Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de junho de 2014


FALTA DE PNEUS NOS CARROS DA FLORESTAL
COMPROMETE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS


(Foto JM)

Numa época em que se torna imprescindível vigiar aturadamente as serras, há viaturas paradas no Parque de Máquinas

Quem conseguir entrar no Parque de Máquinas  da Cancela, da jurisdição da Direcção Regional de Materiais e Equipamentos, dará com os olhos em duas viaturas 'Nissan' pertencentes à Polícia Florestal lá encostadas à espera de qualquer coisa. Se pedir informações, ficará a saber que essa 'qualquer coisa' tem a ver com falta de pneus. 
Pergunta-se: como pode haver carros inoperacionais quando esta é uma época do ano em que supostamente deveriam concentrar-se todos os meios na prevenção de incêndios florestais, sinistros daqueles que costumam devastar os nossos já maltratados recursos ambientais?
Mas o problema supera o de ambas as viaturas paradas acolá. É que outras do mesmo corpo policial já estiveram no Parque de Máquinas para receberem autorização de 'calçar' pneumáticos novos. 'Calçaram'? Não, senhor. Todas voltaram para trás sem a requisição que procuravam, nem sequer para uma recauchutagem. É com pneus lisos ou mal e porcamente remendados que vão desempenhando o seu delicadíssimo serviço diário.
Quadros do Parque de Máquinas têm registado apelos lancinantes dos operacionais da Polícia Florestal. Que o trabalho de prevenção de incêndios começa a ficar seriamente comprometido. Que as serras é que pagarão a incúria. Mas no Parque não fazem milagres. O governo regional não tem autonomia para comprar um parafuso e, como ninguém fia nada àquela gente da Junta Geral e quejanda, o remédio é 'encostar às boxes'. 
Já estamos a ver como serão as reacções do Rei da Tabanca se acaso  - o diabo seja surdo - os incêndios florestais voltarem: a culpa será dos agentes que andam agora de boné na mão a mendigar pneus para as viaturas e também dos bombeiros, que trabalham pouco, segundo ele, o monarca. E, claro está, o dito-cujo repetirá a promessa de deitar a mão aos terroristas incendiários que operam a soldo de súcias e comunas. E em 40 anos não foi apanhado nenhum!
O desemprego baixa (graças à emigração, claro), as escolas não fecham, os centros de saúde resistem à troika, não falta dinheiro para viagens e hotéis belgas e o raio que os parta. Mas pneus para os carros que podem salvar o património florestal, nada. 
Sim. Lá estão eles a dizer que isto é tudo ressabiamento, que está tudo bem no Reino da Tabanca. Pois então vão ao Parque de Máquinas ver os dois 'Nissan' que estão para lá jogados. Se tiverem dificuldade em os discriminar, apontem as matrículas: 03-ML-80; 03-ML-81.
Fácil de fixar. 


7 comentários:

Anónimo disse...

Só dois?
Na garagem da rua do Carmo encontravam-se mais um. Segundo consta,na secretaria da tutela, a ordem é não deixar encostar as viaturas adstritas a directores de serviço para cima, inclusive a viatura que sobe as zonas altas rurais a recolher assinaturas para as internas.

chefe oficina disse...

EPA...um carro já arranjei,digam ao rocha da Silva que uma vez que se entra reformado já não precisa da viatura de serviço....faça a pressão das assinaturas com o carro do candidato.

Anónimo disse...

Xiiiii...fartou-se do cunha...ataca o Manel...NEXT.

Anónimo disse...

Xiiiii...fartou-se do cunha...ataca o Manel...NEXT.

Anónimo disse...

E não tem razão?

chefe oficina disse...

Pois....como a assembleia não pode meter mais ninguem ,o sr dr Miguel de Sousa que à bem pouco tempo viu- se privado do seu motorista que entretanto se reformou não se fez rogado e pimba...requisitou um motorista ao governo mais concretamente secretaria das finanças porque o vai vem entre a empresa de cervejas da madeira e a assembleia não pode deixar de ser feito...o que eu não sei é se o carro também foi...

Anónimo disse...

sera que tambem está a faltar o dinheiro para o empreiteiro da reflorestação ? e sera que a estrategia não é deixar arder ?