Powered By Blogger

terça-feira, 17 de junho de 2014

LARANJAL MALUCO


O PPD-M É UM JOGO PELO PODER
DE TODOS CONTRA TODOS
E NO FIM GANHA O JARDIM

Jaime e Jardim riem-se como uns perdidos ao verem aqueles doutorzinhos esfalfarem-se... para nada.


Na corrida à liderança laranja, continuamos a ver 'cotoveladas à Paulinho Santos', 'murros à João Pinto' e 'cabeçadas à Pepe'. Mas há outras parecenças entre o PPD regional e o futebol. Por exemplo, eleições internas à moda da Liga, isto é, com muito chumbo em cima das candidaturas para ficar tudo na mesma.


Os Leitores não evitariam acompanhar as gargalhadas de Jaime Ramos e Jardim quando ambos os dinossauros da Rua dos Netos estão juntos e falam da disputa em curso entre delfins. Há poucos dias, os dois referiram-se ao assunto à margem de uma reunião de dirigentes da falida Fundação Social Democrata. A presença de funcionários nas imediações não os inibiu de gozar com a trabalheira dos Miguéis, do Sérgio, do Manuel António e mesmo do João Cunha e Silva.
"Não haverá uma candidatura legal", vociferava o secretário-geral, arrancando risos ao ainda líder. "Como na Liga: todos chumbados e só uma lista em condições de ir às urnas."
A única lista em condições de ir às urnas será, evidentemente, e caso necessário, a do próprio Jaime. 
Jardim, sempre bem disposto, deixava perceber estar por dentro do que Jaime dizia. Mas alguns dos presentes admiraram-se. Como é isso de as candidaturas conhecidas estarem todas feridas de ilegalidades?
Claro que aí Jaime não abriu o jogo. "Vocês vão ver", ria-se, secundado pelo seu chefe de sempre, o qual, assumindo a dado momento expressão muito séria, decretou mais ou menos isto: é uma vergonha o que aqueles cavalheiros andam a fazer, denegrindo o partido na praça pública e empenhando fatalmente o futuro da Madeira. Portanto, que não se admirem de ele, chefe, acabar por dar um murro em cima da mesa para evitar o descalabro com a sua recandidatura.

Plano B de Jardim: independência da Madeira

Jardim não escondeu estar na posse de um plano B para a sua vida política: se, por uma eventualidade qualquer, acabar afastado das Angústias, a sua luta será, sem rodeios, pela independência da Madeira. Não é nada de novo. O chefe tem prometido várias vezes envolver-se a 100 por cento no FAMA quando sair da cadeira real. Só que há dias foi mais claro diante de apaniguados seus, na Fundação: se cair fora da presidência, preparem-se todos com um combate sem tréguas para "libertar a Madeira" do jugo colonial.
Neste processo, tanto faz o que o homem disse ontem, diz agora ou dirá amanhã. Ainda no JM de hoje, é Guilherme Silva louvando as "relações positivas" que diz existirem entre o Estado e a Região, como se pode ler na primeira página do referido jornal; e o chefe a carregar sobre "os inteligentes da actual coligação no governo da República", na última página.
Tanto faz o que ele diz, até em contradição consigo próprio, porque já se percebeu que as suas movimentações de fundo continuam centradas na conservação do poder cá na Tabanca. Para o conseguir, quanto mais bulha entre Delfins, melhor. É dos livros.

Miguel de Sousa açoita Cunha e Silva... que reage brandamente



O vice da ALM começou por atingir Jaime Ramos, passou para o chefe e agora vira-se para Cunha



O monarca das Angústias deve ter-se deliciado com aquele artigo de ontem no DN em que Miguel de Sousa, "dando nome às coisas", se atirava com setas afiadas e certeiras ao comentador do programa de rádio chamado... "dando nome às coisas". Jardim é crítico do seu primeiro vice, mas neste caso deve ter-se divertido com os rombos que ele, primeiro vice, provocou na fuselagem de Cunha e Silva.
São 5 colunas em meia página da edição de ontem ao longo das quais Miguel de Sousa remete para João Cunha e Silva o ónus da desgraça que tem sido a governação regional desde 2000, ano em que João chegou ao governo a bordo de um reluzente Ferrari.
Recordemos uma passagem em que Miguel de Sousa faz eco de palavras do actual vice no tal programa de rádio: "É uma questão que deve ser reflectida, pensada em cada governo quando quiser tomar uma medida que tenha impacto nas Finanças. Tem de pensar imediatamente na forma como irá arranjar receita para ter aquela despesa."
Miguel reage: "Só agora? Só agora vão reflectir e pensar?" E não faz por menos: "Governar sem este critério é CRIME (assim mesmo, em maiúsculas)!"
O articulista, candidato à chefia do PPD-M, desabafa no seu escrito: "Santo Deus! Como foi entre 2000 e 2014? Todos sabemos. Não foi a crise portuguesa, europeia ou mundial. Foi a ausência destes critérios básicos."
...O que não aconteceu até 1992, ano em que Miguel de Sousa saiu do governo e da vice-presidência. Do seu tempo, costuma ele dizer, persistem hoje obras de encher o olho. Ao passo que o que temos do actual governo é um buraco financeiro cavado por uma equipa que arrancou em 2000... sem dívida.
Cunha e Silva veio ao contra-ataque. Sem a veemência que tão violentas acusações, feitas com o nome do vice bem à vista, pressupunham. Cunha não foi além de insinuar que Miguel de Sousa está ultrapassado e desconhece a realidade actual. Revelando-se o seu procedimento como um rancor pelo facto de ele, Miguel, já não ser o vice do governo.

Manuel António promete a todos os madeirenses...

MAC já faz promessas a todo
o povo madeirense.

Esta guerra entre vices - um antigo e outro actual - não ensombra outras campanhas. Manuel António Correia, estribado nos operacionais das Angústias, continua peça diária inevitável nas páginas do oficialíssimo JM. Ontem, segunda-feira, os homens não hesitaram mesmo em catapultar o candidato para a ribalta do falatório metendo em primeira página o "compromisso" do secretário de "ajudar o povo madeirense". 
Raios, mas em que qualidade?! - perguntamos nós.
Foi uma promessa junto a cestos de vindima cheios de cerejas nas encostas do Estreito. Com ele, os lobbies não vão explorar o povo, avisou diante dos romeiros da Festa da Cereja, ao mesmo tempo que se dizia satisfeito pelo facto de a agricultura madeirense - que Jardim já considerou recurso terceiromundista - sagrar-se como a melhor do mundo e arredores. E revelando ainda que os caminhos agrícolas não têm segredos para ele, nem sequer o do Luzeirão. Isto vai ser caminho agrícola para aqui, caminho agrícola para as Romeiras... 
Ai o terceiro mundo que apoquentava o velho chefe da tribo!

Miguel Albuquerque anda calado.
Mas não deve estar no Brasil
com o outro Miguel, porque
não gosta muito de futebol.

Entretanto, a fim de que Miguel Albuquerque não se julgue o único cheio de ideias decisivas para o futuro da Madeira, como a do mergulho e a dos cavalos na Feira do Gado, os comissários do JM põem Manuel António - já na edição de hoje - a garantir que a caça na Madeira é das melhores do mundo, não especificando se também dos arredores. Mas uma coisa é certa, diz ele: "Melhorar a caça na Madeira é melhorar a caça no País".
Que os maldizentes reflictam um pouco nessa imagem de retórica.

Sérgio com receio de chapelada nas eleições internas... e com razão

Sérgio tem experiência no PPD-M.
Se receia falcatruas lá dentro,
saberá porquê.  

Sérgio Marques também não anda distraído. Concretizando melhor umas indirectas repetidas de quando em vez, o antigo eurodeputado publica bem explicado artigo hoje apelando a um processo eleitoral interno "imaculado". Sérgio pede uma eleição "absolutamente limpa" para que o futuro líder "seja reconhecido sem sombra de suspeição".
Quem admite situações ilegais no processo eleitoral no PPD-M, pois, não é um elemento da oposição, é uma figura grada do partido laranja. Antigo deputado regional e eurodeputado. Até há bem pouco tempo membro da comissão política. Um elemento destacado e com experiência na Rua dos Netos. Logo, um homem que sabe do que fala. Se é grave que Sérgio se debata com essas suspeitas, mais grave ainda é dar-se a circunstância de que ele tem razão. Porque tem. Como referimos acima, prepara-se um estratagema qualquer para eliminar as candidaturas em função de alegadas irregularidades nas listas - assinaturas ilegíveis, falta de pagamento de quotas, inscrição no partido demasiado recente, o que seja. Uma espécie do golpada 'à Mário Figueiredo', na Liga de Futebol Profissional.
Será que depois de tanto jogo, e à semelhança do que se passa com a Alemanha no mundo da bola, no fim ganha Jardim? Por enquanto é ele quem gargalha lado a lado com o fogoso Jaime. Não nos admiramos que sejam ambos a rir no fim. Somos testemunhas: o secretário-geral nunca teve medo de certos "doutorzinhos que não percebem nada disto".  
   

22 comentários:

Anónimo disse...

O Cunha anda cheio de medo do Sousa.. A verdade é que o Sousa acusou-o de ser um criminoso pelos elefantes brancos que espalhou pela Madeira e pela divida colossal que deixou aos madeirenses. Cunha responde que o Sousa queria continuar vice mas que resposta fraquinha.. sou apenas eu ou o grande Carlos Cunha e Silva está a perder gás?

Anónimo disse...

O Dr. Miguel de Sousa tem de continuar a denunciar a gestão e as pressões constantes da candidatura desse senhor Cunha e Silva! É uma vergonha.

Anónimo disse...

Sabe alguma coisa daquela historia do PortoSantense e dos Arabes

Anónimo disse...

Dá gosto ler esta análise, que um PSD não quer fazer. AJJ sucede a AJJ.

Anónimo disse...

O artigo do Miguel de Sousa tem o mérito a desmascarar o Vice Joao Cunha e Silva. É claro, para a totalidade dos militantes sociais democratas, espero eu, que a sua candidatura será a da manutenção do status vigente e da manutenção da pior corrente existente no PSD-M, não só porque ele não apresenta uma única ideia nova, apesar de, com uma candura quase infantil, venha dizer algumas banalidades sem se comprometer com o que quer que seja ( atente-se as suas opinões sobre o JM, sobre a reforma do sistema politico, etc). A sua recente proposta de regresso aos circulos concelhios é a prova de um regresso ao passado, pois não me lembro de o Vice ter tecido quaisquer comentários quando foi proposta e aprovada a última reforma do sistema eleitoral da RAM (julgo ser de 2006)que, precisamente, pois termo ao sistema de circulos por concelho. Ou será esta súbita ideia do Vice uma necessidade de angariar mais apoios??? Uma necessidade de comprar fidelidades "caninas" ??? Deixo esta interrogação.

Jorge Figueira disse...

Calisto as coisas são como são e no melhor pano a nódoa. Nunca me apercebera de gralhas nos seus textos, hoje, infelizmente, tenho que dizer-lhe que nos deu um texto gralhado. Usou mal as cedilhas. Onde o Calisto escreveu: melhorar a caça no País é melhorar a caça na Madeira, deveria ler-se: melhorar a caca no País é melhorar a caca na Madeira.
Espero não o ter desiludido ao apontar-lhe a gralha Jorge Figueira

Anónimo disse...

Não percebo a candidatura do Cunha, a mim disseream-me que ele ia dar a cara mas que o seu querido empregado Nuno Teixeira que andou a dizer que se ia dedicar à advocacia mas que pelos vistos voltou à vice-presidencia é que ia avançar? Realmente esta candidatura perdeu toda a credibilidade! Para não falar que nunca mais um artigo do douto Francisco Santos que tanto abriu a janela que se deve ter constipado e nunca mais ouvi falar dele?? Alguma coisa anda mal por estes lados Calisto!

Anónimo disse...

Mal anda a candidatura do Sergio Marques e do Miguel de Sousa que falam falam mas militantes nem ver!

Anónimo disse...

Preocupem-se com as candidaturas dos seus candidatos e deixem a da cunha e silva. É que com esse excesso de atenção parece estão incomodados! O que, com certeza, é impressão minha...

Luís Calisto disse...

Caro Dr. Jorge Figueira
Peço desculpa aos caçadores pela embaraçosa gralha.

Anónimo disse...

O que é um facto indesmentivel é que Cunha e Silva é o principal responsável pelo desgoverno dos últimos 14 anos, é o responsável pelas sociedades irresponsáveis e criminosas de desenvolvimento, teve 14 anos a demonstrar o seu "brilhantismo" e a mostrar "resultados" que agora estão aí a ser pagos pelos madeirenses. Esta criatura sinistra agora tenta passar por um anjo puro e com as mãos limpas mas na verdade ele é tão culpado que nem conseguiu responder com um único argumento para desmentir o que Miguel de Sousa disse dele!
Tem o seu programa "comprado" na TSF com 2 milhões de euros em fundos comunitários, desse programa fazem resumos na edição impressa do Diário, usa o JM, pressiona funcionários públicos, tem o secretário da educação a pressionar professores, o dos assuntos sociais pressiona médicos e enfermeiros, "comprou" Cunha Vaz através da Empresa de Electricidade, tem o apoio das "elites" viciadas no poder, ou seja, este candidato representa todo o mal que oprime a Madeira. Qualquer um dos outros candidatos seria melhor que Cunha e Silva, porque se existe alguém que já deu provas que não presta, como pessoa e como governante, foi o Vice.

Anónimo disse...

E há Carros (uns já bateram?) e Obras oferecidas por construtores? Ah credo. Cruzes. O povo nan quer hombres destes...

Anónimo disse...

O Albuquerque vai na frente tem todo um percurso consolidado!! O Cunha é a desgraça que se sabe pressões, ameaças, ofertas de tachos e aliciamentos de pessoas. O Sérgio Marques tem propostas credíveis mas não sei até que ponto chega ao fim. O Miguel de Sousa diz as verdades que ninguem pode dizer e vai matar o Cunha e Silva e o Jaime Ramos com ele. O Manuel António tem muito mais simpatia que o Cunha e Silva mas tb pressiona e alguns não acreditam que também chegue ao fim! Isto para dizer que fazendo um balanço o CUNHA E SILVA É O PIOR CANDIDATO DE TODOS!

Anónimo disse...

Eu cá quero que o Miguel sousa ganhe e seja presidente da madeira. Eu tenho um stand e ouvi dizer que ele gosta muito de oferecer carros. por isso penso que vai ser bom para o negócio.

o Miguel sousa é um visionário. por expl: neste momento esta no brasil a tratar de exportar coral para lá.
já encheu de coral Angola, Moçambique, a Venezuela e agora vai encher o Brasil.

O próximo passo é encher esses países de brisa cola.

Não é só o cunha e silva que tem que se por a pau, a coca cola que se cuide.

40 anos agarrado ao poder aprende-se muito!!

Anónimo disse...

A candidatura de Cunha e Silva não é problema mas sim uma vergonha. Ele concorre porque é tão pouco inteligente que não consegue perceber todas as borradas que concebeu que deram origem a perdermos a nossa Autonomia. Ainda tem a distinta lata de andar a explicar a crianças e adolescentes, nas escolas, a Autonomia conquistada.

Anónimo disse...

Cunha e Silva cada vez se enterra mais na resposta que o Miguel de Sousa dá hoje no DN vai directo ao assunto e diz o que toda a gente pensa referindo-se ao Cunha e silva, então é assim "ELE SIM TEM RANCOR, ÓDIO E DESPREZO POR QUALQUER UM QUE DELE DISCORDE".
Nem mais Miguel de Sousa só esta afirmação já tens o meu voto!
Mas agora ainda melhora mais "Dono do Ferrari que Cunha e Silva exigiu a Alberto João Jardim, mas que conduz como se de uma carroça se tratasse".
Cunha e Silva nunca mais se levanta!

Anónimo disse...

O dolfinário de luxo enfiado inteirinho na marina do Lugar de baixo e com vento forte de sudoeste durante três dias, limparia de vêz esta cáca toda.

Anónimo disse...

Não podia concordar mais com o que disse o Dr. Miguel de Sousa. É importante que os militantes do partido e a povo da Madeira tenham a percepção do que se votarem nesse senhor e a continuação dos interesses do sistema resumindo é o caos completo!

Anónimo disse...

O comentário do Domingos Abreu na página de candidatura do Cunha e Silva é do pior vejam lá? "As diferenças entre candidatos começam a clarificar-se. Enquanto uns se dedicam a comentar pessoas e situações sem qualquer contexto, outros preocupam-se em apresentar ideias concretas e propostas para um futuro que não se deve ficar pelas lamentações e críticas fáceis. Esperança, capacidade de mobilizar e ideias claras para melhorar a vida das pessoas e aproximar os responsáveis políticos e aqueles que os elegem é o que João Cunha e Silva propõe enquanto Miguel Sousa mais parece um comentador a repetir os chavões da mediocridade que não sabe fazer mais do que mal dizer. A propósito de Sociedades de Desenvolvimento, por exemplo, recomenda-se ao Dr. Miguel de Sousa uma visita aos arquivos históricos."
Queria lembrar que a única razão que Domingo Abreu apoia o Cunha é pelo simples facto de este ter estado desempregado. O Cunha e Silva foi o único a dar-lhe emprego. É mais um que se deixou comprar por um tacho na função pública. O sistema continua a funcionar!

Anónimo disse...

Oh Sr Anónimo das 10.06,

E ele sabe alguma coisa de gestão? E tem alguma experiencia de empresas? e sabe de economia?
UM DESASTRE DE ARROGÂNCIA

Anónimo disse...

Pois é. Ele só gastou dinheiro fácil. O nosso. E ainda quer gastar mais. Mas se a Marina não serve para barcos, vai servir para golfinhos e afins? Os ditos vão se arrebitar e parar as ondas...eheheheh

Anónimo disse...

Venha o diabo e escolha. Já votei em vários partidos, que vão desde o PCP ao PSD. Nunca votei PS e jamais votarei estando o Vitor Freitas como líder. Agora, uma coisa é certa, nunca votaria em nenhum destes candidatos, por motivos diferentes. O Cunha e SIlva, porque é um dos principais responsáveis pelo descalabro da Madeira, através das Sociedades de Desenvolvimetno. O Sousa, porque sempre se alimentou do sistema, e agora vem dizer que não concorda com o rumo seguido nos últimos 10 anos.