPO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO CABEÇO DA LENHA ESTARÁ ABERTO DAS 15 ÀS 19 HORAS.
LÁ ESTAREMOS A REGAR AS PEQUENAS PLANTAS E TEREMOS IMENSO PRAZER EM MOSTRAR A MADEIRENSES   E  TURISTAS O TRABALHO REALIZADO PELA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO PARQUE ECOLÓGICO DO FUNCHAL EM PROL DA RECUPERAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NO MACIÇO MONTANHOSO DO PICO DO AREEIRO.
(a entrada para o CEACL localiza-se logo abaixo do portão norte do Chão da Lagoa e está assinalada com por uma placa de madeira com o logotipo da ASSOCIAÇÃO)



SÁBADO, 07 de JUNHO, PERCURSO PEDESTRE
 BICA DA CANA – CARAMUJO – LEVADA DO NORTE – FOLHADAL – ENCUMEADA
 Distância: 12 Km - grau de dificuldade 2 (escala 1 - 3)



Este é mais um percurso organizado pela AAPEF com o objetivo de proporcionar a observação e a interpretação da natureza.
A jornada de   educação ambiental começará num dos mais jovens cones vulcânicos da Ilha da Madeira (Bica da Cana – 1620 metros de altitude), seguir-se-á uma descida de cerca de 4 Km, predominantemente no interior do urzal, até ao Caramujo (1250 metros de altitude), donde, há quase 900 mil anos, um cone adventício jorrou a espessa camada de lava que colmatou o vale de São Vicente e no seio da qual se formaram os canais (grutas), agora visitáveis. A descida termina na Levada do Norte (1020 metros de altitude), um pouco mais de 1 km abaixo da Lagoa do Caramujo.
Da casa dos levadeiros até à Encumeada são aproximadamente 7 Km ao longo da levada. Nos primeiros 6, vamos andar 2 km dentro de túneis e 4 km no interior da Laurissilva, que nesta altura do ano está particularmente atraente graças às manchas de flores das herbáceas endémicas. O quilómetro final, desde a saída do último túnel até a estrada da Encumeada, proporcionará interessantes vistas do vale da Serra de Água.   

Se deseja participar nesta atividade deverá fazer a sua inscrição por e-mail –amigosdoparque@gmail.com – ou através do formulário específico no blogue da associação - http://goo.gl/wGk4rJ -  até às 17:00 de sexta-feira. Também o poderá fazer pelo telefone 291 783 999, quarta-feira, entre as 16:00 e as 18:00, e sexta-feira, das 16:00 às 17:00, indicando o nome e data de nascimento. Estes dados são necessários para ativar o seguro de acidentes pessoais em nome dos participantes. A inscrição só será válida após a nossa confirmação. A participação no percurso pedestre custa 10€ para sócios e 15€ para não-sócios. O não cancelamento prévio da inscrição com um mínimo de 24 horas de antecedência obriga ao seu pagamento.


Sem comentários: